quinta-feira, dezembro 08, 2011

Sequência Didática - Escola Reunida Isabel Botelho de Paulo

ESCOLA REUNIDA ISABEL BOTELHO DE PAULO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: Geografia
PROFESSORA: Sueli Zamora Sonoki


Tema: Reciclagem

Introdução
O tema proposto se refere a uma preocupação global dos dias atuais, intensificando reflexões e ações para conscientizar a sociedade.
Com esse trabalho pretendemos conscientizar os alunos, mostrando a importância da reciclagem do lixo. Haja vista que o lixo é produzido proporcionalmente ao tamanho da cidade e ao resultado das atividades diárias dos seres humanos.
Por isso nossa proposta é proporcionar atividades atrativas onde a criança possa mudar os seus hábitos cotidianos assim como ao de seus familiares.
Acreditamos que discussões que abordam o meio ambiente e reciclagem são indispensáveis para os alunos dos anos iniciais. É necessário estimular e sensibilizar as crianças, pois aprender, conhecer e participar é gerar novos saberes e assim levá-los para fora da escola.

Conteúdos
Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado na disciplina de português. Será desenvolvido a partir de um texto, abrindo uma discussão sobre a importância da Reciclagem do Lixo e se realmente o que é relatado no texto pode vir a acontecer, se o ser humano não começar a ter atitudes diferentes, ou seja, de mudanças quanto a seus hábitos diários.

Ø Leitura de uma história;
Ø Vídeo interativo na aula de informática;
Ø Produção de um texto oral coletivo
Ø Produção de frases individuais;
Ø Produção de frases coletivas;
Ø Produção de brinquedos com materiais recicláveis.
Ø Montagem de cartaz.
Ø Musica do CD calendário Infantil.

Objetivo Geral
Refletir sobre a atitude de cada um em relação à produção do lixo e o cuidado que devemos ter com o seu destino e como mudar de comportamento.
Proporcionar um momento de interação com as crianças com a temática proposta, instigando e explorando a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância da Reciclagem para a vida dos seres humanos, abordando e enfatizando o uso racional para evitar o desperdício e a poluição.

Objetivos Específicos
Ø Diferenciar tipos de lixos;
Ø Entender a importância da reciclagem;
Ø Produzir brinquedos com garrafas pet.

Metodologia
Livro de historia infantil, vídeos, textos mimeografados, papel oficio, revistas, jornais, cartolina, pincel atômico, giz , quadro negro, fita adesiva, lápis de cor, régua, CD aparelho de som,entre outros.

Desenvolvimento
1ª Etapa
Ø Apresentação do tema aos alunos;
Ø Apresentação da musica
Ø Cantar a musica.

2ª Etapa
Ø Leitura da história e do vídeo
Ø Cantar a musica.
Ø Produzir o brinquedo

3ª Etapa
Ø Oralmente montar coletivamente o texto sobre a reciclagem do lixo
Ø Construção de frases individuais e coletivas no caderno e no quadro negro.
Ø Cantar musica brincando com o brinquedo.

4ª Etapa
Ø Recortar de revista e jornais figuras e montar cartaz.

Avaliação
Através dos trabalhos realizados e da participação dos alunos.

Bibliografia
CD calendário infantil, música O LIXO NO LIXO

Sequência Didática - Grupo Escolar Najla Carone Guedert

GRUPO ESCOLAR NAJLA CARONE GUEDERT
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: HISTÓRIA

PROFESSORAS:LUCIANA KLÖPPEL VIEIRA
DEISI SCHMITT
SHIRLEY PERES KNABBEN DA SILVA

TEMA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Justificativa

O tema em destaque tem como objetivo recuperar o rico universo da cultura popular, principalmente da região onde está inserida a instituição educacional, pois se observa que as manifestações folclóricas têm sido esquecidas pela sociedade atual e também pouco exploradas no meio educacional.
É de nosso conhecimento que é através das manifestações culturais que se misturam as crenças, tradições, superstições, lenda, brinquedos e brincadeiras que são abstraídos do saber popular pela tradição oral de um povo.

Esse conjunto de diferentes expressões folclóricas contribui para que as crianças apropriem-se de vários conhecimentos, principalmente aquilo que faz parte de seu universo, os brinquedos e as brincadeiras.
Esta perspectiva teórica vem de encontro com a idéia de FANTIM(2000) onde o mesmo destaca que resgatar a história de jogos infantis tradicionais,como expressão da história e da cultura pode nos mostra estilos de vida, maneiras de pensar,sentir, falar e sobretudo de brincar e interagir.

Objetivo geral

Ampliar o universo do conhecimento das crianças em relação às manifestações culturais dando ênfase as lendas mais atrativas bem como os brinquedos e as brincadeiras infantis.

Objetivos específicos
*Reconhecer a importância cultural do folclore,
* Valorizar os textos folclóricos considerando-os um patrimônio cultural que deve ser preservado,
* Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos folclóricos;
* Exercitar a fantasia e a imaginação através da leitura de histórias;
* Observar a estrutura e as características das narrativas,
* Produzir textos coletivos;
* Desenvolver o gosto pela leitura e danças;
* Estimular o raciocínio e a atenção.

Turma: 1º ano

Tempo previsto: 5 dias

1°PASSO

RODA DA CONVERSA

O que é Folclore?
Questionar os alunos sobre o que compreendem sobre o Folclore
(conhecimento prévio).

ABORDAGEM DO PROFESSOR

O professor fará um breve comentário sobre o conceito de Folclore.

TRABALHANDO COM POEMA

ISTO É FOLCLORE
Folclore é conhecer
sobre a cultura popular
que é passada
de geração em geração!

Folclore é soltar pipas
e também brincar de pião.
Folclore também é
adivinhas e diversão.

Muitas brincadeiras,
bolhas de sabão,
pique esconde, isso é bom!
Pular corda e amarelinha,
cabra cega não me pega não!
( Graça Batituci)

Ler o poema e pintar as rimas.

Deveres

1- Pesquise uma adivinha , escreva em uma folha e de a resposta em forma de ilustração.
2- Que brincadeira você brinca faz parte do folclore?

2º PASSO

PRODUÇÃO TEXTUAL
Produzir um livro sobre lendas folclóricas, será narrado quatro lendas para os alunos uma a cada dia. Após a narração de cada uma das lendas faremos coletivamente a reescrita das mesmas.

ESTRUTURAÇÃO DO LIVRO

A capa será composta pelo nome da escola,munícipio, bairro,rua, professora e autores do livro.O título será Manifestações Folclóricas.

1° página do livro

A LENDA DO SACI -PERERÊ

2º Página

A LENDA DA MULA-SEM-CABEÇA

3°Página
A LENDA DO BOTO -COR -DE -ROSA

4º Página
A LENDA DO CURUPIRA

Deveres

Pesquisar uma cantiga de roda e escrevê- la no caderno para apresentar na próxima aula.

4º passo

LEITURA DO LIVRO
Ao término do livro sobre lendas folclóricas faremos a leitura do mesmo, será proposto as crianças que cada uma leia uma página para que observem a sua estruturação.

Deveres

1- Trazer uma garrafinha pet , uma bola de gude e uma cartela de adesivo para confeccionarmos um bilboquê.

5º passo

OFICINA DE BRINQUEDOS

Com os materiais trazidos pelas crianças iremos confeccionar o bilboquê, primeiramente a professora irá mostrar passo a passo como se confecciona o brinquedo.

MOMENTO DO BRINCAR

Ao término do brinquedo sairemos para o pátio para brincarmos, onde a professora mostrará como se brinca com o brinquedo.

Deveres

DESCOBRINDO FRASES


6º Passo

CRUZADINHA

HORA DO CONTO

Contar a lenda do Negrinho do Pastoreiro.Conversar sobre a lenda e o que mais lhe chamou sua atenção.


7ºPasso
CAÇA-PALAVRAS

Deveres

PINTE E ESCREVA

8º Passo

BRINCANDO COM TRAVA-LÍNGUAS

Apresentar para as crianças alguns trava-línguas, dividir a turma em quatro equipes, cada equipe ficará responsável em ler para a classe um trava-língua que anteriormente foi apresentado.

VAMOS LER TRAVA-LÍNGUAS

A ARANHA ARRANHA A JARRA,
A JARRA ARRANHA A ARANHA;
NEM A ARANHA ARRANHA A JARRA,
NEM A JARRA ARRANHA A ARANHA.

O DOCE PERGUNTOU AO DOCE:
- QUAL O DOCE QUE É MAIS DOCE?
E O DOCE RESPONDEU AO DOCE:
- O DOCE MAIS DOCE
É O DOCE DE BATATA- DOCE.

O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO
QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
PINGA A PIA,
PIA O PINTO

QUANTO MAIS O PINTO PIA,
MAIS E MAIS A PIA PINGA.

HORA DA ESCRITA

Copiar o trava -línguas e ilustrá-lo para exposição na sala de aula.

Deveres

Pesquise um trava-línguas e escreva-o no seu caderno.

9º passo

ALIMENTAÇÃO TÍPICA DO FOLCLORE

Questionar as crianças se elas conhecem algum alimento típico da sua cultura e também de outras regiões.
Perguntar se sabem o que significa típico, origem entre outros.

ABORDAGEM DO PROFESSOR

Relatar alguns alimentos típicos do folclore e que nutrientes eles trazem para nosso organismo.
Citar como exemplo as comidas típicas da Festa Junina, pois ela faz parte da nossa cultura.

HORA DO REGISTRO

Copiar no caderno algumas comidas típicas relatadas pelos alunos.
Exemplos: bolo de fubá, pinhão, farofa,paçoca.

CRIANDO FRASES

1- Crie uma frase com cada palavra abaixo:

Bolo-
Farofa-
Paçoca-

MOMENTO DO CONTO

Selecionar uma criança para narrar o conto Bumba- Meu -Boi.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOQUET,Graça & Batituci, Graça Boquet. Letramento Divertido.Editora Fapi.Belo Horizonte 2008.
FOLCLORE DIVERTIDO. Coleção de livros de lendas infantis.

PARREIRA,Glaucia et.al. Alfabetização Lúdica.Editora Ciranda Cultural. São Paulo.

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Sequência Didática - Grupo Escolar Najla Carone Guedert

GRUPO ESCOLAR NAJLA CARONE GUEDERT
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: SÔNIA DA COSTA VILAÇA

Tema

Lixo: Uma Questão De Educação, Dengue uma
Consequência
Turma: 3° Ano
Período: Matutino e Vespertino

Justificativa
A necessidade de abordar essa temática tem como objetivo maior, a conscientização do corpo docente, discente e toda comunidade escolar para a reciclagem, reutilização e redução do lixo, com essa conscientiza evitaremos possíveis problemas como a dengue.
Partindo dessa conscientização estaremos na busca de ações positivas ao meio ambiente, preocupando-se assim, com as atuais e futuras gerações.

Com isso, queremos provocar mudanças de atitudes nos educandos em relação ao meio ambiente e formar agentes multiplicadores desses ideais, transformando os conhecimentos em ações.

Objetivo geral: Conscientizar os educandos da importância de reciclar, reutilizar e reduzir o lixo, pois essa mudança de atitude contribuirá para preservação do meio ambiente e assim combater o avanço do mosquito transmissor da dengue.


Proposta de trabalho:
- Aquisição de coletores para selecionar o lixo;
-Caminhada ecológica;
-Passeio de campo com os alunos na comunidade;
-Confecção de cartazes;
-Elaboração de panfletos no laboratório de informática;
-Palestra sobre a Dengue – Com agentes da vigilância sanitária.
-Teatro de fantoche – Peça O fantasma do lixo na escola.

Objetivos específicos:
*Analisar o conhecimento prévio dos educandos a respeito dos problemas vivenciados pela comunidade sobre o lixo e sua reciclagem;
*Apresentar o conhecimento científico através de um texto informativo;
*Produzir um texto coletivo a partir do conhecimento adquirido sobre o tema;
* Conhecer o tempo que leva para se decompor alguns objetos no meio ambiente;
*Classificar os lixos recicláveis através de figuras apontando o seu tempo de decomposição;
*Trabalho de campo, onde os alunos vão observar os problemas vivenciados em casa e na comunidade;
*Desenvolver a escrita e leitura através de diferentes tipos de texto;
*Promover oficina de sucata com materiais recicláveis;
*Palestras;
* Identificar os diferentes tipos de lixos analisando as cores e as respectivas palavras que os classificam através de brincadeiras;
*Debates com as observações realizadas pelos alunos;
*Palestra para esclarecimentos das dúvidas observadas pelos alunos
*Teatro - O fantasma do lixo na escola.
*Atividades no Livro Caminhos – SE

Tempo previsto: 30 dias

Materiais utilizados
Máquina fotográfica, computadores, panfletos, data-show, cartolinas, pincel atômico, revistas, sacos plásticos de cores azul, verde, vermelho e amarelo, potes, suporte para definir os tipos de lixos, sucatas e prevenção da dengue e etc.

