segunda-feira, maio 25, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 3 do TP1 por Mariza Campos Gavilan (cursista)

Mariza Campos Gavilan realizou a “Situação-problema para os alunos” que consta na unidade 3 do TP1. A seguir, está o que a professora concretizou:

Impostos nas notas fiscais.

Objetivos: Aprender sobre alguns impostos como ICMS e IPI; Localizar nas notas fiscais os valores desses impostos; Calcular porcentagens.

Conteúdo: Cálculo de porcentagem; números decimais.

Público: 7ª série EJA com faixa etária entre 18 e 50 anos.

Tempo: 90min

Material: Cópias de notas fiscais

A aula:
Durante duas aulas anteriores conversamos sobre o conceito de porcentagem e sobre impostos que são pagos, e pra onde deve ir o dinheiro recolhido. Nesta aula os alunos receberam cópias de notas fiscais.

Nas notas eles tinham que localizar os valores da compra e os valores de ICMS e IPI.

Encontrado esses valores deveriam fazer as seguintes tarefas:
a) Calcular a porcentagem de ICMS paga sobre o valor da pago pela compra:
b) Calcular a porcentagem de IPI paga sobre o valor da pago pela compra;
c) Calcular o valor desses impostos sobre o valor da compra sem desconto, e discutir sobre as diferenças dos valores. Se paga menos imposto com descontos?

Conclusão: Essa turma se interessou muito pelo assunto, e procura dados referente a impostos em todas as notas que encontram. Tiveram um pouco de dificuldade para entender que o imposto pago por nós já estava incluído no valor a ser pago e que este não seria somado novamente.

GESTAR II – Matemática – Unidade 2 do TP1 por Ottoniel Carlos (cursista)

Ottoniel Carlos, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 2 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:
a) Síntese da unidade
Ao ler o conteúdo proposto nesta unidade, alguns tópicos me chamaram a atenção.
No entanto, a unidade traz partes do nosso cotidiano referindo-se aos assuntos relacionados à saúde e seus benefícios.
Outro ponto interessante é a relação entre Ciências e Matemática. Entretanto, os valores ou números que estão em discussão na unidade, precisariam de um tempo maior para serem trabalhados em sala de aula, uma vez que muitos alunos têm dificuldade para assimilar os conteúdos curriculares, imagina esta relação com ciências, história, geografia entre outras disciplinas.
b) Resultados observados em sala de aula
O assunto pesquisado foi de difícil acesso, até porque as unidades de saúde apresentam laudos médicos apenas por pacientes. Durante uma conversa com o secretário de saúde do município de Santo Amaro a Imperatriz, o mesmo me disse que o índice deste tipo de problema é bastante baixo no município, uma vez que a região é bastante fértil e pioneiro na produção dos vegetais ricos em ferro como as hortaliças, já que o município é um dos maiores produtores da região. Ao perguntar a ele: que tipo de paciente é atendido apresentando estes sintomas? Ele me respondeu que são pessoas com um bom poder aquisitivo, onde ingerem poucas substâncias ricas em ferro, trocando este alimento pelas guloseimas, ao contrario das pessoas que pensam que só no meio mais humilde esta doença se manifesta. Nessas famílias que se faz presente o feijão, saladas, macarrão entre outros alimentos ricos com esta proteína.
Assim sendo, encontrei um artigo publicado em um site acessado na internet, onde foram encontrados alguns tópicos em relação a esta doença.
Trabalhamos sobre o assunto em sala de aula, utilizando os métodos matemáticos relacionados, dados extraídos dos números tratados na anemia. No entanto, ao fazer esta relação, alguns alunos tiveram dificuldade em assimilar os conteúdos e a idéia de juntar assuntos que envolvem medicina, ciências e matemática.
Durante a aula um aluno me pergunta: professor, esta aula é matemática ou ciências? Então, aproveitei a oportunidade e citei um conceito matemático que diz: “matemática é a ciência que estuda números e formas”.
Ao tratar de números, a anemia traz valores onde podemos fazer esta relação com a matemática, tendo como objetivo principal, saber quais os níveis de ferro suficientes para manter o individuo com uma saúde regular, utilizando o produto e a soma dos mesmos.
Porém, alguns alunos disseram que nunca tinham participado de uma aula diferente (como classificaram esta aula), mas acharam muito importante. Ao final, pediram que repetisse este tipo de aula porque a acharam descontraída, onde os mesmos puderam expor suas idéias, opiniões, ao contrario das aulas tradicionais em que eles precisam estar em silêncio tentando assimilar fórmulas e conceitos matemáticos.
Diante disso, estas aulas tiveram repercussão e um percentual de aproximadamente 70% de aceitação. É preciso que, estes assuntos devam ser abordados com mais frequência. Buscar métodos de como ensinar, para quem ensinar, alcançado ao máximo o nível de aprendizado.
A outra parcela de alunos, ao tratar dos assuntos relacionados à matemática com a anemia, teve dificuldades, até porque estávamos falando sobre os conceitos de Geometria, logo se muda para uma aula diferente e muitos questionaram pela falta de tempo e pelo tempo destinado a essa aula que não teve uma boa absorção.
Nesta turma onde foi ministrada esta aula, existem alunos com muita irregularidade em relação aos próprios conteúdos do plano de unidade, porém são alunos com dificuldade inclusive com a tabuada em que se perguntar 3x3, 4x4 e eles precisam pensar primeiro e fazer cálculos utilizando as mãos. Neste sentido, percebi que este tipo de atividade deve ser preparado com certa antecedência para que o conteúdo matemático também seja mais bem adaptado à nova realidade ou disciplina.
Dentre os pontos interessantes, foi o fato em que ao tratar de anemia, alguns alunos trouxeram informações sobre o ocorrido com seus familiares.
Assim sendo, devo acrescentar que esta experiência não teve 100% de aproveitamento por se tratar de assunto novo, onde acabou atrapalhando as atividades que estavam em andamento.
c) Aplicação da tarefa na sala de aula
Introdução

Quando falamos em saúde, visamos o bem estar de cada indivíduo. O sistema da ciência patológica, dentro do seu contexto, descreve várias pesquisas em relação às doenças e traumas causados por diversos fatores, que afetam o ser humano no seu dia-dia, entre elas a Anemia.
Ao tratar deste assunto, surgem diversas discussões, divergência que buscam entender os motivos que levam o individuo a apresentar estes sintomas e também apontar possíveis soluções.

