sábado, dezembro 05, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 16 do TP4 por Cícero Clóvis da Silva (cursista)

Cícero Clóvis da Silva, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 16 do TP4. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Na unidade 16 vem chamar atenção para as barreiras enfrentadas no dia-a-dia por pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim comecei a observar mais os ambientes por onde estou, e percebo que nas unidades escolares onde trabalho e nos órgãos públicos não as adaptações necessárias, que eles são os primeiros a descumprir com as normas de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais.
Lembro que as unidades não estão preparadas para receber alunos e também os profissionais nelas queiram estudar ou trabalhar.
Dentro desse contexto a unidade propõe trabalhar alguns conceitos matemáticos como a relação métrica no triangulo retângulo, Teorema de Pitágoras, unidades de medidas, e outros como a construção de um projeto de uma rampa para a escola e demarcação de vagas no estacionamento.

b) Resultados observados em sala de aula.

Comecei a aula falando que nós iríamos novamente trabalhar a matemática envolvendo o nosso dia–a–dia, porém para isso teríamos que conhecer alguns conceitos matemáticos ainda não trabalhados.
Então fomos conhecer um pouco dos triângulos, principalmente o triângulo retângulo, só depois disso é que passei realmente a trabalhar com as relações trigonométricas no triângulo retângulo.
Assim trabalhamos com alguns exercícios de relações métricas, após esses exercícios fomos resolver uma das atividades proposta na unidade 16 do Gestar II, que era medir altura de objeto ou móvel, sem subir nele, usando os conceitos matemáticos e materiais alternativos como lazer e transferidor, fazendo um pêndulo.

c) Aplicação em sala de aula:
Objetivos
- Resolver situações-problemas, de modo que saiba validar estratégias e resultados.
- Desenvolver formas de raciocínio e processos como intuição e dedução.
- Calcular as razões trigonométricas dos ângulos notáveis.
- Refletir sobre a resolução de um problema.
- Transformar unidades de medidas

Conteúdos: Regras de três; Ângulos e seus valores; Unidades de medidas; Relação métricas no triângulo retângulo; Construção dos triângulos; Utilização de transferidor, lazer, metro ou trena, régua e outros.

Público: 8ª série EJA.
Tempo: 120 min.

Aula

1º Passo: Propor aos alunos a trabalhar a matemática com o real
2º Passo: Trabalhar os conceitos matemáticos para desenvolver a aula proposta.
3º Passo: Mostrar sen, cos, tg e tábua trigonométrica.
4º Passo: Exercícios envolvendo as relações métricas no triângulo retângulo.
5º Passo: Ir para o pátio da escola colocar em prática o que tinha sido visto em sala.
6º Passo: Fazer o esboço de um triângulo para marcar a distância do poste e o ângulo formado.
7º passo: Retornar a sala e calcular a altura do poste.
8º passo: Comentar como foi calcular algo real e o abstrato.

Conclusão.

O importante foi mostrar para os educandos que a matemática está relacionada em nosso dia-a-dia nas coisas mais simples que imaginamos, até medir um poste sem subir nele.
Mas foi também difícil convencer os alunos que chegaram depois dos primeiros trabalhos do Gestar, pois eles acreditavam que não estavam trabalhando a matemática, já que era diferente de como estavam habituados.
Mas enquanto professor acho que o aprendizado desta forma é muito mais claro e mais fácil dos alunos entenderem, porém muito mais trabalhoso para o educador.

Mas valeu a pena!!!!!!!!!!!!!!!
Anexos: