segunda-feira, junho 08, 2009

7º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 7º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 05/06/2009.
Todos os cinco cursistas participaram deste encontro, além deles, a coordenadora pedagógica. Trabalhamos com a sessão coletiva 4 que é referente a unidade 7 do TP2 (A previdência social e a mensuração de riscos).

Começamos este encontro falando das tarefas do próximo encontro e do projeto que deverá ser realizado até o fim do curso. Todos relataram que o tempo dado para realizar uma proposta como o GESTAR está sendo pouco. Seria mais interessante termos um prazo maior tanto para o curso como para a aplicação de um projeto. Mas, mesmo assim, combinamos de tentar. Vou reforçar o que já relatei em outra oportunidade: esse grupo de professores é tudo de bom!

Seguimos com a atividade 1 da página 239 do TP2. A primeira pergunta foi avaliada em conjunto. A discussão foi muito interessante e, para mim, inesperada. A palavra “suficiente” presente no enunciado levou em discussão a validade ou não do gráfico. Minha intervenção foi, então, para que eles considerassem as informações 100% confiável e que olhassem matematicamente para ele ao tentar responder a pergunta. Isso foi feito: a resposta dada foi sim, ou seja, os dados oferecidos pelo gráfico são suficientes para dizermos que faixa etária da população brasileira corre mais risco de ser vitimada por acidentes de trânsito. Após a resposta iniciou-se a dúvida referente à validade das informações. Interessante!

Ao ler o item b alguns professores perceberam que a resposta dada anteriormente estava equivocada. Para confirmar e voltar à discussão anterior, fomos aos cálculos e a construção do gráfico 2 (página 240). Todas as dúvidas foram levantadas e sanadas.

A atividade 2 solicitava experimentos com lançamentos de moedas. Repartimos o grupo em três duplas e realizamos os procedimentos exigidos.


Após as tabelas preenchidas fomos à discussão. Os resultados não foram suficientes para visualizarmos o que diz a teoria e, por isso, também utilizamos da imaginação. Alguns terminaram a atividade concordando, outros não, e ficamos nessa discussão mais um tempo.

A última atividade do dia pedia para escreverem uma situação problema em que entre os possíveis resultados fosse 5/12 e outro 11/20. As situações criadas foram muito próximas da urna com bolas coloridas onde se pede a probabilidade de tirar ou não uma ou outra cor.