Objetivo

O objetivo deste conteúdo é avaliar e discutir a relação da anemia no contexto social, principalmente na comunidade onde nós habitamos.
Descobrir suas origens, causas, sintomas e onde realmente esta doença é mais comum e que público apresenta o maior índice de presença destes sintomas.
Ao tratar deste assunto, também como finalidade, buscar relacionar os conteúdos matemáticos utilizando dados e valores presente em dietas, alimentação que fazem parte do histórico deste problema, tanto no tratamento, como também ao utilizar os níveis de substâncias que possibilitam ou facilitam o aparecimento destes sintomas.

Diagnóstico

A anemia é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação. A principal função da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, é o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos.
Os valores da normalidade da hemoglobina variam de acordo com o sexo e a idade. Em adultos (maiores de 16 anos) do sexo masculino, o limite inferior da normalidade é de 13,5g. Em mulheres adultas este valor é de 12,0g.
É importante lembrar que o termo anemia reflete tão somente o baixo nível de hemoglobina (elemento ferro), no organismo de cada individuo.

Sintomas

São variáveis e dependem da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação e dos níveis de hemoglobina, podem ocorrer:
- fadiga e fraqueza
- palidez cutâneo-mucosa (pele)
- dificuldade de concentração
- tonturas
- dores nas pernas
- falta de ar.
Ao aparecer estes sintomas, o médico deve ser consultado para possível tratamento.

Classificação

As anemias podem ser classificadas de acordo com o tamanho das hemácias (glóbulos vermelhos). Assim é possível classificar a anemia. A mais comum e preocupante é a do tipo ferropriva, causada pela deficiência de ferro no organismo.
Este tipo de anemia pode apresentar doenças paralelas a ela com grau mais elevado, causando sérios riscos à saúde e podendo levar a morte se não tratado.
Segundo médicos e profissionais da área da saúde, alertam para o avanço do problema principalmente em crianças e idosos, onde os mais novos não sabem diagnosticar e aos mais velhos o organismo muitas vezes não tem a defesa adequada para dar tempo de tratar.

Dieta e alimentação

O consumo de alimentos ricos em ferro é essencial para prevenção da anemia por deficiência de ferro. Importante diferenciar, entre alimentos contendo ferro de origem animal e vegetal, o primeiro contêm 30% e ultimo 10%.
A importante absorção de ferro com a dieta, varia de acordo com a alimentação. No entanto, precisa ser feito uma dieta balanceada identificando os alimentos ricos com estas proteínas como: vitaminas C e as proteínas da carne.
Entretanto, cada pessoa tem um valor mínimo para absorver ferro durante o dia:
- Crianças até 10 anos - 10g
- Homens entre 11 e 18 anos - 12g
- Homens a partir dos 19 anos – 10g
- Mulheres entre 11 e 50 anos - 15g
- Mulheres a partir dos 51 anos - 10g
- Mulheres grávidas – 30g
- Mulheres lactentes – 15g
Onde a Matemática se faz presente

Através dos valores citados anteriormente. Podemos utilizar os valores dados e aplicar dentro dos conteúdos matemáticos onde podemos realizar cálculos e expressões algébricas, trabalhando com as quatro operações (multiplicação, divisão, adição e subtração).
Dentro destes conceitos, vemos as propriedades que são conceituadas. Cada operação é que nos dá a idéia de quantidade de proteínas a serem ingeridas por pessoa.

Experiências em sala

Diante das questões propostas, vamos utilizar embalagens, onde contém os níveis de ferro para cada 100g de alimento e utilizar os métodos matemáticos para fazer a relação entre os valores de que cada pessoa de acordo com idade e sexo necessita para seu organismo diariamente.

Exemplo 1
Dentro das operações com a adição, existem algumas propriedades e duas delas podem ser utilizadas para fazer esta relação:
a) Comutativa
O nível mínimo diário exigido para crianças de 0 a 10 anos é de 10mg.
(+20) + (-10) = +10 ou (-10 ) + (+20)=+10
b) Associativa
O nível entre homens a partir dos 11 aos 18 anos é de 12mg.
(+5) + (-23) + (+30) =+12 ou (+30) + (+5) + (-23)=+12

Exemplo 2
Dieta alimentar entre mulheres lactentes que necessitam de 15mg diárias para se manterem saudáveis, ingerindo pelo menos 500g de alimento diário.
Produtos com esta porcentagem para cada 100g do mesmo.
a) Carne=3,2
b) Feijão=5,0
c) Trigo= 3,1
d) Macarrão=3,5
e) Miojo=3,3
f) Alface=1,1
g) Couve=2,2

Resolução: Feijão 100=5,0
Carne 300=3,2
Alface 100=1,1
= 15,7 mg de ferro
Bibliografia
- Hofffbrand, A. V. Pettit, J. E. Moss, P.A.H. fundamentos em hematologia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- Naoum, Paulo César. Hemoglobinopatias e talassemias. São Paulo: Sarvier, 1997.Fontes
utilizadas com materiais adquiridos pelos alunos e trabalhados em sala dia 14/05/2009.