quarta-feira, junho 22, 2011

Campeões em Olimpíadas de Matemática

Nesta semana, o programa Mais Você da rede globo, recebeu Gustavo Haddad, um campeão em olimpíadas de matemática de 16 anos. O estudante disse que o incentivo da professora da 5ª série e a oportunidade de participar de uma competição foi o que fez ele gostar de matemática: “Eu tive uma professora que me incentivou bastante, e ela fez eu participar da primeira competição de matemática que estava acontecendo na minha cidade".

Gustavo se mostrou fã do matemático Malba Tahan. No programa ele apresentou o problema da divisão dos pães de maneira muito simples, e deu sua opinião quanto ao ensino de matemática dos dias de hoje: “Além de sair da decoreba básica de fórmulas, uma parte importante é tornar os problemas mais interessantes. Um passo fundamental é apresentar os problemas de maneira interessante”.

O Mais Você apresentou, ainda, uma matéria de Fabrício Battaglini que reforça o fato de que “Quase 60% dos alunos que estão na terceira série do ensino médio, têm insuficiência em matemática”.

Confira clicando no endereço abaixo! Vale a pena!




Nesta mesma semana, o Jornal da Band falou dos mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas que receberam medalhas pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática. A entrega aconteceu no Rio de Janeiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Quase 20 milhões de alunos de todas as regiões do país participaram da Olimpíada. Os vencedores receberão bolsas do CNPq e poderão participar de cursos preparatórios para competições internacionais.

No discurso, a presidente Dilma Rousseff elogiou o esforço dos alunos e anunciou o lançamento de um programa de 75 mil bolsas de estudo em universidades estrangeiras. A seleção deve começar no segundo semestre.

Para conferir, clique no endereço abaixo: