terça-feira, outubro 30, 2012

Socialização de Geografia no I Seminário de Formação Continuada e Práticas Docentes

No último dia 4 de outubro de 2012 no I Seminário de Formação Continuada e Práticas Docentes três professores de Geografia da rede municipal apresentaram aos demais professores presentes trabalhos realizados por eles em suas escolas. Suas apresentações tiveram como tema central a Lei 10.639/03 que versa sobre a História e Cultura Afro-brasileira.

A apresentação da Profª Kátia Aparecida Antória Ribeiro do CAIC, teve como título "Geografia e o trabalho interdisciplina - lei 10.639/03", segue pequenos trechos de sua apresentação.

Por que a Geografia é importante?
A geografia é a ciência do território, e o território é o melhor instrumento de observação do que está acontecendo no espaço geográfico.Ela expõe a diversidade regional,as desigualdades espaciais e as potencialidades da natureza e a heterogeneidade da população . Essa é a área do conhecimento que tem o compromisso de tornar os lugares e as suas dinâmicas mais compreensíveis,de dar explicações para as transformações territoriais e de apontar soluções para as incongruências e incompatibilidades espaciais .(SANZIO,168).

Geografia & áreas do conhecimento
A geografia com cartografia, territorialidade  e a pluralidade cultural junto com as áreas de História, Educação Artística e Língua Portuguesa subsidiariam o trabalho com a Lei. No entanto, deve vislumbrar a inserção das demais áreas com projetos interdisciplinares de forma a promover efetivamente uma educação anti-racista. Ou seja, buscar parcerias no contexto escolar formando redes de saberes.

Socializando práticas pedagógicas

Livro com Lendas Africanas; 
Mapas dos impérios africanos e contribuições (antes da Diáspora), partilha colonial, conflitos étnicos, aspectos físicos e geográficos;
Jogos (Mancala e outros) e brincadeiras abaiomys;
Contação de Histórias;
Apresentações de danças; 
Kizomba (Festa Africana com Mostra de trabalhos. 










  











A apresentação das professoras Claudia Irma Rosa e Luciana da Rosa Ferreira Silva, da E.B. Prefeito Neri Brasiliano Martins, teve como título "Diversidade Cultural de Santa Catarina - Cultura Africana", segue pequenos trechos de suas apresentações.

O que é?
Um projeto temático para 3º bimestre, de forma interdisciplinar envolvendo todas as séries/anos, visando suscitar atitudes de respeito entre os diferentes grupos e culturas que a constituem.

Por quê?
Nossa sociedade é formada por diferentes etnias, com imigrantes de diferentes países, assim faz-se necessário buscar caminhos para uma convivência harmoniosa, para uma sociedade verdadeiramente democrática.

Objetivo
Possibilitar o educando uma formação integral, resgatando valores e culturas, encaminhando-os para a formação de um mundo melhor e mais justo.


Professoras responsáveis: Luciana (Geografia), Regina (Matemática), Mara  (história), Patricia (Ed.Física), Renato (Inglês), Gabriela (Português), Rosane (Ens. Religioso), Perla (Artes), Luiz Felipe (Ed. Física), Luciana Souza (Sala de Informática).