terça-feira, agosto 16, 2011

Formação Continuada para professores de Língua Inglesa por Jair Joaquim Pereira

No dia 15/08/2011, nas dependências da Faculdade Municipal de Palhoça, aconteceu a primeira etapa de formação continuada para professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino. Participaram 08 profissionais. O curso foi ministrado pelo professor Gilberto da Silva que também é professor do município. Mais 04 etapas de formação serão oferecidas aos professores, até outubro/2011. Todos os professores efetivos da rede terão a oportunidade de garantir 40 horas de formação continuada anual, conforme estabelece o Estatuto do Magistério.
Além desses encontros presencias, os professores cursistas deverão desenvolver e aplicar sequências didáticas em sala de aula, dando continuidade ao projeto do Setor de Capacitação. O trabalho com sequência didática é uma realidade em muitas escolas municipais, agora chegou a vez de os professores de Inglês experimentarem essa metodologia de planejamento com os seus alunos.
A avaliação desse primeiro momento é bastante positiva. Percebemos que os professores sentiram-se prestigiados em ter um colega da rede, em sala de aula, como ministrante da oficina. Outro fator bastante positivo é o fato de Gilberto conhecer a realidade atual das escolas do município, com isso ele pode propor estudos mais próximos das necessidades do professor e dos alunos. Além disso, a participação dos cursistas foi maior, porque estavam interagindo com alguém que conhecem, dessa forma, a relação de cumplicidade e de confiança ampliou-se.
Esperamos que esses momentos de troca de experiências e estudos reflitam em qualidade de ensino para os nossos alunos. É por isso que de forma constante, desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação investe na formação continuada do professor.

Abaixo seguem fotos dessa formação: