segunda-feira, agosto 08, 2011

Matemática – Sequência didática para a 6ª série do ensino fundamental por Regina de Oliveira Melo

Escola Básica Municipal Prefeito Reinaldo Weingartner
Professora: Regina de Oliveira Melo
Área: Matemática – Data da aplicação: 20/07/2011

Tema
Resolução de Problemas

Introdução
A resolução de problemas, nesta sequência didática, proporcionará aos alunos uma aprendizagem mais significativa de conteúdos já trabalhados anteriormente: fração e área. Os problemas selecionados foram tirados das provas de anos anteriores da OBMEP. Isto porque, trabalhar a resolução de problemas é permitir o uso de diferentes habilidades como: processar informação, pensar logicamente, generalizar esquemas típicos de raciocínio e operações, estabelecer relações matemáticas, formular hipóteses. E também, para prepará-los e incentivá-los para as provas da OBMEP.

Série: 6ª série do ensino fundamental
Conteúdos: Frações e áreas

Objetivos
- Reconhecer os conceitos de frações e áreas em situações problemas;
- Representar e resolver situações problemas com frações e áreas.

Tempo estimado: cinco aulas de 45 minutos
Material necessário: cópias das questões escolhidas das provas anteriores da OBMEP; cola; caderno do aluno; folhas brancas.

Desenvolvimento
- A turma será dividida em nove grupos;
- Cada grupo receberá um problema diferente dos demais para colar no caderno;
- Em uma folha branca, todos resolverão o problema do grupo;
- Um representante de cada grupo apresentará a solução de seu problema ao grande grupo;
- Na apresentação os demais grupos poderão acrescentar ou sugerir novas estratégias;
Obs: todos os alunos, após apresentação, terão acesso aos nove problemas.

Avaliação
- Envolvimento em pequeno e grande grupo;
- Tarefa cumprida.

Referencia
Provas dos anos anteriores da OBMEP – http://www.obmep.org.br/

Anexo









Resultados – Portfólio

“Um novo desafio nos deixa com medo, mas a realização do mesmo nos dá satisfação” (Regina de Oliveira Melo)

Avaliação feita pelos alunos


“Foi legal porque lembramos as matérias aprendidas anteriormente, foi uma aula diferente e trabalhar em grupo é bom sendo que a maioria cooperou. Também ficou mais fácil e rápido para chegar na solução.”
“A professora ajudou fazendo perguntas e mostrando maneiras de chegar à resposta.”
“A professora Karina também ajudou mostrando caminhos diferentes dos nossos e viu que usamos maneiras diferentes dela para chegar à solução e gostou.”

Avaliação feita pela professora Regina


“Foi uma aula gratificante porque percebi que a maioria gostou da aula diferente, o horário foi à tarde sendo que eles estudam pela manhã, trabalharam em grupo. A professora Karina ajudou-me na avaliação de cada componente dos grupos porque passou por todos ouvindo e contribuindo na solução das questões.
Precisei de mais duas aulas de 45 minutos para a solução e apresentação do grupo 8 e também da apresentação do grupo 9. Sobre o grupo 8 escolhi dois alunos que faltaram no dia anterior e todos os outros alunos resolveram o problema.
Se tivesse mais tempo deixaria só eles resolver as questões sem interferir na solução, mesmo errada e também entregaria as outras questões ao grupo que terminasse antes.”


Resolução feita pelos alunos - acesse http://www.megaupload.com/?d=TDBY84DJ


Fotos