quinta-feira, dezembro 08, 2011

Sequência Didática - Grupo Escolar Najla Carone Guedert

GRUPO ESCOLAR NAJLA CARONE GUEDERT
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: SÔNIA DA COSTA VILAÇA

Tema

Lixo: Uma Questão De Educação, Dengue uma
Consequência
Turma: 3° Ano
Período: Matutino e Vespertino

Justificativa
A necessidade de abordar essa temática tem como objetivo maior, a conscientização do corpo docente, discente e toda comunidade escolar para a reciclagem, reutilização e redução do lixo, com essa conscientiza evitaremos possíveis problemas como a dengue.
Partindo dessa conscientização estaremos na busca de ações positivas ao meio ambiente, preocupando-se assim, com as atuais e futuras gerações.

Com isso, queremos provocar mudanças de atitudes nos educandos em relação ao meio ambiente e formar agentes multiplicadores desses ideais, transformando os conhecimentos em ações.

Objetivo geral: Conscientizar os educandos da importância de reciclar, reutilizar e reduzir o lixo, pois essa mudança de atitude contribuirá para preservação do meio ambiente e assim combater o avanço do mosquito transmissor da dengue.


Proposta de trabalho:
- Aquisição de coletores para selecionar o lixo;
-Caminhada ecológica;
-Passeio de campo com os alunos na comunidade;
-Confecção de cartazes;
-Elaboração de panfletos no laboratório de informática;
-Palestra sobre a Dengue – Com agentes da vigilância sanitária.
-Teatro de fantoche – Peça O fantasma do lixo na escola.

Objetivos específicos:
*Analisar o conhecimento prévio dos educandos a respeito dos problemas vivenciados pela comunidade sobre o lixo e sua reciclagem;
*Apresentar o conhecimento científico através de um texto informativo;
*Produzir um texto coletivo a partir do conhecimento adquirido sobre o tema;
* Conhecer o tempo que leva para se decompor alguns objetos no meio ambiente;
*Classificar os lixos recicláveis através de figuras apontando o seu tempo de decomposição;
*Trabalho de campo, onde os alunos vão observar os problemas vivenciados em casa e na comunidade;
*Desenvolver a escrita e leitura através de diferentes tipos de texto;
*Promover oficina de sucata com materiais recicláveis;
*Palestras;
* Identificar os diferentes tipos de lixos analisando as cores e as respectivas palavras que os classificam através de brincadeiras;
*Debates com as observações realizadas pelos alunos;
*Palestra para esclarecimentos das dúvidas observadas pelos alunos
*Teatro - O fantasma do lixo na escola.
*Atividades no Livro Caminhos – SE

Tempo previsto: 30 dias

Materiais utilizados
Máquina fotográfica, computadores, panfletos, data-show, cartolinas, pincel atômico, revistas, sacos plásticos de cores azul, verde, vermelho e amarelo, potes, suporte para definir os tipos de lixos, sucatas e prevenção da dengue e etc.

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação dessa proposta de trabalho ocorrerá em todos os momentos das aulas, do início ao término do projeto, isso está relacionado com as atividades realizadas na escola, nos trabalhos de campo e também nas atividades realizadas em casa e na comunidade, pois é através disso que se pode observar o nível de conhecimento dos alunos referente ao tema abordado e se os objetivos foram alcançados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA,Regina Célia Villaça &Pinto,Gerusa Rodriguês. Dia a Dia do Professor, Editora Fapi.
PET SAÚDE SF. UNISUL, BRASIL
FCAM. FUNDAÇÃO CAMBIRELA DO MEIO AMBIENTE.
UNICAMP. WWW. Prdu.rei.unicamp.br
SESPA.portal.sespa.pa.gov.br-Portal de saúde Pública.
GABARDO,Carmen Lucia - Coleção Caminhos: vol. 5 Base Editora e Gerenciamento Pedagógico Ltda