sexta-feira, dezembro 09, 2011

Sequência Didática - Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins

ESCOLA BÁSICA PROFESSOR NERI BRASILIANO MARTINS
PRAIA DE FORA – PALHOÇA – SC
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA


Professoras: Elaine Adelina Nunes
Nathalie Catarina Schaden Cruz
Samara da Silva Cravo

Turmas: 1º Ano vespertino e 3º Ano vespertino

Disciplinas: Ciências
Geografia
Português



Tema Abordado: OS ANIMAIS E O MEIO AMBIENTE

O tema proposto se refere a uma preocupação global dos dias atuais, o planeta atualmente pede socorro, a devastação das florestas, poluição das águas e a falta de respeito com o meio ambiente vem causando danos a biodiversidade.
Os animais selvagens são diretamente afetados com tal falta de consciência e preservação por partes dos seres humanos, a conservação do ambiente é fundamental para a existência e permanência deles na natureza, é necessário expor essas discussões e propor estratégias para evitar q extinção das espécies.
Acreditamos que discussões que abordam o meio ambiente são indispensáveis para os alunos das series iniciais. É necessário estimular e sensibilizar as crianças, pois aprender, conhecer e participar é gerar novos saberes e assim levá-los para fora da escola.




1º ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral:
Interagir com as crianças sobre a temática proposta, instigando e explorando a um momento lúdico levando em conta o meio ambiente e a importância dele para a vida dos seres humanos, abordando como foco os animais e a importância deles na natureza.

Objetivos Específicos:

Classificar os animais em domésticos e selvagens;
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os animais;

Identificar os animais como terrestres ou aquáticos;
Explorar as diferentes formas de vida dos animais (habitat, alimentação, defesa) por meio de contação de história.

Metodologia: Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado e de forma interdisciplinar.

Desenvolvimento:

1ª Etapa: Conversar em roda com os alunos sobre os animais, como eles são suas diferenças e semelhanças, em seguida propor a atividade dos números ate 50, apresentando a lesma e reconhecendo a importância desse animal na natureza.
2ª Etapa: Trabalhar em sala sobre os animais domésticos e selvagens, conversando sobre suas diferenças e questionando os alunos.
3ª Etapa: Conversar com os alunos sobre os animais terrestres e aquáticos, em seguida propor que façam um desenho representando um animal de cada grupo.
4ª Etapa: Caça-palavra de nomes de animais, interagir e instigar os alunos sobre a forma escrita do nome de cada animal para conhecer novos nomes e desenvolver o raciocínio lógico e a atenção.
5ª Etapa: Contação de História, por meio de contação explorar as diferentes formas de vida dos animais, explorando e instigando no alunos discussão sobre o habitat, alimentação, defesa, etc.

Avaliação: Será feita através da participação, interesse e desempenho nas atividades propostas durante o desenvolvimento da temática.

3º ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral:
Proporcionar um momento de interação com as crianças com a temática proposta, instigando e explorando a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância dele para a vida dos seres humanos, abordando como foco os animais selvagens e a importância da existência deles na natureza e a necessidade de ações que evite a extinção das espécies.

Objetivos Específicos:
Classificar os animais segundo suas características;
Conhecer a natureza a importância dos animais nesse meio.
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os animais;
Identificar ações para evitar a extinção das espécies;
Compreender a responsabilidade da cada um na conservação do meio ambiente;

Metodologia: Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado e de forma interdisciplinar.

Desenvolvimento:

1ª Etapa: Discussão sobre os animais que os alunos conhecem suas características, onde vivem, o que é preciso para um melhor desenvolvimento desses seres na natureza, como podemos ajudá-los. Desenvolver uma atividade na disciplina de português onde os alunos relatam o que foi discutido e com isso realizem uma produção textual.
2ª Etapa: Discutir sobre a classificação dos animais e suas categorias: mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios. Depois, em quadrúpedes, bípedes, aquáticos, terrestres, observando que as características se repetem nos diversos animais. Em seguida, propor atividade de representação por desenho na disciplina de ciências.
3ª Etapa: Comparação entre os animais para identificação de suas características: alimentação, moradia, sons que emitem locomoção, convivência com o homem, benefícios e malefícios que podem causar às pessoas, dentre outros aspectos.
4ª Etapa: Produzir com os alunos um painel coletivo, com a ficha de informação de cada animal escolhido por eles, com nome dos animais, grupo que pertence e onde vive.
5ª Etapa: Discutir sobre os animais selvagens e domésticos através de textos, vídeos e cartazes. Identificando as diferenças entre ambos, na disciplina de geografia apresentar aos alunos o filme “Zé Colméia”, discutindo a preservação das espécies e da paisagem natural.
6ª Etapa: Conversar sobre os animais em extinção apresentando o texto “Coloridas e barulhentas”, que fala sobre a arara-azul, um animal da fauna brasileira que devido a caça predatória para venda como animais de estimação esta ameaçada de extinção. Em seguida produzir com os alunos a dobradura da arara-azul e montar um painel coletivo.
7ª Etapa: Após realizar a conversa sobre os animais em extinção, encaminhar como tarefa para casa a produção de um desenho que represente um animal em extinção ou ameaçada dela.
8ª Etapa: Encerrar o tema uma conversar relembrando com os alunos o que foi trabalhado e questionar os pontos que eles consideram importantes e em seguida produzir um texto coletivo sobre os pontos levantados.



Avaliação: Será feita através da participação, interesse e desempenho nas atividades propostas durante o desenvolvimento da temática.

Bibliografia
PASSOS E SILVA, Célia e Zeneide. Coleção EU GOSTO Integrado; 3º Ano do Ensino Fundamental, Editora IBEP, SP, 2009.
FANIZZI E Gil, Sueli e Ângela. Porta Aberta – Ciências, 3º Ano do Ensino Fundamental, Editora FTD, SP, 2007.
PASSOS E SILVA, Célia e Zeneide. Cadernos do futuro – Ciências naturais, 2ª série do Ensino Fundamental, Editora IBEP, SP, 2006.