quinta-feira, setembro 01, 2011

Pró Letramento - Matemática - 19° e 20º encontros por Karina Z Jacomelli A

“Resolução de problemas: o lado lúdico do ensino da matemática” foi o tema do 19° e 20° encontros do curso pró-letramento em matemática. Segundo os autores do fascículo 7, “no contexto escolar, a resolução de problemas deve ser concebida como um processo que permite à criança: revelar, criar, discutir problemas, utilizar diferentes estratégias e registros, explicar o processo percorrido e comunicar suas resoluções” (página 10). De acordo com esta afirmação, o grupo considerou aspectos importantes referentes aos processos de ensino e aprendizagem da resolução de problemas nas discussões: o que é um problema matemático, quais são os tipos de problemas, como se dá o processo de resolução de um problema, que tipos de registros podem surgir e como se dá a avaliação.

Além do livro do curso, utilizamos como referência para nossas discussões os slides oferecidos pelos formadores de tutores (em anexo). Foram discussões produtivas e esclarecedoras como complementam alguns professores cursistas: “o estudo do fascículo nos proporcionou... um novo olhar para nossa prática pedagógica, favorecendo ao educador e principalmente ao educando um trabalho significativo...”.

Para complementar o estudo sobre resolução de problemas, foram analisados dois jogos: Kalah e Contig60. Para esta análise, os professores se colocaram como jogadores. O jogo Kalah tem por objetivo refletir sobre o desencadeamento dos conceitos de correspondência biunívoca e adição e subtração de quantidades pequenas. E, o jogo Contig60 objetiva a verificação da utilização das operações básicas pelos nossos alunos.

Anexo: http://www.megaupload.com/?d=7K8X5ZK7 (resolução de problemas)