quinta-feira, dezembro 08, 2011

Sequência Didática - Escola Professor Daniel Carlos Weingartner

ESCOLA PROFESSOR DANIEL CARLOS WEINGARTNER

Docentes:Carmem Helena da Silva - 1º ano e 4ª série
Janice Leonila Foster – 2º e 3º ano
Pedro Schmitz Emereciano ( Educação Física )
Nilton Rodrigues Junior - Informática

Suporte Técnico: Celina Adelina de Oliveira da Silva e Magali Fabiana da Silveira Persike

TEMA: CAMBIRELA

INTRODUÇÃO
Analisar os problemas sócio-ambientais possibilita profundos questionamentos quanto às concepções que estão inseridas nas atitudes cotidianas. Assim, através do ensino escolar pretendemos propiciar condições no sentido de levar as pessoas da comunidade a uma reflexão referente às implicações de suas ações sobre suas próprias vidas.
Em se tratando de educar para a educação ambiental, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a prática no dia-a-dia.
É preciso facilitar ao aluno a apropriação do conhecimento a respeito da importância do Morro do Cambirela para a vida dos seres e da sociedade, bem como, constatar o que vem acontecendo com Morro devido às ações do homem.
Quando o aluno perceber o quanto o Morro o ajuda a viver melhor, sem dúvida ele estará motivado a uma tomada de consciência no que diz respeito aos problemas ambientais que envolvem o Cambirela.
Portanto, esta Sequência Didática deverá ser trabalhada de forma planejada e interdisciplinar buscando a interação entre escola e família, no sentido da conscientização da biodiversidade existente no Morro do Cambirela e o que vem acontecendo com o mesmo nos últimos anos, pois todos os problemas exigem um posicionamento, para uma intervenção capaz de mudar certas concepções que só visam à destruição e o individualismo.
Ao educar para as questões ambientais, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe escolar contribui de forma decisiva na reconstrução de um novo pensar e agir, pautado na formação cidadã de pessoas ativas e responsáveis socialmente.


ANO/ SÉRIE: É destinado do 1º ano a 4ª série do ensino fundamental, bem como, pode se estender à comunidade local.


OBJETIVO GERAL
Analisar a biodiversidade existente no Morro do Cambirela, constatando o que vem ocorrendo nos últimos anos e estudar as leis que o protege e inibem essas ações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Constatar a importância do Morro do Cambirela para a vida dos seres e da sociedade local;
Verificar os impactos ambientais com a “destruição do Cambirela”- exploração desenfreada;
Realizar estudo histórico sobre o Morro;
Estudar as leis para verificar se o Morro do Cambirela faz parte da Serra do Tabuleiro;
Pesquisar as sobre as leis de proteção ambiental que inibem a ação humana quanto a ação desenfreada dos homens.


TEMPO ESTIMADO: De 08 a 19 de agosto de 2011.


MATERIAL NECESSÁRIO
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, textos informativos, material didático-pedagógico, cartolinas, PC, fotografias, vídeos, etc.

ESTRATÉGIAS METODOLOGICAS (Desenvolvimento)

Atividades para serem desenvolvidas com as turmas:
Leitura de textos informativos;
Pesquisa nas famílias sobre os animais, pássaros que vivem no Cambirela;
Pesquisa sobre as plantas nativas do Cambirela;
Realização de pesquisa fotográfica sobre o Morro;
Produção textual (poema, panfletos informativos e outros) sobre o tema;
Através de textos informativos realizar estudos sobre as leis que amparam o Morro do Cambirela;
Montagem de panfletos informativos sobre as leis de amparo ao Morro do Cambirela;Montagem no P.C. sobre os estudos realizados sobre o Morro do Cambirela;

AVALIAÇÃO
Todos os resultados e avaliações serão feitos através das atividades elaboradas, dos relatos, da participação efetiva de todos, etc.

BIBLIOGRAFIA
Fundação Cambirela do Meio Ambiente – FCAM
Projeto Político Pedagógico da Escola Prof. Daniel Carlos Weingartner
Internet - Pesquisas
SILVA, João José da. Na Beira, Sem Eira. Palhoça / SC, 2010.