quarta-feira, junho 08, 2011

Visita à aula de Áurea Alessandra Gerlach e Claudia Andréia Meischein Vieira por Karina Zolia Jacomelli Alves

Áurea Alessandra Gerlach e Claudia Andréia Meischein Vieira são professoras da 4ª série do ensino fundamental do Grupo Escolar Professora Evanda Sueli Juttel Machado. Ambas me receberam no dia 07 de junho de 2011 para assistir uma das etapas de suas sequências didáticas “Não é problema, é solução”, condição colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.

A sequência didática da professora Áurea propõe um trabalho com adição, subtração, multiplicação, divisão de números naturais, situações problemas, tabelas e gráficos, e cálculo mental. Na aula assistida, a professora deu oportunidade aos alunos de irem ao quadro para colocar suas soluções referentes ao cálculo das quatro operações: 876+4; 23489-11265; 154x23; 735:21. Essa oportunidade dada aos alunos permitiu a exposição de uma variedade rica de estratégias. Isto contribuiu significativamente para o aprendizado da turma, uma vez que vários alunos conseguiram explicar a escolha de estratégias de colegas, na busca de soluções.

Além de trabalhar diferentes algoritmos para as quatro operações, a professora Áurea solicitou a resolução de situações problemas. Isto aconteceu de duas maneiras: por uma lista de situações problemas e por um jogo (Na trilha da matemática). Referente a lista de situações problemas, os alunos resolveram individualmente e, antes de iniciarem, receberam orientações quanto ao que estava sendo solicitado.

O jogo “Na trilha da matemática” foi realizado em duplas. Cada integrante da dupla avançava na trilha a medida que conseguia resolver os problemas colocados. Entre eles, temos: Paguei 8 prestações de 65 reais por um aparelho de som. Quanto custou o aparelho?

A professora de educação especial, Claudia, trabalha adição e subtração com uma aluna da classe. As atividades solicitadas são direcionadas e respeitam o ritmo dessa aluna. Além disso, a professora Claudia ajuda mais dois alunos que acompanham a sequência didática da professora Áurea.

Além de atividades direcionadas, Claudia utiliza o material dourado. Segundo a professora, com esse material sua aluna consegue dar mais significado ao que está fazendo. O uso de desenhos também é considerado.

Parabéns professoras! A sequência didática de vocês irá contribuir muito para trabalhos futuros.
Obs: posteriormente, a sequência didática de cada professora será postada neste blog.