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação dessa proposta de trabalho ocorrerá em todos os momentos das aulas, do início ao término do projeto, isso está relacionado com as atividades realizadas na escola, nos trabalhos de campo e também nas atividades realizadas em casa e na comunidade, pois é através disso que se pode observar o nível de conhecimento dos alunos referente ao tema abordado e se os objetivos foram alcançados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA,Regina Célia Villaça &Pinto,Gerusa Rodriguês. Dia a Dia do Professor, Editora Fapi.
PET SAÚDE SF. UNISUL, BRASIL
FCAM. FUNDAÇÃO CAMBIRELA DO MEIO AMBIENTE.
UNICAMP. WWW. Prdu.rei.unicamp.br
SESPA.portal.sespa.pa.gov.br-Portal de saúde Pública.
GABARDO,Carmen Lucia - Coleção Caminhos: vol. 5 Base Editora e Gerenciamento Pedagógico Ltda

Sequência Didática - Grupo Escolar Najla Carone Guedert

GRUPO ESCOLAR NAJLA CARONE GUEDERT

PROFESSORAS:
LUCIANA KLÖPPEL VIEIRA
DEISI SCHMITT SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: Geografia

Tema:Lixo: Uma Questão De Educação

Turma: 1º Ano

Tempo estimado: seis dias

Materiais utilizados
Cartolinas, pincel atômico, revistas, sacos plásticos de cores azul, verde, vermelho e amarelo, potes, suporte para definir os tipos de lixos, sucatas, etc.

Período: Matutino e Vespertino

Justificativa

A necessidade de abordar essa temática tem como objetivo maior, a conscientização do corpo docente, discente e toda comunidade escolar para a reciclagem, reutilização e redução do lixo.
Partindo dessa conscientização estaremos na busca de ações positivas ao meio ambiente, preocupando-se assim, com as atuais e futuras gerações.
Com isso, queremos provocar mudanças de atitudes nos educandos em relação ao meio ambiente e formar agentes multiplicadores desses ideais, transformando os conhecimentos em ações.

Objetivo geral: Conscientizar os educandos da importância de reciclar, reutilizar e reduzir o lixo, pois essa mudança de atitude contribuirá para preservação do meio ambiente.

Proposta de trabalho:
- Aquisição de coletores para selecionar o lixo;
-Caminhada ecológica;
-Apresentação de uma música ( Herdeiros do Futuro)

Objetivos específicos:
*Promover uma palestra sobre a importância de reciclar o lixo;
*Analisar o conhecimento prévio dos educandos a respeito da reciclagem do lixo;
*Apresentar o conhecimento científico através de um texto informativo;
*Produzir um texto coletivo a partir do conhecimento adquirido sobre o tema;
* conhecer o tempo que leva para se decompor alguns objetos no meio ambiente;
*Classificar os lixos recicláveis através de figuras apontando o seu tempo de decomposição;
*Trabalhar com o poema “Morada do Inventor”;
*Desenvolver a escrita e leitura através de diferentes tipos de texto;
*Promover oficina de sucata com materiais recicláveis;
* Identificar os diferentes tipos de lixos analisando as cores e as respectivas palavras que os classificam através de brincadeiras;

Metodologia de trabalho
1º Passo
Palestra com os estagiários da Universidade da UNISUL tema: A importância de reciclar o lixo.

2º Passo
Momento de conversação conhecimento prévio
Dialogar com os alunos a respeito do meio ambiente, questionando sobre o que compreendem sobre meio ambiente.

3º Passo
Conhecimento científico
Apresentar aos alunos as mudanças de atitudes que podemos ter para preservar o meio ambiente.
Leitura do texto
AJUDE A PRESERVAR A NATUREZA COM A COLETA SELETIVA DO LIXO

Produção textual coletiva:
Escrever no quadro de que forma podemos contribuir para ajudar a preservar o meio ambiente.
Em seguida cada aluno irá registrar no caderno.

Tarefas para casa
Trazer figuras de objetos que podemos reciclar.

4°Passo
Texto complementar sobre o tempo de decomposição do diferentes tipos de lixos

Classificar as figuras de objetos que podemos reciclar pedidos no dia anterior.

Confeccionar um álbum seriado

Organizar as figuras selecionando-as e colocando-as nas páginas de acordo com o tipo de lixo e seu tempo de decomposição.


5º Passo
Saída a campo
Levar os alunos para observarem se os moradores que residem próximo a escola estão ou não contribuindo com a preservação do meio ambiente, principalmente no que se refere ao destino do lixo.

Análise do passeio
Debater sobre o que observamos.
Texto coletivo:
Registrar no caderno o que nossa análise

6º Passo
Brincando de coleta seletiva

-Distribuir quatro potes com as cores específicas das definições do lixo. Exemplo: azul=papel, verde-vidro, amarelo=metal, vermelho=plástico.
-Selecionar diferentes tipos de lixos recicláveis.
-Utilizar-se da brincadeira da galinha quer pôr para o desenvolvimento , escolher uma criança para pegar um dos objetos selecionados, ou seja, lixo reciclável para colocar atrás de um amigo, então esse terá que colocar o objeto no respectivo pote.
- Na segunda etapa dessa brincadeira trocaremos os objetos por palavras. Exemplos: LATA, LOUÇA, COPO DE PLÁSTICO, FOLHA DE PAPEL, etc.
Tarefas para casa
Trazer diferentes tipos de materiais recicláveis para escola.

7ºPasso
Trabalhando com poema

MORADA DO INVENTOR
A professora pedia e a gente levava
Achando loucura ou monte de lixo

Latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,
pedaços de papel de embrulho, fitas,
brinquedos quebrados,xícaras sem asa,
recortes e bichos,pessoas ,luas e estrelas,
revistas e jornais,retalhos de tecidos,
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,
pedaços de madeira,de ferro ou de plástico.
Um dia a professora deu a partida,
E transformamos, colamos e colorimos.

E surgiram bonecos esquisitos,
bichos de outros planetas, bruxas
e coisas malucas que Deus não inventou.

Tudo o que nascia ganhava nomes, pais,
casa, amigos,parentes e país.

E nasceram histórias de rir ou de arrepiar!...

E a escola virou morada de inventor!
(Elias José)

A professora lerá o poema para as crianças. Em seguida será transcrito para um cartaz para fazer a leitura apontada.

8º Passo
OFICINA DE SUCATA
Dividir a classe em quatro equipes, cada equipe terá que confeccionar uma obra de arte com as sucatas trazidas por eles se reportando para o poema de Elias José.
Ao término da obra cada equipe terá falar sobre sua obra.

9º Passo
Trabalhando com a palavra LIXO
Observe esta palavra e responda:
Letra inicial?
Letra final?
Número de vogais?
Número de consoantes?
Número de sílabas?
Total de letras?

Que outras palavras iniciam com a mesma letra da palavra LIXO?
Fazer uma listagem dessas palavras e anotar no caderno.

10º PASSO
REFLORESTANDO O MEIO AMBIENTE
Será doado sementes de vários tipos de plantas para as crianças levarem para suas casas e fazerem o plantio, conforme elas vão se desenvolvendo os alunos irão contar esse processo.

11º PASSO
DOAÇÃO DE REVISTA SOBRE O MEIO AMBIENTE E PLANFLETO INFORMATIVO SOBRE O LIXO E COLETA SELETIVA.


12º PASSO
APRESENTAÇÃO DA MÚSICA HERDEIROS DO FUTURO

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação dessa proposta de trabalho ocorrerá em todos os momentos da aula do início ao término do projeto, isso está relacionado com as tarefas realizadas na escola e também as realizadas em casa, pois é através disso que se pode observar o nível de conhecimento das crianças referente ao tema abordado e se os objetivos foram alcançados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA,Regina Célia Villaça &Pinto,Gerusa Rodriguês. Dia a Dia do Professor, Editora Fapi.
PET SAÚDE SF. UNISUL, BRASIL
FCAM. FUNDAÇÃO CAMBIRELA DO MEIO AMBIENTE.

