O curso pró-letramento em Matemática está na reta final. Nos últimos três encontros desenvolvemos os fascículos 6, 7 e 8.
No fascículo 6, cujo tema é Tratamento da Informação, pudemos conversar sobre probabilidade e estatística, mais especificamente, sobre população, amostra, variável, medidas de tendência central, tabelas e gráficos. A metodologia utilizada: resolução de problemas permitiu colocarmos tudo o que conhecemos sobre o assunto e todas as dúvidas para serem discutidas em grande grupo.
O fascículo 7 discursa sobre a metodologia da resolução de problemas: o que é um problema matemático, quais são os diferentes tipos de problemas, o processo ou etapas da resolução de problemas, tipos de registros e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na resolução de problemas. Para o problema denominado recreativo, experimentamos os jogos Kalah e Contig 60.
O foco do fascículo 8 foi a avaliação. O material possui um espaço para a avaliação coletiva, avaliação como forma de inclusão, e avaliação e o registro e portfólio. A montagem de um portfólio será tarefa dos professores cursistas, segundo orientações dadas no curso.
O último encontro, previsto para final de setembro, será dedicado à socialização das tarefas realizadas em sala de aula, principalmente do portfólio.
Para solicitação de materiais ou esclarecimento de dúvidas, envie um email para kzjacomellia@hotmail.com.