quinta-feira, julho 07, 2011

Matemática – Sequência didática para a 4ª série do ensino fundamental por Aurea Alessandra Gerlach

Grupo Escolar Professora Evanda Sueli Juttel Machado.
Palhoça, Santa Catarina, 2011
Professora Aurea Alessandra Gerlach.
Área da Intervenção: Matemática

4 ª serie do Ensino Fundamental.

Sequência didática: NÃO É PROBLEMA É SOLUÇÃO!

Tema: Situações–problema e as quatro operações.

INTRODUÇÃO
A matemática para o aluno, ganha significado quando envolve situações desafiadoras. Então, o aluno trabalha para desenvolver estratégias de resolução.
Acredita-se que não basta estar bem treinado para executar procedimentos de cálculo se não sabe que operações devem ser feitas para resolver determinados problemas.
A resolução de problemas deve ser considerada como eixo norteador da atividade matemática. Através dela desenvolve-se habilidades como: observação, comunicação, argumentação e validação de processos, além de estimular o raciocínio como dedução e estimativa.

CONTEÚDOS
· As quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão)
· Situações-problema.
· Tabelas e gráficos.
· Cálculo mental.

OBJETIVOS
· Reconhecer o processo de adicionar e subtrair, multiplicar e dividir, corretamente;
· Calcular resultados de operações; (adição, subtração, multiplicação, divisão)
· Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados de adição e subtração, multiplicação e divisão.
· Ler informações e dados apresentados em tabelas e gráficos;
· Formular hipóteses, coletar, tratar e analisar dados, elaborar e comunicar os resultados;
· Criar gráfico partindo de dados sugeridos pela própria turma.

TEMPO ESTIMADO: 7 aulas de 45 minutos.

MATERIAL NECESSARIO: Fotocópia; Internet; Papel cartão; Caderno; Quadro e giz.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

1º PASSO: Uma aula de 45 minutos.
Propor à classe para realizarem (em duplas), as quatro operações como exercício e depois pedir que a dupla explique seu raciocínio para os demais. Relatar que a resolução dessas operações, pode ser realizada de várias maneiras. (desenhos, por agrupamento, etc.)
Esta atividade, vivenciada pelo aluno, desperta para as mais variadas maneiras de resolução.

Atividade de matemática.
Resolva estas operações da maneira que você achar mais conveniente. Depois relate para o grande grupo, como ocorreu este processo:
a) 876 + 4 = / b) 23. 489 – 11.265 = / c) 154 x 23 = / d) 735 : 21 =

2º PASSO: Três aulas de 45 minutos.
No Caderno:
Existem diversas maneiras de resolver uma situação. Usamos a matemática para facilitar o nosso dia a dia. É de fundamental importância sabermos utilizá-la para nos ajudar. Existem alguns termos que nos dão idéias de qual operação utilizar.
Idéia de adição: juntar, acrescentar, unir.
Idéia de subtração: tirar, comparar, completar.
Idéia de multiplicação: adição de parcelas iguais, disposição retangular, combinatória e proporcionalidade.
Idéia de divisão: medida, partir em igualdade.
Resolver algumas situações simples, explorando os conhecimentos já adquiridos pelo aluno utilizando as quatro operações básicas. Também pedir para que mostrem aos demais, explicando sua estratégia para alcançar a resolução.

· Leia com atenção e resolva:
a) Bruno acaba de completar a maioridade e nasceu dois anos antes de Camila. Quantos anos tem Camila?
b) Comprei três bandejas com duas dúzias de ovos cada. Quantos ovos eu comprei?
c) Uma pesquisa realizada na escola de Juca, mostra as seguintes informações:

Responda:
· Que informações estão aparentes no gráfico?
· Quem gosta mais de filme de terror? Quanto?
· Quem gosta mais de comédia?
· Quantos alunos foram entrevistados?

b) Para a minha festa de aniversário, mamãe fará 32 saquinhos surpresa. Cada um deve conter 12 brinquedinhos. De quantos brinquedinhos minha mãe vai precisar?
c) Em um estacionamento estão estacionadas 82 motos. Quantos pneus há nesse estacionamento?
d) Um prédio com 32 andares, possui 4 apartamentos por andar. Em cada apartamento moram 4 pessoas. Quantas pessoas moram no prédio?

