quarta-feira, junho 22, 2011

Matemática 5ª à 8ª série - 3° encontro de 2011 por Karina Z Jacomelli A

No dia 21/06/2011, na Faculdade Municipal de Palhoça – FMP, os professores de matemática das séries finais do ensino fundamental, da rede municipal de Palhoça, se reuniram mais uma vez para dar continuidade ao curso de formação continuada “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nas aulas de Matemática”. As tarefas da tarde foram organizadas segundo sugestões dadas pelos próprios professores no encontro anterior.

No dia 24/05 foi solicitado aos professores, como condição deste curso, que participassem ativamente da OBMEP, divulgando-a, incentivando os alunos, fazendo a correção das provas e fornecendo os documentos solicitados pelos organizadores da olimpíada. Além disso, foi solicitado que elaborassem, para posteriormente aplicar, uma sequência didática contemplando a resolução de problemas.

Por esse motivo, os professores começaram o encontro contando o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas, ou o que se pretende realizar. Esse foi um momento riquíssimo e muito bem aproveitado, uma vez que pudemos conhecer, além de diferentes estratégias de divulgação da OBMEP e de intenções para a aplicação da sequência didática, diferentes realidades enquanto escola e posturas de professores, e ainda, diversas sugestões e esclarecimento de dúvidas.

Em seguida, para podermos conhecer as provas que decidem a olimpíada, tanto na 1ª como na 2ª fases, os professores, em pequenos grupos, se colocarão como resolvedores de problemas olímpicos. Juntamente, fizeram uma avaliação de cada problema quanto às estratégias que podem ser utilizadas e a conteúdos curriculares que podem ser explorados. Em seguida, cada grupo fez a apresentação de, pelo menos, uma resolução de um problema.

Um professor apresentou outro problema ao grupo. Todos tentaram resolver e gostaram da iniciativa do colega. Tente você também: na figura abaixo temos quatro bonecos imóveis e um paredão. Os bonecos 1 e 2 só conseguem olhar o paredão, o boneco 3 consegue ver o boneco 2 e o paredão e, ainda, o boneco 4 consegue ver os bonecos 2 e 3, e o paredão. Todos os bonecos sabem que existem quatro deles e que dois estão usando chapéus verdes, e outros dois chapéus azuis. A questão é: um deles pode afirmar qual é a cor do seu chapéu, isso sem precisar se mexer e se comunicar. Qual deles pode dar essa afirmação e por quê?


Outro momento, de maneira breve, falamos sobre dificuldades comuns de nossos alunos. O que fazer com elas? Três sugestões foram dadas:

1. Trabalhar com problemas “interessantes”: para tanto, temos o apoio da OBMEP e da Prova Brasil e Saeb, que trabalham a resolução de problemas.
2. Buscar conhecer o que está acontecendo: O que fazer depende muito do problema, de onde vem o problema, do tipo de aluno, etc. Nesse caso, a dica é estudo, muita leitura, não somente de aulas que podem ser ministradas ou de atividades diferenciadas, mas também de teorias. A teoria ajuda bastante a conhecer o que pode está sendo o problema. Obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard (em anexo), por exemplo, pode ser a explicação para muitas das dificuldades de nossos alunos.
3. Trabalhar curiosidades: coisas diferentes referente a matemática mexem com os alunos. Quanto mais conhecimento, melhor. Como exemplo, a: multiplicação dos dedos (no anexo “Curiosidades”).

Muito bom! Mais um encontro que só merece elogios. Parabéns a todos os presentes, principalmente, por estarem levando a sério a OBMEP nas escolas e, consequentemente, trabalhando a resolução de problemas.


Anexos:
1. Curiosidades - http://www.megaupload.com/?d=U5YWNZC0
2. Obstáculos epistemológicosacessado no dia 22/06/11 - people.ufpr.br/~trovon/cursos/especializacao2009/obstaculos.pdf

3. Provas de nível 1 e 2, fases 1 e 2, ano de 2010 – www.obmep.org.br acessado no dia 22/06/11

Fotos:








Olímpiada de Geografia

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Relato da segunda etapa de formação para a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa por Jair Joaquim Pereira

No último dia 21/06, na Faculdade Municipal de Palhoça, aconteceu a segunda etapa de formação de professores para a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. Participara 43 profissionais, incluindo os profissionais de suporte pedagógico. Também colaborou, no aparato logístico, o professor Paulo Valério da Silva, integrante do Setor de Capacitação.
A Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa é uma criação do Setor de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de Palhoça, sob a responsabilidade do Professor Jair Joaquim Pereira. Estão previstas mais três oficinas até outubro, a fim de sistematizar o trabalho em torno da Olimpíada na escola.
Nessas oficinas, os professores são orientados e recebem materiais para produção de textos com os alunos em sala de aula. Discutimos teoria, mas ao mesmo tempo, procuramos relacioná-la à prática pedagógica do professor. Segundo os próprios professores esses momentos são fundamentais para a troca de experiências pedagógicas. Muitas ideias que deram certo em uma determinada escola, podem ser utilizadas, com as devidas adaptações, em outra unidade de ensino. O importante, segundo os professores, é ouvir o que o colega da mesma disciplina está fazendo. Isso torna o trabalho mais dinâmico e eficaz, pois as possibilidades de mudanças, na sala de aula, são ampliadas.
A avaliação desse encontro é muito positiva e revela que a formação em serviço do professor é indispensável para alcançarmos a excelência em educação. Dificuldades existem, mas podem ser superadas, desde que o professor sinta-se preparado para lidar com essas diversidades.
Os objetivos do encontro foram alcançados e o próximo já está agendado para agosto. Até lá os professores desenvolvem na escola as oficinas que definimos nesse encontro. As oficinas vão fortalecer a ideia da Olimpíada na escola e, além disso, sistematizar a prática de produção textual tão importante para o ensino da Língua Materna.
Muito obrigado a todos os profissionais que aderiram à ideia da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. O sucesso é o resultado do comprometimento de cada um de vocês.
Abaixo seguem fotos desse encontro.




















Campeões em Olimpíadas de Matemática

Nesta semana, o programa Mais Você da rede globo, recebeu Gustavo Haddad, um campeão em olimpíadas de matemática de 16 anos. O estudante disse que o incentivo da professora da 5ª série e a oportunidade de participar de uma competição foi o que fez ele gostar de matemática: “Eu tive uma professora que me incentivou bastante, e ela fez eu participar da primeira competição de matemática que estava acontecendo na minha cidade".

Gustavo se mostrou fã do matemático Malba Tahan. No programa ele apresentou o problema da divisão dos pães de maneira muito simples, e deu sua opinião quanto ao ensino de matemática dos dias de hoje: “Além de sair da decoreba básica de fórmulas, uma parte importante é tornar os problemas mais interessantes. Um passo fundamental é apresentar os problemas de maneira interessante”.

O Mais Você apresentou, ainda, uma matéria de Fabrício Battaglini que reforça o fato de que “Quase 60% dos alunos que estão na terceira série do ensino médio, têm insuficiência em matemática”.

Confira clicando no endereço abaixo! Vale a pena!




Nesta mesma semana, o Jornal da Band falou dos mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas que receberam medalhas pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática. A entrega aconteceu no Rio de Janeiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Quase 20 milhões de alunos de todas as regiões do país participaram da Olimpíada. Os vencedores receberão bolsas do CNPq e poderão participar de cursos preparatórios para competições internacionais.

No discurso, a presidente Dilma Rousseff elogiou o esforço dos alunos e anunciou o lançamento de um programa de 75 mil bolsas de estudo em universidades estrangeiras. A seleção deve começar no segundo semestre.

Para conferir, clique no endereço abaixo: