segunda-feira, novembro 30, 2009

Geografia - Sequência Didática por Daiana Bastos


Grupo Escolar Terezinha Maria Espíndola Martins


Professora Daiana Bastos


Tema: Marcando o tempo


Série/Ano: 1 Ano


Tempo estimado: 7 dias


Justificativa


Esse tema foi escolhido pelo fato de todos os dias os educandos do 1 ano, perguntarem se é dia das aulas de Educação Física ou Artes. Pois neste momento, as crianças ainda não possuem noção de tempo, não compreendem a ordem dos dias da semana e tão pouco às horas.

Apreveitando esse tema também, para os educandos conhecerem os meses do ano e suas respectivas datas.


Objetivos


Identificar os dias da semana;

Conhecer os meses do ano;

Distinguir números e letras;

Compreender a sequência: antes e depois.


Atividades


Trabalhar com calendário móvel: foi confeccionado pela professora um calendário feito de EVA, onde usaremos para identificação dos dias da semana, meses do ano e a estação em que estamos.


Mês em que estamos: trabalhar com o calendário do mês de setembro.


Parlendas e adivinhas sobre o calendário, tempo e relógio.


Adivinhas


a)O que é, o que é?Está sempre andando e não chega a lugar algum?

Resposta: o relógio


b)O que é, o que é? São sete irmãos, cinco foram à feira e dois não?

Resposta: os dias da semana


Parlendas


a)Trinta dias tem novembro

Abril, junho e setembro

Vinte oito só tem um

Os demais têm trinta e um

Se o ano for bissexto, fevereito tem mais um


b)Segunda-feira te amo

Terça-feira te quero bem

Quarta-feira sofro por ti

Quinta-feira por mais ninguém

Sexta-feira estou doente

Sábado para morrer

Domingo vou ao cinema, só para te ver.


Obs.: as parlendas serão reproduzidas em cartazes para leitura individual e ou coletiva dos alunos.


Meses do ano e dias da semana: fazer em papel pardo os meses do ano e os dias da semana, para identificação dos dias das aulas de Artes e Educação Física.


Atividades do livro Caminhos, páginas 161 até 168.


Avaliação


Será feita através da participação e interesse de cada aluno.



Geografia - Sequência Didática por Rosana da Silva




Grupo Escolar Professora Maria Luiza de Souza

Professora Rosana da Silva

Área: Geografia

Tema: O trânsito

Título: Respeite a sinalização de trânsito

Tempo estimado: 5 aulas

Série/Ano: 3 série

Introdução

Através das diferentes atividades desenvolvidas, pretense-se desenvolver nas crianças a consciência para o trânsito.
Formar pedestres e futuros motoristas mais conscientes de suas responsabilidades.
Diminuir o número de acidentes no trânsito.

Incutir valores como respeito, responsabilidade e solodariedade.

Conquistar mudanças de hábitos e de comportamentos relacionados ao respeito às regras e leis de trânsito.

Estimular os alunos para que trasmitam as regras e valores aprendidos à família e a toda comunidade.

Conscientizar o aluno, por meio da elevação da auto-estima, a importância da preservação da vida.

Objetivos

Desenvolver atividades lúdicas;

Identificar sinais e placas;

Ler simbolicamente;

Trabalhar com regras;

Estimular a socialização;

Trabalhar a coordenação motora e especialidade.

Desenvolvimento

Poema: O Trânsito

Após a leitura conversar com os alunos a respeito dos cuidados que devemos ter ao atravessar a rua olhando as cores dos sinais, olhando para os lados, etc.

Confecção de placas de sinalização.

Orientar os alunos como atravessar a rua, olhar sinais e atravessar na faixa, atividades de interpretação e construção de texto, pesquisa em livros e revistas sobre o trânsito construindo um trabalho em equipe , exemplo: conclusão, introdução e bibliografia.

Recorte e colagem.

Maquete em equipes.

Atividades extras no livro.

Reprodução em cartazes o que aprenderam sobre o trânsito.

Recursos: livro, cartolina, canatinha, cola, revista, papelão, etc.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o interesse e desempenho das crianças.