quinta-feira, dezembro 08, 2011

Sequência Didática - Grupo Escolar Najla Carone Guedert

GRUPO ESCOLAR NAJLA CARONE GUEDERT

PROFESSORAS:
LUCIANA KLÖPPEL VIEIRA
DEISI SCHMITT SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: Geografia

Tema:Lixo: Uma Questão De Educação

Turma: 1º Ano

Tempo estimado: seis dias

Materiais utilizados
Cartolinas, pincel atômico, revistas, sacos plásticos de cores azul, verde, vermelho e amarelo, potes, suporte para definir os tipos de lixos, sucatas, etc.

Período: Matutino e Vespertino

Justificativa

A necessidade de abordar essa temática tem como objetivo maior, a conscientização do corpo docente, discente e toda comunidade escolar para a reciclagem, reutilização e redução do lixo.
Partindo dessa conscientização estaremos na busca de ações positivas ao meio ambiente, preocupando-se assim, com as atuais e futuras gerações.
Com isso, queremos provocar mudanças de atitudes nos educandos em relação ao meio ambiente e formar agentes multiplicadores desses ideais, transformando os conhecimentos em ações.

Objetivo geral: Conscientizar os educandos da importância de reciclar, reutilizar e reduzir o lixo, pois essa mudança de atitude contribuirá para preservação do meio ambiente.

Proposta de trabalho:
- Aquisição de coletores para selecionar o lixo;
-Caminhada ecológica;
-Apresentação de uma música ( Herdeiros do Futuro)

Objetivos específicos:
*Promover uma palestra sobre a importância de reciclar o lixo;
*Analisar o conhecimento prévio dos educandos a respeito da reciclagem do lixo;
*Apresentar o conhecimento científico através de um texto informativo;
*Produzir um texto coletivo a partir do conhecimento adquirido sobre o tema;
* conhecer o tempo que leva para se decompor alguns objetos no meio ambiente;
*Classificar os lixos recicláveis através de figuras apontando o seu tempo de decomposição;
*Trabalhar com o poema “Morada do Inventor”;
*Desenvolver a escrita e leitura através de diferentes tipos de texto;
*Promover oficina de sucata com materiais recicláveis;
* Identificar os diferentes tipos de lixos analisando as cores e as respectivas palavras que os classificam através de brincadeiras;

Metodologia de trabalho
1º Passo
Palestra com os estagiários da Universidade da UNISUL tema: A importância de reciclar o lixo.

2º Passo
Momento de conversação conhecimento prévio
Dialogar com os alunos a respeito do meio ambiente, questionando sobre o que compreendem sobre meio ambiente.

3º Passo
Conhecimento científico
Apresentar aos alunos as mudanças de atitudes que podemos ter para preservar o meio ambiente.
Leitura do texto
AJUDE A PRESERVAR A NATUREZA COM A COLETA SELETIVA DO LIXO

Produção textual coletiva:
Escrever no quadro de que forma podemos contribuir para ajudar a preservar o meio ambiente.
Em seguida cada aluno irá registrar no caderno.

Tarefas para casa
Trazer figuras de objetos que podemos reciclar.

4°Passo
Texto complementar sobre o tempo de decomposição do diferentes tipos de lixos

Classificar as figuras de objetos que podemos reciclar pedidos no dia anterior.

Confeccionar um álbum seriado

Organizar as figuras selecionando-as e colocando-as nas páginas de acordo com o tipo de lixo e seu tempo de decomposição.


5º Passo
Saída a campo
Levar os alunos para observarem se os moradores que residem próximo a escola estão ou não contribuindo com a preservação do meio ambiente, principalmente no que se refere ao destino do lixo.

Análise do passeio
Debater sobre o que observamos.
Texto coletivo:
Registrar no caderno o que nossa análise

6º Passo
Brincando de coleta seletiva

-Distribuir quatro potes com as cores específicas das definições do lixo. Exemplo: azul=papel, verde-vidro, amarelo=metal, vermelho=plástico.
-Selecionar diferentes tipos de lixos recicláveis.
-Utilizar-se da brincadeira da galinha quer pôr para o desenvolvimento , escolher uma criança para pegar um dos objetos selecionados, ou seja, lixo reciclável para colocar atrás de um amigo, então esse terá que colocar o objeto no respectivo pote.
- Na segunda etapa dessa brincadeira trocaremos os objetos por palavras. Exemplos: LATA, LOUÇA, COPO DE PLÁSTICO, FOLHA DE PAPEL, etc.
Tarefas para casa
Trazer diferentes tipos de materiais recicláveis para escola.

7ºPasso
Trabalhando com poema

MORADA DO INVENTOR
A professora pedia e a gente levava
Achando loucura ou monte de lixo

Latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,
pedaços de papel de embrulho, fitas,
brinquedos quebrados,xícaras sem asa,
recortes e bichos,pessoas ,luas e estrelas,
revistas e jornais,retalhos de tecidos,
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,
pedaços de madeira,de ferro ou de plástico.
Um dia a professora deu a partida,
E transformamos, colamos e colorimos.

E surgiram bonecos esquisitos,
bichos de outros planetas, bruxas
e coisas malucas que Deus não inventou.

Tudo o que nascia ganhava nomes, pais,
casa, amigos,parentes e país.

E nasceram histórias de rir ou de arrepiar!...

E a escola virou morada de inventor!
(Elias José)

A professora lerá o poema para as crianças. Em seguida será transcrito para um cartaz para fazer a leitura apontada.

8º Passo
OFICINA DE SUCATA
Dividir a classe em quatro equipes, cada equipe terá que confeccionar uma obra de arte com as sucatas trazidas por eles se reportando para o poema de Elias José.
Ao término da obra cada equipe terá falar sobre sua obra.

9º Passo
Trabalhando com a palavra LIXO
Observe esta palavra e responda:
Letra inicial?
Letra final?
Número de vogais?
Número de consoantes?
Número de sílabas?
Total de letras?

Que outras palavras iniciam com a mesma letra da palavra LIXO?
Fazer uma listagem dessas palavras e anotar no caderno.

10º PASSO
REFLORESTANDO O MEIO AMBIENTE
Será doado sementes de vários tipos de plantas para as crianças levarem para suas casas e fazerem o plantio, conforme elas vão se desenvolvendo os alunos irão contar esse processo.

11º PASSO
DOAÇÃO DE REVISTA SOBRE O MEIO AMBIENTE E PLANFLETO INFORMATIVO SOBRE O LIXO E COLETA SELETIVA.


12º PASSO
APRESENTAÇÃO DA MÚSICA HERDEIROS DO FUTURO

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação dessa proposta de trabalho ocorrerá em todos os momentos da aula do início ao término do projeto, isso está relacionado com as tarefas realizadas na escola e também as realizadas em casa, pois é através disso que se pode observar o nível de conhecimento das crianças referente ao tema abordado e se os objetivos foram alcançados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA,Regina Célia Villaça &Pinto,Gerusa Rodriguês. Dia a Dia do Professor, Editora Fapi.
PET SAÚDE SF. UNISUL, BRASIL
FCAM. FUNDAÇÃO CAMBIRELA DO MEIO AMBIENTE.