sexta-feira, setembro 27, 2013

Matemática - 3° encontro de formação continuada - professores de 4° e 5° anos - grupo 3

            Dia 26/09/2013 aconteceu o encontro com os professores de 4° e 5° anos do ensino fundamental das escolas municipais de Palhoça na disciplina de Matemática. Com o objetivo de contribuir com a disciplina de língua portuguesa no desenvolvimento dos diferentes gêneros textuais, desenvolvemos a oficina “Brincando de mestre cuca”. Esta oficina, além de ativar a curiosidade, possibilitou uma discussão acerca do conceito, da comparação, da equivalência e das operações com números fracionários.

Vale ressaltar que enquanto matemática, nos anos iniciais, defendemos que a apresentação e a exploração das frações devem estar focadas no conceito e nas ideias das operações. O excesso de regras deve ser cortado, por parte das crianças, nesses primeiros contatos com as frações. Com isso, buscamos ampliar a compreensão de fração do professor do 4° e 5° anos do ensino fundamental por meio gênero textual receita utilizando a metodologia resolução de problemas. Uma única tarefa deu conta de todo o conteúdo curricular citado: recortar massas de bolos. Vejamos alguns destaques:

 - Frações equivalentes
            Um dos momentos a tarefa perguntava quantos oitavos precisamos ter para obter um quarto. Num grupo um dos integrantes respondeu que precisávamos de quatro oitavos e outro integrante disse que eram dois oitavos. Os dois ficaram um tempo justificando entre si suas respostas e, no final, o que respondeu quatro oitavos convenceu seu colega de que estava certo. Destacamos aqui a necessidade de o professor dominar o conteúdo que vai desenvolver em sala de aula para que possa ter diferentes argumentos ao perceber que seu aluno está confuso.

 - Linguagem oral
            Muitas das dificuldades que os professores tiveram para realizar a tarefa foi por conta da leitura das partes cortadas, ou seja, em vez de conversarem falando um quarto falavam um pedaço. Assim, na conversa um pedaço era um quarto, um pedaço era um oitavo e um pedaço era um meio. De alguma forma falar assim ao introduzir um conteúdo novo como o de frações, incentiva sua leitura por meio de um número natural. É importante o aluno olhar para um pedaço e ver nele um número fracionário. Falar matematicamente correto ajuda os alunos a interiorizarem essa ideia, ou seja, precisamos que a imagem coincida com a fala e com a escrita.

- Quantidade de cortes para partir o bolo
            Tivemos grupos que cortaram os bolos com quantidades diferentes de cortes. Um dos momentos ressaltou esse fato por limitar essa quantidade na tarefa: Divida outro bolo em oitavos com apenas três cortes. O destaque fica na discussão provocada pelo comportamento dos professores, que concluíram antecipadamente que não era possível ou que precisaram da confirmação da formadora quanto à existência da solução para enfrentar o desafio. Pudemos sentir o que é para um aluno receber um novo desafio e pensar sobre o que eles costumam fazer em sala: ou dizem que não é possível ou depende de algum argumento do professor para seguir com a tarefa. A solução foi encontrada logo em seguida e sua socialização foi muito divertida.
           Enquanto matemática queríamos mostrar ao professor que temos mais de uma solução para a mesma tarefa que não seja a tradicional, ou seja, a que utiliza quatro cortes verticais. E, também queríamos mostrar a necessidade de um planejamento antes da realização de determinadas tarefas. Inclusive, aconteceu de um grupo cortar a massa do bolo antes de pensar sobre a tarefa e esse corte não permitiu encontrar uma solução. Pensar numa nova solução com o bolo já cortado aumentou o desafio e prejudicou alguns participantes.

- Algoritmo
            Um dos grupos precisou fazer contas no papel para responder a uma das questões. Os pedaços de bolos a sua frente não foi suficiente. Destacamos aqui que nem sempre saber fazer conta significa que a pessoa compreendeu mesmo o conceito. Ou seja, posso adicionar frações por meio do algoritmo sem ter compreendido o significado de fração.

             Além da tarefa dos recortes das massas de bolo conversamos sobre a oficina ministrada pela professora de ciências, Daniela S. Spillere Fabris. Foi ela quem, no dia anterior, iniciou o trabalho com o gênero textual receita. Também conversamos sobre a tarefa à distância e fizemos uma avaliação do curso. Nesta avaliação foram solicitados aos professores que listassem os pontos positivos e negativos dos encontros e que dessem sugestões de temas para próximos encontros. Dentre estes temas foram contemplados: gêneros textuais, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, violência, drogas, gráficos, estratégias de multiplicação e divisão, município de Palhoça e ensino religioso.

Aos professores cursistas, deixo meu agradecimento pela valiosa participação. Vocês se envolveram e aproveitaram o encontro plausivelmente. Fico feliz e satisfeita de saber que temos pessoas como vocês em nossas escolas. Agradeço também o lanche que vocês levaram, a mesa ficou muito variada e bonita.
 
Professora Karina