quinta-feira, dezembro 08, 2011

Sequência Didática - G.E. Francisca Raimunda Farias Costa

GRUPO ESCOLAR FRANCISCA RAIMUNDA FARIAS COSTA – PRAIA DE FORA – SC.

Professoras: Luciana Afonso da Silva
Marisete Trentin Pertussatti
Nathalie Catarina Schaden Cruz
Onésia Maria Ramos


Projeto Meio Ambiente

Introdução
Nos dias de hoje a educação ambiental está sendo discutida em processo continuo em todas as áreas da educação, fortalecendo e ajudando o aluno a perceber e entender o meio ambiente e os problemas ambientais.
Neste sentido, a conscientização e a importância de preservar a natureza para melhorar a qualidade de vida são ações efetivas que cada individuo deve ter enquanto ser que faz parte da sociedade em que vive.
Para isso, temos como proposta trabalhar de forma interdisciplinar, alguns dos conteúdos do contexto onde sejam contemplados todos os públicos envolvidos neste processo de ensino aprendizagem.

Objetivo Geral
Despertar no aluno a consciência de suas responsabilidades em relação a preservação dos recursos naturais em face das constantes atividades da espécie humana, a única capaz de alterar profundamente o meio ambiente.

Objetivos específicos
Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente;
Compreender a importância das atividades individuais e coletivas para preservação da natureza;
Refletir sobre a conservação e uso racional dos recursos do planeta;( água, animais e plantas);
Estimular a responsabilidade dos alunos sobre a produção e destino do lixo, para que o mesmo não prejudique o meio ambiente.
Promover a reflexão coletiva sobre a responsabilidade com as questões ambientais.

Ano/Série: 1º ano, 3º ano e 4ª série.

Período – Vespertino

Tempo Estimado
Esta temática foi desenvolvida neste bimestre, e será estendida durante todo o ano letivo.

Temas
Cuidando do Planeta
Tratamento do Lixo
Biodiversidade.

Disciplinas
Língua Portuguesa: produções textuais, produções de musicas, interpretação de texto entre outras.
Ciências: ecossistemas, coleta de lixo, seres vivos entre outros.
Geografia: preservação do meio ambiente.
Matemática: situações problemas e as quatro operações.

Observação: as disciplinas língua portuguesa, ciências e matemática não estão relatadas as atividades por este ser um projeto desenvolvido especifico para disciplina de geografia.

1º ano

Tema: O meio ambiente

Desenvolvimento

1ª Etapa:
Conversa dirigida sobre o tema.
Hora do conto – Coleção ecológica – Viva a natureza.

2ª Etapa: Criar frases.

3ª Etapa: Produção de Texto coletivo.

4ª Etapa: Musica (Como pode um peixe vivo) – CD ecologia Ciranda Cultural.

5ª Etapa: Recorte e colagem de seres vivos e não vivos.

6 ª Etapa: Desenho ( represente como você vê a natureza e o ambiente que o cerca).

7ª Etapa: Cuidando do nosso espaço escolar (um dia de proteção ao ambiente. Catar lixo no pátio). Poesia e encerramento com musica.

Anexos

Frases dos alunos.

Toda vida tem valor. (Leandro Rosa).
Temos que cuidar do planeta para a natureza viver. Nathan).
Reciclar o lixo ajuda a preservar o meio ambiente. ( Breno).
Lugar de lixo é no lixeiro.(Any)
Não polua os rios para não matar os animais. ( Erick Pau).
Se não cuidarmos do meio ambiente o mundo vai acabar. ( Julia Teixeira).
Para o planeta viver temos que cuidar bem dele. ( Gabriela).
Devemos tratar bem as plantinhas dando água e luz.( Guilherme).

Poesia

Amigo planeta
Nos queremos te salvar.
As crianças dessa escola não vão
Te abandonar.


Texto coletivo

Cuidando do Planeta

Moramos no Planeta Terra.
Ele é muito grande.
Temos que cuidar bem dele.
Não jogue lixo nos rios.
Recicle o lixo.
Jogue o lixo no lixeiro.
Leve uma sacolinha quando for passear.
Para colocar o lixo.
Chega de poluição.
Queremos um mundo limpo.

Música

Como pode um ser vivo.

Como pode um ser vivo
Viver sem seu habitat,
Como pode uma floresta,
Desmatada todo dia.

Como poderei viver...
Como poderei viver...
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia.

Como pode uma floresta
Viver sendo incendiada.
Como pode uma floresta
Desmatada todo dia.

Como poderei viver...
Como poderei viver...
Sem a tua, sem a tua , sem a tua companhia.


3º ano

Tema: Tratamento do lixo

Desenvolvimento

1ª Etapa: Apresentação do tema aos alunos, seguido de sondagem do que eles já sabem. Discussão coletiva e individual.

2ª Etapa: Leitura de textos variados como: Motivo para separar o lixo, a importância da reciclagem do lixo e o processo de reciclagem de lixo. (Livro: Projeto Prosa – matemática, 3º ano Ensino fundamental p. 34-35). (Anexo).

3ª Etapa: Leitura e observação de fotos e reconhecimento de cada tipo de lixo. (Anexo)
5 – Destino de cada tipo de lixo. (Livro Porta Aberta Ciências, 3º ano Ensino fundamental p. 97-98-99).(Anexo)
4ª Etapa: Montagem de cartaz coletivo com reportagens sobre o assunto em pauta.

5ªEtapa: Dividir os alunos em grupos para serem confeccionados cartazes.
a) – Motivos para separar lixo.( Desenho de lixeiras)
b) – Tipos de lixos que devem ser colocado em cada lixeira.
c) – Destino do lixo.
d) – Tempo de decomposição.

6ª Etapa: Apresentação dos trabalhos produzidos em grupos.

7ª Etapa: Produção de Textos individuais. (Anexo).

8ª Etapa: Produção de texto coletivo para ser apresentação teatral

9ª Etapa: Ensaio da musica para apresentação teatral.