sexta-feira, novembro 13, 2009

Matemática – Sequência didática para o 1º ano do ensino fundamental por Giane, Thatiane e Rosemar

Objetivos:
• Conhecer as formas de representação gráficas;
• Construir gráficos;
• Desenvolver meios para a leitura e interpretação de gráficos;
• (Re) conhecer o alfabeto;
• Trabalhar em equipe;
• Interagir.

Conteúdo: Gráfico

Ano: 1ª ano

Tempo Estimado: 5 aulas

Material Necessário: Gráficos para demonstração e identificação; Material para pesquisar (livros, revistas e jornais); Cartolina, papel pardo, giz de cera, lápis de cor, hidrocor (para confecção dos mesmos)

Desenvolvimento:

1ª Etapa: Levantar informações para identificar o conhecimento que os alunos já possuem ou não acerca do tema.

2ª Etapa: Demonstração das formas gráficas, vista do laboratório de informática para esta visualização.

3ª Etapa: Pesquisa em livros, jornais e revistas, confecção do cartaz informativo com as formas gráficas encontradas.

4ª Etapa: Construção dos Gráficos

Observação: Os gráficos serão construídos coletivamente em cartazes.

Avaliação

Será efetivada ao longo do processo, pelo envolvimento dos alunos, interesse em realizar as atividades, interação do grupo, entendimento do conteúdo.