domingo, junho 28, 2009

9° encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 9º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 26/06/2009.


A unidade 9 do TP3 que trabalha, principalmente, com poliedros e prismas foi o assunto deste encontro. Esta unidade é referente a sessão coletiva 5 e contou com a presença dos cinco participantes.

Começamos o encontro com a segunda atividade sugerida pela oficina. Esta solicitava uma revisão da leitura da unidade 9 reforçando os conceitos de poliedros e prismas. Além disso, oportunizava o esclarecimento de dúvidas, caso tenha ocorrido. Os professores avaliavam as figuras apresentadas justificando o porquê de esta ser um poliedro e prisma ou somente poliedro.

Concluída a atividade 2, fomos para a atividade 3 que sugeria a construção de um caleidociclo. Antes da mobilização dos materiais foi feita uma exposição do que seria um caleidociclo com a apresentação de alguns exemplos, em vídeo e em foto (anexados abaixo). A partir dessa motivação iniciamos a confecção. Vejamos como ficaram os caleidociclos dos professores:


Com a figura em mãos, concluída, respondemos as perguntas da atividade. Uma delas, que solicitava a medida do raio do cilindro, gerou uma discussão mais prolongada. Isso porque alguns calcularam esta medida visualizando a figura e outros com a calculadora chegando a resultados diferentes. A conclusão para este fato é de que foi preciso usar uma aproximação para o pi já que os resultados estavam bem próximos.
A conversa seguiu com observações do que de matemática poderíamos aproveitar se estivéssemos em sala de aula. Junto, os professores ficaram imaginando seus alunos diante de uma tarefa como essa. Foi muito interessante ver a alegria desses professores com seus “bonequinhos” nas mãos.

O encontro terminou com a atividade 1 da sessão coletiva. Esta atividade solicitava a construção de um poliedro não padronizado utilizando recortes de cartolina. Após a construção, devido ao tempo, falamos brevemente da matemática envolvida que poderia estar sendo aproveitada com os alunos. A seguir, um vídeo mostrando um momento da construção do poliedro e uma foto com as construções obtidas:

Foi mais um encontro muito proveitoso com pessoas especiais. Parabéns professores, principalmente pela dedicação dada ao curso.


ANEXOS

1. Vídeos dos caleidociclos: a) http://www.youtube.com/watch?v=XyArt-u_LNE - b) http://www.youtube.com/watch?v=dqbKAtj9hxg

2. Apresentação do caleidociclo no encontro - http://www.megaupload.com/?d=LA54R6DW

3. Tipos de caleidociclo - http://caleidociclos.110mb.com/caleidociclos.html


(Após clicar no link 2 acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")