quinta-feira, abril 04, 2013

Matemática - Sequência didática "Momento Olimpíada - MO"

Docente: Karina Zolia Jacomelli Alves
Área: Matemática

MOMENTO OLIMPÍADA – MO

PÚBLICO: 6° ano do ensino fundamental.
TEMPO ESTIMADO: 10 a 20 minutos por vez o ano todo
MATERIAL NECESSÁRIO: problemas olímpicos (como a da OBMEP)
CONTEÚDOS contemplados em Tratamento da informação, Números e operações/Álgebra e funções, Espaço e forma, e Grandezas e medidas (depende do problema selecionado).

INTRODUÇÃO

A Proposta Pedagógica do município de Palhoça, a OBMEP e outras olimpíadas com igual importância, objetivam estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas. Os responsáveis pela OBMEP acrescentam que esses problemas são motivantes, que despertam o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, e que permitam o uso da criatividade e da perspicácia. Por conta dessas características, tão necessárias no dia a dia da sala de aula, essa sequência didática pretende promover momentos em que problemas olímpicos possam ser pensados, resolvidos e discutidos em sala de aula.

OBJETIVOS

- Promover momentos de resolução de problemas em matemática
- Incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Os problemas olímpicos podem ser solicitados em quaisquer momentos do ano letivo e com quaisquer objetivos. Por exemplo, pode-se aproveitá-los como tarefa de sala de aula, que acompanha ou não o conteúdo que estiver sendo trabalhado, ou como tarefa para os deveres de casa, ou ainda, como uma tarefa para quebrar uma rotina, realizar uma brincadeira ou competição.

Importante: jogos e problemas do tipo recreativo são considerados momento MO, porém serão registrados somente na sequência didática a serem trabalhadas.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará pelo acompanhamento das resoluções realizadas pelos alunos dos problemas solicitados. Será observado, quando possível, a persistência na resolução ou o número de tentativas realizadas, a estratégia escolhida, o registro escrito, se verifica ou não sua solução, a participação em possíveis discussões enquanto a exposição de suas ideias e sua defesa, a saber ouvir os colegas, ser flexível.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

- Banco de questões e Provas e soluções do site www.obmep.org.br
- Provas e Treinamentos do site www.orm.mtm.ufsc.br
- Imenes, Luiz Márcio; Lellis, Marcelo – Matemática 6° ano – 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2009.
- Outros materiais que vão surgindo durante o ano.

OBSERVAÇÃO: para esclarecimento de quaisquer dúvidas, envie um email para kzjacomellia@hotmail.com.

Matemática - Sequência didática "A importância da Matemática em nossas vidas"

Docente: Karina Zolia Jacomelli Alves
Área: Matemática

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA EM NOSSAS VIDAS

PÚBLICO: 6° ano do ensino fundamental.
TEMPO ESTIMADO: 8 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: cópias de documentos a ser entregue aos alunos, material do jogo das três cartas, quadro, giz.
CONTEÚDOS: Sistema de numeração indo arábico / Conjunto dos números naturais / Sistema de numeração Romano e Egípcio

INTRODUÇÃO

O ingresso no sexto ano do ensino fundamental promove significativas mudanças na vida do estudante: um professor para cada disciplina, diferentes formas de trabalhar, número maior de tarefas a serem realizadas. Essas mudanças são responsáveis, ou contribuem fortemente, para que haja menos deveres concluídos, notas baixas e reprovações. Especificamente na matemática, há um agravante a mais: a rejeição pela disciplina. Dentre todos os motivos que possam existir para essa rejeição, temos a falta de compreensão da sua importância para nossas vidas. Com esta sequência didática, além de trabalharmos conteúdos curriculares, provocaremos uma discussão sobre essa importância da matemática em nossas vidas. Pois acreditamos que se ela for considerada indispensável pelos estudantes, teremos dado um primeiro passo para diminuir as dificuldades encontradas ao longo do sexto ano.

OBJETIVOS

- Conversar sobre as concepções de matemática dos alunos e sobre a importância dessa disciplina para nossas vidas.
- Reapresentar o sistema de numeração decimal.
- Comparar os sistemas de numeração indo arábico com o romano e o egípcio.
- Estabelecer o conjunto dos números naturais.
- Promover momentos para a resolução de problemas.

CONCLUSÕES DAS AULAS MINISTRADAS

Acreditamos que a sequência didática “A importância da matemática em nossas vidas” possui dois importantes diferenciais. Um deles é a inserção da resolução de problemas. Outro, para que a resolução de problemas pudesse acontecer, foi desafiar os alunos a mobilizar seus conhecimentos matemáticos, procurando apropriar-se de outros, sozinho ou com a ajuda de colegas e do professor, a fim de elaborar uma estratégia que o levasse a uma solução da situação proposta. Estes diferenciais provocaram dificuldades em trabalhar com a matemática por parte dos alunos, uma vez que era preciso ler, pensar, argumentar, registrar e validar suas soluções.

Mesmo assim, acreditamos que os objetivos traçados nesta sequência didática foram alcançados. A dramatização sugerida referente ao sistema de numeração decimal contribuiu para trabalharmos a formação do número, e o jogo das três cartas nos mostrou de onde, ou o que deveríamos trabalhar nas aulas seguintes. A previsão era de oito aulas, mas foram necessárias onze aulas. Isso porque, devido às muitas dificuldades identificadas sobre o sistema posicional de base dez, foram acrescentadas três atividades.

Observamos, ainda, alunos que gostaram de resolver problemas com desafios. Nesses momentos eram apresentadas as hipóteses dos alunos que eram aceitas ou não pelos colegas. Foram discussões que também incentivaram a validade da solução e que nos deram muitas sugestões.

OBSERVAÇÃO: se alguém tiver interesse pela sequência didática, na íntegra, pode solicitá-la pelo email kzjacomellia@hotmail.com.