SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORAS:LUCIANA KLÖPPEL VIEIRA
DEISI SCHMITT
SHIRLEY PERES KNABBEN DA SILVA
TEMA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
Justificativa
O tema em destaque tem como objetivo recuperar o rico universo da cultura popular, principalmente da região onde está inserida a instituição educacional, pois se observa que as manifestações folclóricas têm sido esquecidas pela sociedade atual e também pouco exploradas no meio educacional.
É de nosso conhecimento que é através das manifestações culturais que se misturam as crenças, tradições, superstições, lenda, brinquedos e brincadeiras que são abstraídos do saber popular pela tradição oral de um povo.
É de nosso conhecimento que é através das manifestações culturais que se misturam as crenças, tradições, superstições, lenda, brinquedos e brincadeiras que são abstraídos do saber popular pela tradição oral de um povo.
Esse conjunto de diferentes expressões folclóricas contribui para que as crianças apropriem-se de vários conhecimentos, principalmente aquilo que faz parte de seu universo, os brinquedos e as brincadeiras.
Esta perspectiva teórica vem de encontro com a idéia de FANTIM(2000) onde o mesmo destaca que resgatar a história de jogos infantis tradicionais,como expressão da história e da cultura pode nos mostra estilos de vida, maneiras de pensar,sentir, falar e sobretudo de brincar e interagir.
Objetivo geral
Esta perspectiva teórica vem de encontro com a idéia de FANTIM(2000) onde o mesmo destaca que resgatar a história de jogos infantis tradicionais,como expressão da história e da cultura pode nos mostra estilos de vida, maneiras de pensar,sentir, falar e sobretudo de brincar e interagir.
Objetivo geral
Ampliar o universo do conhecimento das crianças em relação às manifestações culturais dando ênfase as lendas mais atrativas bem como os brinquedos e as brincadeiras infantis.
Objetivos específicos
*Reconhecer a importância cultural do folclore,
* Valorizar os textos folclóricos considerando-os um patrimônio cultural que deve ser preservado,
* Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos folclóricos;
* Exercitar a fantasia e a imaginação através da leitura de histórias;
* Observar a estrutura e as características das narrativas,
* Produzir textos coletivos;
* Desenvolver o gosto pela leitura e danças;
* Estimular o raciocínio e a atenção.
Turma: 1º ano
Tempo previsto: 5 dias
1°PASSO
RODA DA CONVERSA
O que é Folclore?
Questionar os alunos sobre o que compreendem sobre o Folclore
(conhecimento prévio).
ABORDAGEM DO PROFESSOR
O professor fará um breve comentário sobre o conceito de Folclore.
TRABALHANDO COM POEMA
ISTO É FOLCLORE
Folclore é conhecer
sobre a cultura popular
que é passada
de geração em geração!
Folclore é soltar pipas
e também brincar de pião.
Folclore também é
adivinhas e diversão.
Muitas brincadeiras,
bolhas de sabão,
pique esconde, isso é bom!
Pular corda e amarelinha,
cabra cega não me pega não!
( Graça Batituci)
Ler o poema e pintar as rimas.
Deveres
1- Pesquise uma adivinha , escreva em uma folha e de a resposta em forma de ilustração.
2- Que brincadeira você brinca faz parte do folclore?
2º PASSO
PRODUÇÃO TEXTUAL
Produzir um livro sobre lendas folclóricas, será narrado quatro lendas para os alunos uma a cada dia. Após a narração de cada uma das lendas faremos coletivamente a reescrita das mesmas.
ESTRUTURAÇÃO DO LIVRO
A capa será composta pelo nome da escola,munícipio, bairro,rua, professora e autores do livro.O título será Manifestações Folclóricas.
1° página do livro
A LENDA DO SACI -PERERÊ
2º Página
A LENDA DA MULA-SEM-CABEÇA
3°Página
A LENDA DO BOTO -COR -DE -ROSA
4º Página
A LENDA DO CURUPIRA
Deveres
Pesquisar uma cantiga de roda e escrevê- la no caderno para apresentar na próxima aula.
4º passo
LEITURA DO LIVRO
Ao término do livro sobre lendas folclóricas faremos a leitura do mesmo, será proposto as crianças que cada uma leia uma página para que observem a sua estruturação.
Deveres
1- Trazer uma garrafinha pet , uma bola de gude e uma cartela de adesivo para confeccionarmos um bilboquê.
5º passo
OFICINA DE BRINQUEDOS
Com os materiais trazidos pelas crianças iremos confeccionar o bilboquê, primeiramente a professora irá mostrar passo a passo como se confecciona o brinquedo.
MOMENTO DO BRINCAR
Ao término do brinquedo sairemos para o pátio para brincarmos, onde a professora mostrará como se brinca com o brinquedo.
Deveres
DESCOBRINDO FRASES
6º Passo
CRUZADINHA
HORA DO CONTO
Contar a lenda do Negrinho do Pastoreiro.Conversar sobre a lenda e o que mais lhe chamou sua atenção.
7ºPasso
CAÇA-PALAVRAS
Deveres
PINTE E ESCREVA
8º Passo
BRINCANDO COM TRAVA-LÍNGUAS
Apresentar para as crianças alguns trava-línguas, dividir a turma em quatro equipes, cada equipe ficará responsável em ler para a classe um trava-língua que anteriormente foi apresentado.
VAMOS LER TRAVA-LÍNGUAS
A ARANHA ARRANHA A JARRA,
A JARRA ARRANHA A ARANHA;
NEM A ARANHA ARRANHA A JARRA,
NEM A JARRA ARRANHA A ARANHA.
O DOCE PERGUNTOU AO DOCE:
- QUAL O DOCE QUE É MAIS DOCE?
E O DOCE RESPONDEU AO DOCE:
- O DOCE MAIS DOCE
É O DOCE DE BATATA- DOCE.
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO
QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
PINGA A PIA,
PIA O PINTO
Objetivos específicos
*Reconhecer a importância cultural do folclore,
* Valorizar os textos folclóricos considerando-os um patrimônio cultural que deve ser preservado,
* Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos folclóricos;
* Exercitar a fantasia e a imaginação através da leitura de histórias;
* Observar a estrutura e as características das narrativas,
* Produzir textos coletivos;
* Desenvolver o gosto pela leitura e danças;
* Estimular o raciocínio e a atenção.
Turma: 1º ano
Tempo previsto: 5 dias
1°PASSO
RODA DA CONVERSA
O que é Folclore?
Questionar os alunos sobre o que compreendem sobre o Folclore
(conhecimento prévio).
ABORDAGEM DO PROFESSOR
O professor fará um breve comentário sobre o conceito de Folclore.
TRABALHANDO COM POEMA
ISTO É FOLCLORE
Folclore é conhecer
sobre a cultura popular
que é passada
de geração em geração!
Folclore é soltar pipas
e também brincar de pião.
Folclore também é
adivinhas e diversão.
Muitas brincadeiras,
bolhas de sabão,
pique esconde, isso é bom!
Pular corda e amarelinha,
cabra cega não me pega não!
( Graça Batituci)
Ler o poema e pintar as rimas.
Deveres
1- Pesquise uma adivinha , escreva em uma folha e de a resposta em forma de ilustração.
2- Que brincadeira você brinca faz parte do folclore?
2º PASSO
PRODUÇÃO TEXTUAL
Produzir um livro sobre lendas folclóricas, será narrado quatro lendas para os alunos uma a cada dia. Após a narração de cada uma das lendas faremos coletivamente a reescrita das mesmas.
ESTRUTURAÇÃO DO LIVRO
A capa será composta pelo nome da escola,munícipio, bairro,rua, professora e autores do livro.O título será Manifestações Folclóricas.
1° página do livro
A LENDA DO SACI -PERERÊ
2º Página
A LENDA DA MULA-SEM-CABEÇA
3°Página
A LENDA DO BOTO -COR -DE -ROSA
4º Página
A LENDA DO CURUPIRA
Deveres
Pesquisar uma cantiga de roda e escrevê- la no caderno para apresentar na próxima aula.
4º passo
LEITURA DO LIVRO
Ao término do livro sobre lendas folclóricas faremos a leitura do mesmo, será proposto as crianças que cada uma leia uma página para que observem a sua estruturação.
Deveres
1- Trazer uma garrafinha pet , uma bola de gude e uma cartela de adesivo para confeccionarmos um bilboquê.
5º passo
OFICINA DE BRINQUEDOS
Com os materiais trazidos pelas crianças iremos confeccionar o bilboquê, primeiramente a professora irá mostrar passo a passo como se confecciona o brinquedo.
MOMENTO DO BRINCAR
Ao término do brinquedo sairemos para o pátio para brincarmos, onde a professora mostrará como se brinca com o brinquedo.
Deveres
DESCOBRINDO FRASES
6º Passo
CRUZADINHA
HORA DO CONTO
Contar a lenda do Negrinho do Pastoreiro.Conversar sobre a lenda e o que mais lhe chamou sua atenção.
7ºPasso
CAÇA-PALAVRAS
Deveres
PINTE E ESCREVA
8º Passo
BRINCANDO COM TRAVA-LÍNGUAS
Apresentar para as crianças alguns trava-línguas, dividir a turma em quatro equipes, cada equipe ficará responsável em ler para a classe um trava-língua que anteriormente foi apresentado.
VAMOS LER TRAVA-LÍNGUAS
A ARANHA ARRANHA A JARRA,
A JARRA ARRANHA A ARANHA;
NEM A ARANHA ARRANHA A JARRA,
NEM A JARRA ARRANHA A ARANHA.
O DOCE PERGUNTOU AO DOCE:
- QUAL O DOCE QUE É MAIS DOCE?
E O DOCE RESPONDEU AO DOCE:
- O DOCE MAIS DOCE
É O DOCE DE BATATA- DOCE.
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO
QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
PINGA A PIA,
PIA O PINTO
QUANTO MAIS O PINTO PIA,
MAIS E MAIS A PIA PINGA.
HORA DA ESCRITA
Copiar o trava -línguas e ilustrá-lo para exposição na sala de aula.
Deveres
Pesquise um trava-línguas e escreva-o no seu caderno.
9º passo
ALIMENTAÇÃO TÍPICA DO FOLCLORE
Questionar as crianças se elas conhecem algum alimento típico da sua cultura e também de outras regiões.
Perguntar se sabem o que significa típico, origem entre outros.
ABORDAGEM DO PROFESSOR
Relatar alguns alimentos típicos do folclore e que nutrientes eles trazem para nosso organismo.
Citar como exemplo as comidas típicas da Festa Junina, pois ela faz parte da nossa cultura.
HORA DO REGISTRO
Copiar no caderno algumas comidas típicas relatadas pelos alunos.
Exemplos: bolo de fubá, pinhão, farofa,paçoca.
CRIANDO FRASES
1- Crie uma frase com cada palavra abaixo:
Bolo-
Farofa-
Paçoca-
MOMENTO DO CONTO
Selecionar uma criança para narrar o conto Bumba- Meu -Boi.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOQUET,Graça & Batituci, Graça Boquet. Letramento Divertido.Editora Fapi.Belo Horizonte 2008.
FOLCLORE DIVERTIDO. Coleção de livros de lendas infantis.
MAIS E MAIS A PIA PINGA.
HORA DA ESCRITA
Copiar o trava -línguas e ilustrá-lo para exposição na sala de aula.
Deveres
Pesquise um trava-línguas e escreva-o no seu caderno.
9º passo
ALIMENTAÇÃO TÍPICA DO FOLCLORE
Questionar as crianças se elas conhecem algum alimento típico da sua cultura e também de outras regiões.
Perguntar se sabem o que significa típico, origem entre outros.
ABORDAGEM DO PROFESSOR
Relatar alguns alimentos típicos do folclore e que nutrientes eles trazem para nosso organismo.
Citar como exemplo as comidas típicas da Festa Junina, pois ela faz parte da nossa cultura.
HORA DO REGISTRO
Copiar no caderno algumas comidas típicas relatadas pelos alunos.
Exemplos: bolo de fubá, pinhão, farofa,paçoca.
CRIANDO FRASES
1- Crie uma frase com cada palavra abaixo:
Bolo-
Farofa-
Paçoca-
MOMENTO DO CONTO
Selecionar uma criança para narrar o conto Bumba- Meu -Boi.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOQUET,Graça & Batituci, Graça Boquet. Letramento Divertido.Editora Fapi.Belo Horizonte 2008.
FOLCLORE DIVERTIDO. Coleção de livros de lendas infantis.
PARREIRA,Glaucia et.al. Alfabetização Lúdica.Editora Ciranda Cultural. São Paulo.
PARA OBTER A SEQUÊNCIA COM AS ATIVIDADES CLICK NO LINK ABAIXO