quarta-feira, agosto 24, 2011

Visita à aula de “Rodrigo Luís dos Santos” por Karina Zolia Jacomelli Alves

Rodrigo Luís dos Santos, professor de matemática das séries finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Adriana Weingartner, me recebeu no dia 22 de agosto de 2011 para assistir duas aulas de sua sequência didática. A aplicação desta sequência didática é uma das condições, colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.

Com o tema “Resolução de problemas voltados para Geometria” o professor trabalhou perímetro e área de figuras geométricas planas. Para isso, foi solicitado que os alunos se dividissem em cinco grupos. Cada grupo deveria resolver nos cadernos cinco problemas entregues em uma folha e, apenas um deles, no quadro (o problema de cada grupo para ser resolvido no quadro foi determinado por meio de um sorteio).

Todos os problemas propostos exigem a leitura de figuras planas, tanto as tradicionais (figura do problema 5 abaixo, com trapézio e retângulo), como aquelas formadas pelas figuras tradicionais (figura do problema 4 abaixo, formada com quadrados e triângulos).


(Problema 5)


(Problema 4)


Durante a aula ficou visível que problemas desse tipo exigem do aluno argumentos que expliquem a estratégia escolhida e que isso, quase sempre, não é uma tarefa fácil para ele. Por isso, é comum esses alunos deixarem de observar características da figura quando seus argumentos não dão mais conta do que fazem, e a solução é “chutar” a resposta. Como exemplo, vejamos o argumento de um dos grupos para o problema 4, que solicitava a área da figura sombreada: aqui se resolve como se fosse um quebra cabeça, vamos juntando pedaços que formam um quadrado com 1cm² de área. Mas o problema está neste pedaço (região sombreada abaixo), porque não dá um quadrado exato e temos que arredondar. Nós arredondamos para cima, parece que dá mais que um quadrado inteiro. Mas poderia ser arredondado para baixo.


É importante ressaltar que o professor Rodrigo, durante a apresentação dos grupos, permitiu que todos pudessem opinar. Dessa forma, ele possibilitou a diversidade de resoluções que podem ocorrer para cada um dos problemas.

Parabenizo você, Rodrigo, pelo desafio de levar aos alunos problemas que fizeram parte de provas das Olimpíadas Brasileira de Matemática – OBM. Isso porque, segundo umas de suas alunas, são problemas que parecem difíceis e impossíveis de resolver, mas com boa vontade e esclarecimento de pequenas dúvidas se tornam fáceis.

Obs: posteriormente, a sequência didática do professor Rodrigo será postada neste blog.