segunda-feira, julho 26, 2010

Matemática 5ª à 8ª série - Conteúdos do 3° bimestre

No dia 21/07/10 aconteceu o terceiro encontro sobre planejamento com os professores de matemática da rede municipal. Estavam presentes nove professores entre as escolas Reinaldo Weingartner, Caic, Neri Brasiliano Martins, Nossa Senhora de Fátima, Antonieta Silveira de Souza.
O primeiro momento, em grande grupo, foi dedicado à socialização dos resultados apresentados do IDEB das nossas escolas. Foi um momento muito importante para nos levar a uma reflexão e que poderia gerar inúmeras discussões. Posteriormente, os professores foram separados por disciplinas.
Já separados em pequenos grupos, falamos sobre o projeto da sequência didática como curso e de outros trabalhos que o grupo multidisciplinar oferece, entre eles, a socialização de materiais, de sequências didáticas, de dúvidas que querem ser esclarecidas, oficinas, entre outros. Foi relembrado que temos um ambiente propício para isto no endereço gcpalhoca.blogspot.com.
Devido ao tempo, o espaço previsto para a socialização do 1º bimestre e do 2° bimestre foi deixado de lado. Infelizmente isso foi necessário. Infelizmente porque este vem sendo um dos momentos mais ricos dos encontros para falarmos de planejamento, mas a seleção de conteúdos para o terceiro bimestre precisava dessa preferência.
Estamos em um ano letivo ímpar onde, por diversos motivos, os professores não estão trabalhando em um mesmo ritmo quanto aos conteúdos previstos para sala de aula. Por isso, algumas considerações foram necessárias antes da seleção: os conteúdos da Proposta Municipal estão listados por blocos de conteúdos; para a seleção destes conteúdos se faz necessário um entrosamento destes quatro blocos; para atender a todas as escolas essa escolha deve ser feita supondo que os professores venceram os conteúdos dos dois primeiros bimestres; para muitas escolas os conteúdos selecionados não serão vencidos, por isso o professor deve dar preferência àqueles, dentre estes, que for considerado indispensável para este ano letivo.
Após estas considerações e em grande grupo, foi feita a seleção de conteúdos para o 3º bimestre com todos podendo contribuir (como link em anexo). Não foi fácil, principalmente pela tarefa de esquecermos que estamos “atrasados” em relação a conteúdos. Mas, cada escola deve levar em consideração a sua realidade que, em Palhoça, é bem diversificada.

(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")

Matemática 1° ano à 4ª série - Conteúdos do 3° bimestre

No dia 21/07/10 aconteceu o terceiro encontro sobre planejamento com os professores pedagogos da rede municipal. De acordo com dinâmica do encontro, tivemos 30 minutos para conversarmos sobre a disciplina de Matemática para cada ano/série do ensino fundamental. Mesmo com pouco tempo, foi possível realizarmos a seleção dos conteúdos para o 3º bimestre.
Algumas considerações iniciais foram colocadas já que novos professores estavam presentes e era a primeira vez que ouviam sobre a Proposta Municipal e, também, por estarmos em um ano letivo ímpar onde, por diversos motivos, os professores não estão trabalhando em um mesmo ritmo quanto aos conteúdos previstos para sala de aula: os conteúdos da Proposta Municipal estão listados por blocos de conteúdos; para a seleção destes conteúdos se faz necessário um entrosamento destes quatro blocos; para atender a todas as escolas essa escolha deve ser feita supondo que os professores venceram os conteúdos dos dois primeiros bimestres; para muitas escolas os conteúdos selecionados não serão vencidos, por isso o professor deve dar preferência àqueles, dentre estes, que for considerado indispensável para este ano letivo.
Após estas considerações, os professores se reuniram em pequenos grupos para um primeiro contato com os conteúdos da Proposta Municipal. A seleção se deu em grande grupo com todos podendo contribuir. O resultado está como link em anexo.
Cada escola deve levar em conta a sua realidade que, em Palhoça, é bem diversificada. E esse é mais um motivo para os professores aproveitarem o grupo multidisciplinar quanto a socialização de materiais, de sequências didáticas, de dúvidas que querem ser esclarecidas, entre outros. Não podemos esquecer de que temos um ambiente propício para isto no endereço gcpalhoca.blogspot.com.

ANEXO: http://www.megaupload.com/?d=45WQHU8S
(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")