terça-feira, abril 12, 2011

PRIMEIRO ENCONTRO DE HISTÓRIA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Na última quarta-feira, 06/04/2011, foi realizada nas dependências da E.E.B. Antonieta Silveira de Souza o curso: Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Antes de comentar o evento, quero explicitar aqui meus profundos agradecimentos à diretora da unidade escolar Srª Cleide Maria de Souza Campos junto corpo de funcionários, as meninas da cozinha - em especial a Rozeneide Ferreira Sens “Nei” - e aos participantes em geral.
Para minha surpresa, a própria composição do grupo participante foi de caráter multidisciplinar, ou seja, tínhamos professores (as) de várias áreas: informática, educação física, séries iniciais, artes, supervisoras, orientadoras. A maioria do público foi de professoras que atuam nas unidades de ensino contempladas. No total, mais de quarenta profissionais foram contemplados nos dois períodos em que estivemos juntos.
O curso especificamente é de 20 horas e esta etapa representou metade da carga horária, o restante, conforme combinado, será completado em atividades sistematizadas e aplicadas em sala de aula (sequências didáticas). A partir do mês agosto estarei visitando as unidades e assessorando as professoras, bem como registrando minhas impressões e fazendo algumas fotografias.
Quanto à proposta do curso, segue em anexo o “Plano de Curso” que, além dos conteúdos abordados, contempla os referenciais bibliográficos completos. A sistemática do encontro foi a promoção da troca de experiências, proporcionando a reflexão das práticas pedagógicas voltadas ao ensino de História. Abordamos questões voltadas à valorização dos trabalhos efetuados na rede e registrados pela equipe do Setor de Capacitação implantado em 2009, discutimos e construímos conceitos, mostrando que é possível o ensino de História para crianças, por meio de uma base sólida (teórica e prática) que pode proporcionar aos educandos ferramentas de leitura de mundo, da maior importância, tanto no processo de letramento que se estenderá por toda a vida letiva, como no desenvolvimento da transição da consciência intransitiva para a consciência transitiva-crítica.
Com uma linguagem simples interagimos durante todo o encontro, dentro e fora da sala, promovendo além de informação e conhecimento, momentos de descontração. As professoras se mostraram interessadas e receptivas o que possibilitou uma abordagem de trabalho tranquila e dialogada. Enfim, mais uma vez, meu “muito obrigado” e até agosto!
(Prof. Valério – ministrante) 11/04/2011.