Sequencia Didática - E.B. Professora Laurita Wagner da Silveira

E.B.Profª. Laurita Wagner da Silveira
Seqüência Didática Geografia
Série:
4ª e 5ª
Professoras:Fernanda Albertina Garcia e Vera Terezinha Oliveira Costa

Tema: Conservação da Escola

Objetivo Geral: Desenvolver com o educando a responsabilidade e o compromisso de conservar o espaço escolar, desdobrando esta responsabilidade também para a família.

Justificativa
A escola, enquanto organização complexa, tem a principal missão de garantir a todos o acesso a educação de qualidade. Para isso o desenvolvimento dos saberes tornam-se indispensáveis para a plena participação social. Nosso desafio é desenvolver atividades que favoreçam a aquisição desses saberes por esses educandos.(PCN)
Neste sentido os saberes são permeados por uma produção de conhecimento ainda mais abrangente. O professor busca oportunizar ao estudante que conheça seu lugar e reconheça-se como parte constituinte de um processo histórico favorecendo o acesso ao conhecimento de forma interdisciplinar, deixando assim, de ser tão fragmentado.
A escola é um espaço propício a exploração de diversos saberes que podem e devem ser projetados para outros espaços da criança. Parafraseando John Dewey, a escola não apenas prepara para a vida, ela torna-se a própria vida de muitas crianças. A criança precisa valorizar e conservar o espaço físico e para além, as pessoas que formam a comunidade escolar.

Objetivos Específicos

Perceber a escola como espaço à ser cuidado por todos;
Verificar se há disperdício de alimentos;
Reaproveitar materiais;
Conscientizar a família como parceria importante na conservação da escola.
Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.

Conteúdos

Gêneros Textuais, Produção textual, Maquete, Espaço escolar, conservação.

Desenvolvimento
Etapa1: Levar as crianças para conhecer o novo espaço escolar.

Etapa2: Observação dos espaços.

Etapa3:Produzir um texto falando deste primeiro contato e sobre as mudanças que o correram desde a mudança da antiga escola.

Etapa4: Em grupos as crianças verificarão o que pode ser feito para melhorar.

Etapa5: Fazer o desenho da escola antiga e da atual escola.

Etapa6: Entrega da produção textual escrita, momento para refazer e perceber o que precisa ser melhorado.

Etapa7: Elaboração de Maquetes pelas turmas da quinta série.

Etapa8: Exposição das Maquetes, redações e seus respectivos desenhos.

Avaliação

Será realizado registro de observações sobre a participação dos estudantes e demais envolvidos: quais estratégias deram certo e quais precisam ser aprimoradas. Anotação também das intervenções em destaque que contribuíram para o desenvolvimento do grupo. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.

Referencia Bibliográfica

PCN

Sequência Didática - G.E. Francisca Raimunda Farias Costa

GRUPO ESCOLAR FRANCISCA RAIMUNDA FARIAS COSTA – PRAIA DE FORA – SC.

Professoras: Luciana Afonso da Silva
Marisete Trentin Pertussatti
Nathalie Catarina Schaden Cruz
Onésia Maria Ramos


Projeto Meio Ambiente

Introdução
Nos dias de hoje a educação ambiental está sendo discutida em processo continuo em todas as áreas da educação, fortalecendo e ajudando o aluno a perceber e entender o meio ambiente e os problemas ambientais.
Neste sentido, a conscientização e a importância de preservar a natureza para melhorar a qualidade de vida são ações efetivas que cada individuo deve ter enquanto ser que faz parte da sociedade em que vive.
Para isso, temos como proposta trabalhar de forma interdisciplinar, alguns dos conteúdos do contexto onde sejam contemplados todos os públicos envolvidos neste processo de ensino aprendizagem.

Objetivo Geral
Despertar no aluno a consciência de suas responsabilidades em relação a preservação dos recursos naturais em face das constantes atividades da espécie humana, a única capaz de alterar profundamente o meio ambiente.

Objetivos específicos
Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente;
Compreender a importância das atividades individuais e coletivas para preservação da natureza;
Refletir sobre a conservação e uso racional dos recursos do planeta;( água, animais e plantas);
Estimular a responsabilidade dos alunos sobre a produção e destino do lixo, para que o mesmo não prejudique o meio ambiente.
Promover a reflexão coletiva sobre a responsabilidade com as questões ambientais.

Ano/Série: 1º ano, 3º ano e 4ª série.

Período – Vespertino

Tempo Estimado
Esta temática foi desenvolvida neste bimestre, e será estendida durante todo o ano letivo.

Temas
Cuidando do Planeta
Tratamento do Lixo
Biodiversidade.

Disciplinas
Língua Portuguesa: produções textuais, produções de musicas, interpretação de texto entre outras.
Ciências: ecossistemas, coleta de lixo, seres vivos entre outros.
Geografia: preservação do meio ambiente.
Matemática: situações problemas e as quatro operações.

Observação: as disciplinas língua portuguesa, ciências e matemática não estão relatadas as atividades por este ser um projeto desenvolvido especifico para disciplina de geografia.

1º ano

Tema: O meio ambiente

Desenvolvimento

1ª Etapa:
Conversa dirigida sobre o tema.
Hora do conto – Coleção ecológica – Viva a natureza.

2ª Etapa: Criar frases.

3ª Etapa: Produção de Texto coletivo.

4ª Etapa: Musica (Como pode um peixe vivo) – CD ecologia Ciranda Cultural.

5ª Etapa: Recorte e colagem de seres vivos e não vivos.

6 ª Etapa: Desenho ( represente como você vê a natureza e o ambiente que o cerca).

7ª Etapa: Cuidando do nosso espaço escolar (um dia de proteção ao ambiente. Catar lixo no pátio). Poesia e encerramento com musica.

Anexos

Frases dos alunos.

Toda vida tem valor. (Leandro Rosa).
Temos que cuidar do planeta para a natureza viver. Nathan).
Reciclar o lixo ajuda a preservar o meio ambiente. ( Breno).
Lugar de lixo é no lixeiro.(Any)
Não polua os rios para não matar os animais. ( Erick Pau).
Se não cuidarmos do meio ambiente o mundo vai acabar. ( Julia Teixeira).
Para o planeta viver temos que cuidar bem dele. ( Gabriela).
Devemos tratar bem as plantinhas dando água e luz.( Guilherme).

Poesia

Amigo planeta
Nos queremos te salvar.
As crianças dessa escola não vão
Te abandonar.


Texto coletivo

Cuidando do Planeta

Moramos no Planeta Terra.
Ele é muito grande.
Temos que cuidar bem dele.
Não jogue lixo nos rios.
Recicle o lixo.
Jogue o lixo no lixeiro.
Leve uma sacolinha quando for passear.
Para colocar o lixo.
Chega de poluição.
Queremos um mundo limpo.

Música

Como pode um ser vivo.

Como pode um ser vivo
Viver sem seu habitat,
Como pode uma floresta,
Desmatada todo dia.

Como poderei viver...
Como poderei viver...
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia.

Como pode uma floresta
Viver sendo incendiada.
Como pode uma floresta
Desmatada todo dia.

Como poderei viver...
Como poderei viver...
Sem a tua, sem a tua , sem a tua companhia.


3º ano

Tema: Tratamento do lixo

Desenvolvimento

1ª Etapa: Apresentação do tema aos alunos, seguido de sondagem do que eles já sabem. Discussão coletiva e individual.

2ª Etapa: Leitura de textos variados como: Motivo para separar o lixo, a importância da reciclagem do lixo e o processo de reciclagem de lixo. (Livro: Projeto Prosa – matemática, 3º ano Ensino fundamental p. 34-35). (Anexo).

3ª Etapa: Leitura e observação de fotos e reconhecimento de cada tipo de lixo. (Anexo)
5 – Destino de cada tipo de lixo. (Livro Porta Aberta Ciências, 3º ano Ensino fundamental p. 97-98-99).(Anexo)
4ª Etapa: Montagem de cartaz coletivo com reportagens sobre o assunto em pauta.

5ªEtapa: Dividir os alunos em grupos para serem confeccionados cartazes.
a) – Motivos para separar lixo.( Desenho de lixeiras)
b) – Tipos de lixos que devem ser colocado em cada lixeira.
c) – Destino do lixo.
d) – Tempo de decomposição.

6ª Etapa: Apresentação dos trabalhos produzidos em grupos.

7ª Etapa: Produção de Textos individuais. (Anexo).

8ª Etapa: Produção de texto coletivo para ser apresentação teatral

9ª Etapa: Ensaio da musica para apresentação teatral.

Sequência Didática - Escola Professor Daniel Carlos Weingartner

ESCOLA PROFESSOR DANIEL CARLOS WEINGARTNER

Docentes:Carmem Helena da Silva - 1º ano e 4ª série
Janice Leonila Foster – 2º e 3º ano
Pedro Schmitz Emereciano ( Educação Física )
Nilton Rodrigues Junior - Informática

Suporte Técnico: Celina Adelina de Oliveira da Silva e Magali Fabiana da Silveira Persike

TEMA: CAMBIRELA

INTRODUÇÃO
Analisar os problemas sócio-ambientais possibilita profundos questionamentos quanto às concepções que estão inseridas nas atitudes cotidianas. Assim, através do ensino escolar pretendemos propiciar condições no sentido de levar as pessoas da comunidade a uma reflexão referente às implicações de suas ações sobre suas próprias vidas.
Em se tratando de educar para a educação ambiental, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a prática no dia-a-dia.
É preciso facilitar ao aluno a apropriação do conhecimento a respeito da importância do Morro do Cambirela para a vida dos seres e da sociedade, bem como, constatar o que vem acontecendo com Morro devido às ações do homem.
Quando o aluno perceber o quanto o Morro o ajuda a viver melhor, sem dúvida ele estará motivado a uma tomada de consciência no que diz respeito aos problemas ambientais que envolvem o Cambirela.
Portanto, esta Sequência Didática deverá ser trabalhada de forma planejada e interdisciplinar buscando a interação entre escola e família, no sentido da conscientização da biodiversidade existente no Morro do Cambirela e o que vem acontecendo com o mesmo nos últimos anos, pois todos os problemas exigem um posicionamento, para uma intervenção capaz de mudar certas concepções que só visam à destruição e o individualismo.
Ao educar para as questões ambientais, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe escolar contribui de forma decisiva na reconstrução de um novo pensar e agir, pautado na formação cidadã de pessoas ativas e responsáveis socialmente.


ANO/ SÉRIE: É destinado do 1º ano a 4ª série do ensino fundamental, bem como, pode se estender à comunidade local.


OBJETIVO GERAL
Analisar a biodiversidade existente no Morro do Cambirela, constatando o que vem ocorrendo nos últimos anos e estudar as leis que o protege e inibem essas ações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Constatar a importância do Morro do Cambirela para a vida dos seres e da sociedade local;
Verificar os impactos ambientais com a “destruição do Cambirela”- exploração desenfreada;
Realizar estudo histórico sobre o Morro;
Estudar as leis para verificar se o Morro do Cambirela faz parte da Serra do Tabuleiro;
Pesquisar as sobre as leis de proteção ambiental que inibem a ação humana quanto a ação desenfreada dos homens.


TEMPO ESTIMADO: De 08 a 19 de agosto de 2011.


MATERIAL NECESSÁRIO
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, textos informativos, material didático-pedagógico, cartolinas, PC, fotografias, vídeos, etc.

ESTRATÉGIAS METODOLOGICAS (Desenvolvimento)

Atividades para serem desenvolvidas com as turmas:
Leitura de textos informativos;
Pesquisa nas famílias sobre os animais, pássaros que vivem no Cambirela;
Pesquisa sobre as plantas nativas do Cambirela;
Realização de pesquisa fotográfica sobre o Morro;
Produção textual (poema, panfletos informativos e outros) sobre o tema;
Através de textos informativos realizar estudos sobre as leis que amparam o Morro do Cambirela;
Montagem de panfletos informativos sobre as leis de amparo ao Morro do Cambirela;Montagem no P.C. sobre os estudos realizados sobre o Morro do Cambirela;

AVALIAÇÃO
Todos os resultados e avaliações serão feitos através das atividades elaboradas, dos relatos, da participação efetiva de todos, etc.

BIBLIOGRAFIA
Fundação Cambirela do Meio Ambiente – FCAM
Projeto Político Pedagógico da Escola Prof. Daniel Carlos Weingartner
Internet - Pesquisas
SILVA, João José da. Na Beira, Sem Eira. Palhoça / SC, 2010.