terça-feira, maio 21, 2013

Matemática - Sequência didática "Áreas e perímetros de quadriláteros": aulas 3 e 4

As aulas de hoje, 20/05/2013, fazem parte da sequência didática: Área e perímetro de quadriláteros (que será postada nos próximos dias). Essa postagem é para atender ao pedido da turma de 6º ano que gostaria de ver suas fotos tiradas neste blog. O pedido foi aceito como forma de agradecimento pela contribuição de todos. Mas, antes de postá-las, vejamos um resumo do nosso encontro.

Começamos as aulas relembrando o significado e o cálculo de área. Para tanto, colamos uma folha A4 branca no quadro para ser coberta por unidades de referências. Essas unidades foram variadas para fixarmos a idéia de que o valor da área depende da unidade de medida escolhida. Começamos com um quarto da folha na qual resultou em área 4. Depois verificamos para um oitavo da folha A4 cuja área deu 8 e, por fim, para um dezesseis avos da mesma com área igual a 16. Juntamente com a conversa de área, discutimos o conceito de multiplicação pela disposição retangular. Assim, a fórmula de área mesmo não sendo formalizada neste dia foi utilizada (área=2x2=4 de um quarto da folha A4, área=2x4=8 de um oitavo da folha A4 e área=4x4=16 de um dezesseis avos da folha A4).

Toda a discussão descrita acima serviu para entendermos a existência de uma medida padrão para o cálculo da área de figuras planas. Falamos nesse momento do m² e seus múltiplos e submúltiplos, construímos o m² com jornal, fita métrica e fita adesiva, e realizamos duas atividades, conforme descrito a seguir:

- primeiramente os alunos montaram com o jornal o que eles achavam que seria 1 m². A figura montada foi um retângulo com cinco jornais abertos, um em frente do outro. Neste momento um aluno disse: está errado porque a figura não é um quadrado. Por conta disso a turma foi tirando jornal em busca de um quadrado. Esta fala surgiu porque para este aluno o m² seria o resultado da medição por meio de quadrados. A professora interferiu para falarmos mais uma vez sobre o significado da potência 2.

- agora fomos verificar se o metro quadrado montado era mesmo 1 m². Começamos com os alunos tentando identificar o que seria 1 metro na trena. Varias medidas foram mostradas até alguns lembrarem que para obtermos 1 metro precisávamos de 100 cm. Marcações e recortes feitos e o metro quadrado surgiu.

- com o metro quadrado de jornal no chão fomos resolver dois desafios:

Atividade 2: Com todos os grupos, contar quantas pessoas cabem em 1m² observando:
a) Todos seus colegas bem juntos:
b) Todos seus colegas com uma distância razoável entre vocês:
c) Todos os seus colegas sentados com uma distância pequena entre as cadeiras:

Atividade 3: Você já deve ter ouvido pela televisão ou lido em algum jornal que, por exemplo, em um show em praça pública havia 100.000 pessoas. Você sabe como é feito esse cálculo? Sabendo quantas pessoas cabem em um metro quadrado, é fácil calcular.

Para responder a atividade 2 os alunos se revezavam e subiam na folha de jornal para tirar suas conclusões. Esse momento contribuiu para responder a atividade 3. Muito marcante foi o fato de que, em todo momento, os alunos descobriam tudo sozinhos. As professoras só questionavam.

- por último todos registraram a aula no caderno e falamos dos deveres.

E aí galerinha! Gostaram da postagem? Ela é uma homenagem a vocês por conta de tanta dedicação. A turma foi ótima no dia de hoje. Parabéns e até logo.