quinta-feira, dezembro 08, 2011

Sequencia Didática - E.B. Professora Laurita Wagner da Silveira

E.B.Profª. Laurita Wagner da Silveira
Seqüência Didática Geografia
Série:
4ª e 5ª
Professoras:Fernanda Albertina Garcia e Vera Terezinha Oliveira Costa

Tema: Conservação da Escola

Objetivo Geral: Desenvolver com o educando a responsabilidade e o compromisso de conservar o espaço escolar, desdobrando esta responsabilidade também para a família.

Justificativa
A escola, enquanto organização complexa, tem a principal missão de garantir a todos o acesso a educação de qualidade. Para isso o desenvolvimento dos saberes tornam-se indispensáveis para a plena participação social. Nosso desafio é desenvolver atividades que favoreçam a aquisição desses saberes por esses educandos.(PCN)
Neste sentido os saberes são permeados por uma produção de conhecimento ainda mais abrangente. O professor busca oportunizar ao estudante que conheça seu lugar e reconheça-se como parte constituinte de um processo histórico favorecendo o acesso ao conhecimento de forma interdisciplinar, deixando assim, de ser tão fragmentado.
A escola é um espaço propício a exploração de diversos saberes que podem e devem ser projetados para outros espaços da criança. Parafraseando John Dewey, a escola não apenas prepara para a vida, ela torna-se a própria vida de muitas crianças. A criança precisa valorizar e conservar o espaço físico e para além, as pessoas que formam a comunidade escolar.

Objetivos Específicos

Perceber a escola como espaço à ser cuidado por todos;
Verificar se há disperdício de alimentos;
Reaproveitar materiais;
Conscientizar a família como parceria importante na conservação da escola.
Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.

Conteúdos

Gêneros Textuais, Produção textual, Maquete, Espaço escolar, conservação.

Desenvolvimento
Etapa1: Levar as crianças para conhecer o novo espaço escolar.

Etapa2: Observação dos espaços.

Etapa3:Produzir um texto falando deste primeiro contato e sobre as mudanças que o correram desde a mudança da antiga escola.

Etapa4: Em grupos as crianças verificarão o que pode ser feito para melhorar.

Etapa5: Fazer o desenho da escola antiga e da atual escola.

Etapa6: Entrega da produção textual escrita, momento para refazer e perceber o que precisa ser melhorado.

Etapa7: Elaboração de Maquetes pelas turmas da quinta série.

Etapa8: Exposição das Maquetes, redações e seus respectivos desenhos.

Avaliação

Será realizado registro de observações sobre a participação dos estudantes e demais envolvidos: quais estratégias deram certo e quais precisam ser aprimoradas. Anotação também das intervenções em destaque que contribuíram para o desenvolvimento do grupo. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.

Referencia Bibliográfica

PCN