terça-feira, outubro 27, 2009

Sequência didática por Jadna Martins

G.E. Guilherme W. Filho

Profª Jadna Martins

Disciplina

Geografia

Ano: 4º

Tempo estimado: 4 a 5 aulas

Tema

Atividades econômicas do município de Palhoça

Título

Indústria: transformando e construindo espaços

Objetivo Geral

Conhecer as atividades econômicas existentes no município de Palhoça, tendo como foco principal a indústria.

Objetivos Específicos

Explicar o conceito de economia;
Apresentar por meio de imagens o crescimento da atividade econômica industrial, desde os métodos artesanais de trabalho até o surgimento das fábricas;
Contextualizar a história da área industrial de Palhoça;
Espera-se com o desdobramento desta sequência didática que as seguintes expectativas de aprendizagem sejam alcançadas:
• que os alunos sejam capazes de identificar a relação existente entre as diversas atividades econômicas, assim como o processo de transformação da matéria-prima.
• que eles percebam as transformações ocorridas no espaço terrestre e as mudanças das condições ambientais.

Conteúdos

Atividades econômicas do município;
O processo de transformação da matéria-prima;
O surgimento da indústria e sua instalação no município de Palhoça;
As transformações no espaço e as mudanças nas condições ambientais.



Primeira aula


Nesta primeira aula o professor fará uma dinâmica inicial com os alunos sobre qual ou quais são seus entendimentos com relação ao termo economia. Espera-se que a partir das respostas dadas pelos alunos o professor possa conduzir a explicação, permitindo que os alunos construam seu próprio conceito de economia.
Após os alunos apresentarem suas significações para o termo, o professor irá expor de forma simplificada a definição de que economia “é a ciência que trata os fenômenos relativos a produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais”. O professor explicará também que a economia está relacionada a todas as atividades econômicas realizadas no município.
Pedir aos alunos que dêem exemplos de atividades econômicas realizadas no município. Após esses exemplos perguntar a eles qual a ligação entre essas atividades econômicas.
É importante saber que todas as atividades desenvolvidas em um município estão interligadas, ou seja dependem umas das outras.
Neste momento o professor pedirá aos alunos que formem equipes de 3 alunos e cada equipe receberá algumas fichas com desenhos de navios, lojas, caminhões, fábricas, gados, agências bancárias e outros. Ele pedirá aos alunos que criem uma sequência de figuras, buscando uma relação entre as mesmas. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos percebam que as atividades econômicas dependem umas das outras, inicia-se com a matéria-prima fornecida pela agricultura, pecuária, pesca e outros passando pelas fábricas até chegar ao comércio.


Segunda aula


Nesta segunda aula vamos focar nosso trabalho em apenas uma atividade econômica que será a indústria. O professor apresentará aos alunos imagens de atividades realizadas manualmente, de máquinas operadas manualmente e de máquinas industriais. O objetivo é fazer com que eles percebam através da observação dessas imagens que ao longo da história os trabalhos manuais foram sendo substituídos pelas máquinas industriais.
Neste momento o professor pedirá aos alunos que observando as imagens utilizem uma folha para descrever o trabalho do artesão e do operário. A partir da descrição pedirá ainda que eles apresentem as diferenças entre o trabalho manual e o trabalho das fábricas.
É importante que os alunos percebam que o artesão fazia todo o trabalho sozinho, e que este era manual, consequentemente era mais demorado, ao contrário do operário que é responsável apenas por uma parte do trabalho, tornando a produção mais rápida e em grande quantidade.


Terceira aula


O professor pode começar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem ou já viram alguma fábrica no seu bairro ou no município.
Pedir que eles citem os tipos de fábricas existentes no município, o que fabricam.
A partir do que os alunos conhecem, o professor iniciará esta aula falando sobre a área industrial do município de Palhoça.“Palhoça possui um distrito industrial criado em 1989 com capacidade para instalação de 33 empresas. Atualmente funcionam 16 indústrias gerando aproximadamente 1360 empregos. O distrito industrial esta localizado próximo a BR 101 nas proximidades do bairro Jardim Eldorado, o que facilita o acesso, transporte e o escoamento dos produtos. Em Palhoça destaca-se a indústria moveleira, a indústria têxtil, a cerâmica, o engarrafamento de água mineral e outras"
Como atividade para essa aula os alunos farão uma entrevista com seus pais, avós ou vizinhos sobre as transformações ocorridas no município após o surgimento das indústrias.

Quais os empregos mais comuns antes do surgimento das indústrias?
Quais as transformações ocorridas no município de Palhoça com o surgimento das indústrias?
Quais as mudanças que aconteceram no espaço terrestre após as instalações das indústrias?


Quarta aula:


Iniciaremos a aula com a pesquisa realizada pelos alunos. Utilizando o quadro o professor fará três colunas: na primeira escreverá os empregos que existiam antes da chegada das fábricas, na segunda anotará as transformações ocorridas no município e na terceira as mudanças ocorridas no espaço terrestre. Esse levantamento é importante para que os alunos percebam através da vivência de seus pais e avós as transformações que ocorreram no município. O professor fará as anotações na medida que os alunos forem lendo as respostas de suas entrevistas. Ao final desse levantamento de dados o professor pedirá aos alunos que leiam atentamente as anotações do quadro e em uma folha anotem os pontos positivos e negativos da instalação de indústrias. Espera-se que eles identifiquem as mudanças nas condições ambientais como a poluição do ar, do solo e dos rios como um ponto negativo.
Pedir aos alunos que representem, por meio de desenhos, algumas mudanças no espaço decorrentes da instalação de indústrias e escrevam o que pode ser feito para minimizar os danos ambientais.


Material necessário: folha, retroprojetor, imagens, etc.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, a partir da participação, da realização das atividades e do que os alunos conseguiram absorver deste trabalho ao final dele.