sexta-feira, julho 03, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 6 do TP2 por Mariza Campos Gavilan (cursista)

Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 6 do TP2. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade
A unidade 6 inicia-se com uma proposta de trabalhar com informações retiradas de uma atividade física com atletas que correram 100m. Isso é bastante ilustrativo, pois esporte atrai a maioria dos alunos. E para mim foi inédito a idéia de se trabalhar número negativos a partir dessa tabela, calculando a média e as diferenças dos valores em relação a ela.
Gostei também dos questionamentos de como se trabalhar “as regras" das operações com números inteiros. Sabemos que assimilar a maneira correta de operar com os sinais é uma das maiores dificuldades dos alunos. Eu estou planejando de iniciar ainda na 5ª série algumas atividades com números negativos, pois sinto que os alunos já estão prontos para isso. Mas vejo que um grande problema na escola pública é a troca constante de professores, e basta o professor usar palavras diferentes para que os alunos já confundam as operações, o que demonstra que os conceitos não estavam bem claros para eles. Aqui se reforça a minha idéia de que professores precisam estar sempre se atualizando.
As curiosidades sobre como usar o corpo nas contagens e medidas também irão servir de motivação de alguns dos meus próximos trabalhos.
No meu ponto de vista, essa unidade foi uma das mais ricas, talvez por que me trouxe mais novidades, e por alertar em alguns erros que cometemos, por vezes inconscientemente, como deixar de ensinar as diferenças entre medidas lineares e de superfície, como no caso do taxista do texto. Em um dos nossos encontros do gestar, eu quase cometo o mesmo erro, mas percebi que algo estava errado, e buscando o erro fui alertada pela formadora.

b) Resultados observados em sala de aula
A tarefa me pareceu meio complicada de ser realizada a princípio, principalmente pelo fato de ter que pedir aos alunos que trouxessem roupas para trocar, e que corressem descalços. Mas para minha surpresa a disponibilidade dos alunos foi grande. Eles não só aceitaram trazer outra roupa, como estavam muito ansiosos e animados para a corrida.
Alguns por não terem calçado adequado, como uma aluna que só tinha um tamanco de plataforma, ficaram fora da etapa “calçados”. Outro não tinha autorização para correr descalço. Mas tirando essas exceções a turma realizou a tarefa com muita boa vontade.
O fator espaço físico, foi outro item relevante, pois a escola apesar de ter muito pátio e uma quadra de esportes, tem também muitos alunos e os espaços estão quase sempre ocupados. Por isso tivemos que reduzir a distância. A tentativa de fazer ida e volta foi frustrada com alguns pequenos acidentes: batiam na parede por não dosar a freada, escorregavam na curva, e então o percurso ficou em 50m.
Devo registrar aqui e agradecer a ajuda da professora Fabíola de Educação Física, que colaborou bastante na atividade, inclusive cedendo a aula dela com a turma.
Havia bastante curiosidade no fato de qual era a relação da corrida com a matemática, e também logo descobriram e ficaram satisfeitos.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Corrida (atividade adaptada)
Obs: I. Nesta atividade deveria ser feita uma corrida de 100m, mas devidos ao espaço que a escola possui foi de 50m;
II. A atividade pós corrida também foi adaptada por falta de tempo.

Sequência didática

Objetivos:
· Fazer medidas de distância e de tempo;
· Comparar valores;
. Diferenciar unidades: segundos, minutos, décimos de segundos.
Conteúdos:
· Unidade de medidas;
· Construção de tabelas;
· Comparação de valores;
. Cálculo da média.
Público: 5ª série.
Tempo: 135 min.
Material: Folha A4; roupas adequadas para as etapas da corrida; cronômetro; trena.

A Aula:
1° passo: Pedir aos alunos que tragam calça comprida, bermuda e tênis;
2° passo: Fazer a medida da distância a ser percorrida correndo;
3° passo: Iniciar a corrida, marcar o tempo com o cronômetro e anotar.
4° passo: dividir os alunos em 4 grupos e com os dados da corrida em mãos, pedir que cada grupo organize uma tabela de classificação do mais rápido para o mais lento.
Obs.: Essa atividade foi feita por falta de aulas disponíveis com a turma, pois eles tiveram um passeio, e muitas outras coincidências de atividades sem aulas. Mas pretendo retomar essa tabela e fazer o que sugere a atividade do caderno.
Conclusão: Por enquanto a atividade foi muito bem aceita e a compreensão dos alunos na comparação dos tempos foi quase imediata. Mas haverá a continuação e informarei os novos resultados.
ANEXOS