segunda-feira, novembro 05, 2012

Comunicação de Língua Portuguesa no I Seminário de Formação Continuada e Práticas Docentes


O último encontro presencial do curso de formação continuada em Língua Portuguesa foi marcado por uma socialização importante para todos os cursistas e tutores que trabalharam em prol da educação de Palhoça. Nesse encontro, duas professoras apresentaram seus trabalhos nas escolas, Simone Júlia Garcia da Silva e Maria Madalena Bechtold.

 

Simone apresentou a temática “Variação linguística”, em que explora as várias maneiras de se expressar em língua portuguesa no Brasil, contribuindo com a extinção do preconceito linguístico e com a produção textual sem as amarras do “modo elitista e legitimado da norma culta”. Com isso, Simone mostrou para os alunos que um texto precisa adequar-se à situação de enunciação e não há uma fórmula pré-determinada de escritura. Os resultados do trabalho da professora e dos alunos evidenciam que ensinar Língua Portuguesa sem cartilhas e métodos formais pode ser a saída do ensino tradicional e a entrada de um ensino e aprendizagem eficientes.
 

 

Já Madalena trouxe um tema ainda caro à educação: a leitura. Todos sabem da importância do livro na formação de todo e qualquer aluno, mas poucas práticas são efetivadas. Madalena, se podemos atribuir-lhe um título, é a “professora da leitura”, visto que seu foco principal é fazer com que seus alunos mergulhem no universo mítico, subjetivo, imaginativo, fantasioso, maravilhoso da leitura. Para ela, ler é fundamentalmente um exercício de práticas prazerosas que levam ao conhecimento, por isso, investe na “leitura sem cobranças”, ou seja, sem fichas de leitura, sem questionários e provas, sem a pré-seleção do professor. Madalena acredita que toda a escola deve se envolver em um projeto de leitura que incentive a curiosidade e não aplique a leitura como punição.

 

Simone e Madalena representaram, nesse seminário, os professores que cursaram toda a formação e fizeram bons trabalhos nas escolas, como:

 




edna clarice vieira fernandes














Paulo trindade

 

Parabéns a todos os cursistas; em especial, a Simone e Madalena pela colaboração nesse I Seminário, que seja este o primeiro de tantos que farão com que a educação em Palhoça se aprimore a cada ano!
 
A seguir, uma imagem do projeto de leitura de Madalena e uma imagem do trabalho de um aluno de Simone: