Regina de Oliveira Melo, professora de matemática das séries finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Prefeito Reinaldo Weingartner, me recebeu no dia 20 de julho de 2011 para assistir as aulas de sua sequência didática. A aplicação desta sequência didática é uma das condições, colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.
As cinco aulas preparadas para uma turma de 6ª série buscou, segundo a professora, proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa de conteúdos já trabalhados anteriormente (fração e área), uma vez que foi considerada a metodologia resolução de problemas. Para tanto, foi organizada uma lista com problemas das provas de nível 1 das primeiras fases de anos anteriores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
Os alunos foram distribuídos em pequenos grupos. Cada grupo recebeu a tarefa de resolver um problema para apresentá-lo aos demais. Foi combinado que, durante a apresentação, outros grupos poderiam contribuir com novas estratégias de resolução.
Muitas informações puderam ser registradas por meio da observação das falas e escritas dos grupos. Entre elas, destaco o papel da figura para a compreensão do problema. Vejamos, em seguida, algumas situações ocorridas.
- (Necessidade de mudar a figura) Como podemos conferir no problema abaixo, o enunciado oferece o desenho de um medidor de gasolina de um carro. Como as informações numéricas são fracionárias, o grupo sentiu dificuldades para interpretá-las. Então, a estratégia utilizada, que permitiu resolver o problema, foi mudar esse desenho. O medidor de gasolina foi substituído por um quadrado para a representação das frações com significado parte-todo.


