sexta-feira, novembro 13, 2009

5º encontro de Matemática da equipe multidisciplinar - 5ª à 8ª série

1. Título: Sequência didática e Proposta Municipal
2. Objetivos:
- Socializar a aplicação da sequência didática escrita pelos professores que foi solicitada no encontro anterior;
- Conhecer e discutir o documento que será anexado à Proposta Curricular Municipal (reescritura da atual);
- Listar os conteúdos essenciais para cada ano do ensino fundamental.
3. Conteúdos/Assuntos: Conteúdos matemáticos diversos (do ensino fundamental), sequência didática e Proposta Curricular Municipal.
4. Público: professores de matemática da rede municipal de Palhoça
5. Tempo estimado: 3 horas e 30 minutos
6. Material necessário: Equipamentos para projeção de slides, tarefa do encontro anterior, caneta e bloco para anotações.
7. Desenvolvimento:
Passo 1: Exposição da reescritura da Proposta Curricular Municipal
Os professores presentes terão acesso à previa do documento que constará na Proposta Curricular Municipal para poder discutir e, consequentemente, intervir.
Passo 2: Sequência didática
Os professores que realizaram a tarefa do encontro anterior terão a oportunidade de socializar. Poderão mostrar o documento montado e expor suas considerações quanto a aplicação em sala de aula.
Passo 3: Lista de conteúdos
Os professores listarão os conteúdos que consideram essenciais para o 6º ao 9º ano do ensino fundamental para constar na Proposta Curricular Municipal.
8. Tarefa
Os professores serão convidados a apresentarem sua colaboração na reescritura da Proposta Curricular Municipal. Mas, devido ao tempo, terão a oportunidade de fazerem isso em casa e posteriormente nos comunicaremos por email, fone ou com reunião marcada.
9. Avaliação/Resultados
Nosso quinto encontro aconteceu no dia 12/11/09 na Prefeitura Municipal e contou com a presença de oito professores.
O encontro começou com uma avaliação dos professores quanto ao trabalho do grupo multidisciplinar. Muitas críticas e sugestões foram colocadas e anotadas para melhorar os próximos cursos.
Na sequência falamos da reelaboração da Proposta Curricular Municipal. Todos falaram sempre que sentiam a necessidade de comentar ou acrescentar algo. Após isso, socializamos as aplicações das sequências didáticas escritas pelos professores. Terminamos fazendo uma lista de conteúdos considerados essenciais para o 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Pude observar um crescimento dos professores em vários itens sendo, um deles, a participação oral. Todos falaram como estavam se sentindo, contribuíram para a proposta curricular municipal e realizaram as tarefas solicitadas. Deixo meu agradecimento ao grupo pela oportunidade que me deram de tentar fazer um bom trabalho. Foi um ano muito prazeroso por estar do lado de pessoas inteligentes, trabalhadoras e que querem, assim como eu, escolas cada vez melhores.

Matemática – Sequência didática para a 3ª série do ensino fundamental por Professora Rosemere Maria Espíndola

Escola Básica Prof Neri Brasiliano Martins
Praia de Fora

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma prática que permite reconhecer problemas e selecionar informações, tomar decisões para resolvê-los.
Resolver um problema não se resume em compreender o que foi proposto e em dar respostas prontas. E sim desafiá-los, testar seus conhecimentos, comparar diferentes caminhos para obter a solução.
Esta sequência didática propõe uma leitura divertida com fácil interpretação, utilizando a matemática como disciplina para resolver problemas de diversas maneiras através da leitura.

OBJETIVOS GERAIS

Estimular a leitura e promover atividades divertidas.
Entender diferentes procedimentos para resolver problemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Resolver situações-problemas que envolvam as quatro operações, medidas de tempo, comprimento, massa e contagem.
Realizar problemas matemáticos através da leitura.
Valorizar a leitura como fonte de informação, expansão da linguagem oral e produção de texto.

ÁREAS: Português e Matemática

CONTEÚDOS: leitura e escrita; pontuação; quatro operações; medidas de tempo, comprimento e massa; contagem; interpretação de problemas.

SÉRIE: 3ª
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: livro – Os problemas da família Gorgonzola, lápis, borracha, régua, caderno, ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas.

DESENVOLVIMENTO

1ª etapa:
Iniciar a atividade apresentando o livro para os alunos. Os alunos se agruparão de cinco em cinco e cada grupo receberá um xeróx do livro. Os alunos discutirão as situações apresentadas nos episódios, falarão sobre as características dos personagens e analisarão as ilustrações. A professora interpretará cada problema dos dilemas da Família Gorgonzola com os alunos.

2ª etapa:
Depois, os alunos agrupados resolverão os problemas nos cadernos. À disposição dos alunos ficarão materiais de contagem como ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas. Eles irão perceber que há vários jeitos de chegar a um resultado correto.

3ª etapa:
Nesta etapa os grupos apresentarão no quadro as estratégias de cálculo utilizadas por eles para resolverem os problemas apresentados no livro. Com a participação de todos anotarei todas as respostas e diferentes maneiras de resolvê-los e solicitar que os alunos anotem no caderno. Pode ser resolvido de diferentes maneiras através de desenhos, cálculos, etc.
Será resolvido no quadro até o problema número 8 da página 17 do livro. Quando o grupo errar terão a oportunidade de entender o motivo do erro e fazer a correção. Pois é importante que os alunos tenham a liberdade e confiança para levantar hipóteses, responder e refletir sobre o resultado encontrado.

4ª etapa:
Continuar e finalizar a resolução dos problemas do livro pelos grupos. Produto final, todos os problemas resolvidos de diversas maneiras com os mesmos resultados.

AVALIAÇÃO

Observar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo das atividades sugeridas.
Avaliar como cada grupo elaborou estratégias de cálculo e resolveu os problemas.
Considerar na leitura a pontuação, entonação, dicção e interpretação como parte importante do processo na aprendizagem de resolução de problemas.
Levar em conta os objetivos previstos, a participação dos alunos em grupos e interesse.

BIBLIOGRAFIA: Funari, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. Desafios Matemáticos. Editora Global.
Pode ser encontrado no site (acessado em 13.11.2009) - http://www.maristas.org.br/colegios/assuncao/pags/site_colegio/espaco/2007_3serie/livro/index.htm
FOTOS:

Matemática – Sequência didática para o 1º ano do ensino fundamental por Giane, Thatiane e Rosemar

Objetivos:
• Conhecer as formas de representação gráficas;
• Construir gráficos;
• Desenvolver meios para a leitura e interpretação de gráficos;
• (Re) conhecer o alfabeto;
• Trabalhar em equipe;
• Interagir.

Conteúdo: Gráfico

Ano: 1ª ano

Tempo Estimado: 5 aulas

Material Necessário: Gráficos para demonstração e identificação; Material para pesquisar (livros, revistas e jornais); Cartolina, papel pardo, giz de cera, lápis de cor, hidrocor (para confecção dos mesmos)

Desenvolvimento:

1ª Etapa: Levantar informações para identificar o conhecimento que os alunos já possuem ou não acerca do tema.

2ª Etapa: Demonstração das formas gráficas, vista do laboratório de informática para esta visualização.

3ª Etapa: Pesquisa em livros, jornais e revistas, confecção do cartaz informativo com as formas gráficas encontradas.

4ª Etapa: Construção dos Gráficos

Observação: Os gráficos serão construídos coletivamente em cartazes.

Avaliação

Será efetivada ao longo do processo, pelo envolvimento dos alunos, interesse em realizar as atividades, interação do grupo, entendimento do conteúdo.

Matemática – Sequência didática para a 2ª série do ensino fundamental por Margarete Paulina da Rosa Araújo

PARA QUE APRENDER MATEMÁTICA?

Aprendemos Matemática para:

*desenvolver a habilidade de resolver problemas;
*desenvolver a capacidade de análise e de síntese;
*desenvolver a habilidade de calcular;
*compreender e interferir nas inter-relações que existem na natureza;
*desenvolver o conhecimento de espaço e tempo e a habilidade de neles se localizar;
*desenvolver a capacidade de compreender as demais ciências;
*desenvolver e dominar uma linguagem de expressão nessas ciências;

Enfim, aprendemos matemática para nos tornarmos indivíduos autônomos. Autonomia esse fruto da capacidade de pensar, raciocinar e resolver problemas. Aprendemos matemática para sermos indivíduos críticos, que lêem o mundo á sua volta, e que interferem positivamente nesse mundo – indivíduos que exercem a sua cidadania. (MORI, 1994).

Sequência didática

Objetivo Geral: Compreender os significados matemáticos da multiplicação.

Objetivos específicos:
- Identificar e utilizar a multiplicação em diferentes situações do cotidiano;
- Relacionar a multiplicação à adição de parcelas iguais;
- Construir a tabela da multiplicação;
- Estimular o raciocínio lógico através do cálculo mental;
- Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a multiplicação.

Série – 2ª Série;

Tempo estimado – 4 aulas;

Material necessário: Papel, régua, lápis de cor, folhas quadriculadas, xérox, material dourado – tabela.

Desenvolvimento:

1ª Etapa
- Levantamento dos conhecimentos prévios sobre multiplicação;
- Discussão sobre o tema e levantamento de hipóteses, relacionando com a disposição das carteiras em sala, colunas e linhas.

OBS: nessa aula, o importante é deixar o aluno perceber e identificar o que são linhas e colunas.
2ª Etapa
- Organizar pequenos grupos, entregar folha quadriculada e pedir aos alunos que pinte o resultado das multiplicações;

3ª Etapa
- Propor que cada equipe determina qual das estratégias é a mais eficaz;
- Pedir para que alguns alunos exponham à turma a discussão da aula anterior e as conclusões a que chegaram sobre o problema, apresentando a maneira de resolvê-lo que foi selecionada. Qual das atividades permite chegar ao resultado de maneira mais fácil.

4ª Etapa
- Apresentar a tabuada em tabela e em dupla as crianças completarão a tabela da multiplicação.

AVALIAÇÃO

Avaliação é o ponto fundamental em qualquer trabalho que desenvolvemos. Deve ser o resultado de uma observação constante da evolução do aluno durante o processo de aprendizagem.
A avaliação não deve ser o ponto de chegada, mas o de partida para a construção de novos conhecimentos.
Nesse processo, a análise do erro cometido pelo aluno fornece valiosos subsídios para relacionarmos a proposta de trabalho.(MORI, 1994).

Pontos a serem considerados:
*construção do conceito;
*participação do aluno nos trabalhos de classe e nos trabalhos em grupo;
*sugestões e processos de resolução às situações-problema;
*recursos de cálculo mental;
*construção de tabela.

CONCLUSÃO

Durante a aplicação da sequência didática sobre Multiplicação, os alunos estavam bastante ansiosos para aprender o novo conteúdo. Isto fez com que eles participassem demonstrando interesse em aprender.
Durante este primeiro contato trabalhamos com vários materiais para facilitar o entendimento. As dificuldades encontradas foram sendo superadas através de um trabalho contínuo e os resultados foram significativos.
Enfim, tudo aquilo que auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno vale a pena investir. A sequência didática veio para contribuir e tornar o aluno mais participativo aumentando seu leque de conhecimentos.

REFERÊNCIAS

MORI, Iracema. Viver e Aprender – Matemática 2. Saraiva: São Paulo, 1994.
GUELLI, Oscar. Matemática: Livro do Professor. São Paulo: Ática, 1998.
Trabalho da professora com anexos: http://www.megaupload.com/?d=K4MUKC9N

Matemática – Sequência didática para a 8ª série do ensino fundamental por Professora Mariza Campos Gavilan

Semelhança

Objetivos:
- Conhecer as dimensões do próprio corpo;
- Fazer medidas utilizando a trena;
- Trabalhar com proporção;
- Trabalhar com escala;
- Utilizar a razão de proporcionalidade e a mudança de unidade.

Conteúdos: Proporção; Geometria plana; Semelhança; Escala e unidades de medida.

Público: 8ª série.

Tempo: 180 min.

Material: Folhas A4; Trena ou fita métrica; Lápis; Tesoura; Cola.

A Aula:
1° passo: Explicação da atividade: Desenhar-se em escala obedecendo as proporções reais do corpo.

2° passo: Os alunos começam fazer as medidas. Altura, largura de ombros e quadris, comprimento da cabeça, pescoço, corpo e pernas, comprimento dos braços e mãos.

3° passo: O desenho se inicia em um retângulo, na escala 1:10, com altura proporcional a altura do aluno, e largura proporcional maior (ombro ou quadril), e dentro desse retângulo cada um podia começar o desenho como bem quisesse.

4° passo: O desenho foi levado à aula de Artes onde a professora tentou convencer alguns a melhorar os desenhos.

5° passo: recortar e colar em um cartaz onde estarão todos os desenhos da turma, como em uma foto.

Conclusão:
Os alunos se divertiram muito com a atividade, a começar pelas medições, ver quem era mais largo e mais alto foi por vezes surpreendente.
Alguns alunos tentaram se desenhar da melhor forma possível, e outros se contentaram em fazer um desenho que obedecesse as regras de semelhança simplesmente. Sei que vou relatar o óbvio, mas este espaço é pra isso também: atividades em que os alunos podem sair do lugar, conversar, trabalhar em grupos fazem com que o prazer pela matemática seja maior. Sempre haverá exceções, claro, alguns não se atraem pela exposição em grupos, mas é um crescimento, inclusive na responsabilidade, me sinto como uma orientadora, e eles sabem o que precisa fazer e o tempo que têm pra terminar. Assim ficam livres e parecem mais satisfeitos. Mas não excluo a necessidade do momento individual e das atividades de fixação.
Contamos com a ajuda da professora Graziela, de Artes, que ajudou quem quis melhorar a estética do desenho, indicando algumas sombras e como desenhar braços o que foi a maior dificuldade. Nas fotos temos alguns esboços e o resultado final das duas turmas.
Trabalho da professora com anexo: http://www.megaupload.com/?d=B3FSTUOH