Entregar em fotocópia, um tabuleiro, onde em duplas, resolvendo os problemas, todos consigam chegar ao objetivo final do jogo e um dado.
A atividade consiste em jogar o dado e responder a questão referente ao numero em que parou no tabuleiro. Se acertar, anda o numero de casas indicado no dado, se errar permanece onde esta. Vence quem primeiro chegar ao destino.
Nesta “brincadeira”, trabalhamos a análise e interpretação, assim como raciocínio lógico e também a matemática básica, fundamental em nossas vidas.



Fichas contendo as seguintes questões:




3º PASSO: Uma aula de 45 minutos
No caderno
Para elaborar um gráfico, é necessário fazer uma pesquisa e assim obter informações. Serão estas informações que aparecerão na tabela ou gráfico.
Construa um gráfico para informar qual a preferência de lanche dos alunos de sua sala. Para isso a turma terá que responder estas duas perguntas:

Tema da pesquisa: Preferência do Lanche
1) Você não precisa se identificar, apenas assinalar o seu sexo: ( ) feminino ( ) masculino
2) Que tipo de lanche você gosta mais? ( ) cachorro quente ( ) bolo ( ) salgado

Construir um gráfico contendo informações recolhidas em uma pesquisa feita pelos alunos da 4ª série. Segue abaixo as fichas da pesquisa, utilizada impressa para facilitar a coleta das informações.


4° PASSO: Duas aulas de 45 minutos

RESPONDE OU PASSA??
A classe será dividida em duas equipes e farão um sorteio para ver quem deve começar. Resolvida a questão, o jogo se inicia:
Um componente do grupo pegará um cartão onde terá uma questão para ser respondida. No cartão também indicará a pontuação. A professora irá ler e o grupo decide se responde ou passa. Caso responda corretamente, ganha a pontuação, se passar, o outro grupo tentará responder para ganhar a pontuação indicada.
Caso uma das equipes responda errado, terão que acertar um “O que é o que é?”, para ter outra chance.Vence quem fizer mais pontos.

Segue as questões das fichas:




· Segue fichas O que é, o que é?



Ao final, os alunos farão a soma dos pontos adquiridos, para saber qual é a equipe campeã.

AVALIAÇÃO.
A avaliação será feita através da observação e do desenvolvimento das atividades propostas.

REFERÊNCIAS
SANCHEZ, Lucilia Bechara. FAZENDO E COMPREENDENDO A MATEMATICA, 3ª ed. São Paulo, SARAIVA, 2008.
PRO LETRAMENTO: Séries iniciais do ensino fundamental: matemática. Brasília. Ministério da Educação, 2007
PROVA BRASIL, Avaliação do Rendimento Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília 2007.


ANALISE DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO.
A seqüência deu inicio com uma breve conversa para sondar qual conhecimento os alunos traziam a respeito do assunto.
Percebeu-se que alguns já tinham noção de que para solucionarmos uma questão, podemos encontrar diversas maneiras. Nesse processo de troca e comparação, observou-se formas diferentes de se resolver um mesmo problema, além de analisar quais são as possibilidades de resposta para cada um.
Em seguida, os alunos copiaram alguns exercícios, onde tinham que, em duplas, resolver cada operação de duas maneiras diferentes e explicar como chegaram a resposta.
A princípio houve conflito, mas logo a maioria dos alunos começou a despertar o interesse pela atividade, desenvolvendo-a com autonomia.
Cabe ressaltar que, alguns alunos ajudaram outros na compreensão, ao dar continuidade à atividade do colega, mostrando sua compreensão e autonomia para com o assunto.
A medida que os alunos iam resolvendo, perguntas surgiam e assim, o conhecimento foi adquirido.
Outro momento muito rico foi durante os jogos. No primeiro jogo (trilha), realizado em duplas, os alunos observavam os colegas com muita atenção para que o erro não passasse despercebido e através da observação e do confronto de opiniões, aconteceu aquisição do conhecimento.
Durante o jogo do “Passa ou Repassa”, os alunos se sentiam mais confiantes, pois estavam em grande grupo e assim, permitindo a ousadia na hora de relacionar às questões às suas soluções.
Foi muito produtivo e permitiu a inclusão de todos, sem distinção, garantindo uma melhor compreensão dos fatos e também o direito de exercer sua cidadania.
É muito importante que o trabalho com resolução de problemas, englobe sua formulação, contexto, modo de resolução e também quanto ao numero de soluções.

ANEXOS:
Segue anexo, atividades de alguns alunos e relatório de observação e intervenção.