Praia de Fora
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DA LITERATURA
INTRODUÇÃO
As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma prática que permite reconhecer problemas e selecionar informações, tomar decisões para resolvê-los.
Resolver um problema não se resume em compreender o que foi proposto e em dar respostas prontas. E sim desafiá-los, testar seus conhecimentos, comparar diferentes caminhos para obter a solução.
Esta sequência didática propõe uma leitura divertida com fácil interpretação, utilizando a matemática como disciplina para resolver problemas de diversas maneiras através da leitura.
OBJETIVOS GERAIS
Estimular a leitura e promover atividades divertidas.
Entender diferentes procedimentos para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Resolver situações-problemas que envolvam as quatro operações, medidas de tempo, comprimento, massa e contagem.
Realizar problemas matemáticos através da leitura.
Valorizar a leitura como fonte de informação, expansão da linguagem oral e produção de texto.
ÁREAS: Português e Matemática
CONTEÚDOS: leitura e escrita; pontuação; quatro operações; medidas de tempo, comprimento e massa; contagem; interpretação de problemas.
SÉRIE: 3ª
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: livro – Os problemas da família Gorgonzola, lápis, borracha, régua, caderno, ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas.
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa:
Iniciar a atividade apresentando o livro para os alunos. Os alunos se agruparão de cinco em cinco e cada grupo receberá um xeróx do livro. Os alunos discutirão as situações apresentadas nos episódios, falarão sobre as características dos personagens e analisarão as ilustrações. A professora interpretará cada problema dos dilemas da Família Gorgonzola com os alunos.
2ª etapa:
Depois, os alunos agrupados resolverão os problemas nos cadernos. À disposição dos alunos ficarão materiais de contagem como ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas. Eles irão perceber que há vários jeitos de chegar a um resultado correto.
3ª etapa:
Nesta etapa os grupos apresentarão no quadro as estratégias de cálculo utilizadas por eles para resolverem os problemas apresentados no livro. Com a participação de todos anotarei todas as respostas e diferentes maneiras de resolvê-los e solicitar que os alunos anotem no caderno. Pode ser resolvido de diferentes maneiras através de desenhos, cálculos, etc.
Será resolvido no quadro até o problema número 8 da página 17 do livro. Quando o grupo errar terão a oportunidade de entender o motivo do erro e fazer a correção. Pois é importante que os alunos tenham a liberdade e confiança para levantar hipóteses, responder e refletir sobre o resultado encontrado.
4ª etapa:
Continuar e finalizar a resolução dos problemas do livro pelos grupos. Produto final, todos os problemas resolvidos de diversas maneiras com os mesmos resultados.
AVALIAÇÃO
Observar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo das atividades sugeridas.
Avaliar como cada grupo elaborou estratégias de cálculo e resolveu os problemas.
Considerar na leitura a pontuação, entonação, dicção e interpretação como parte importante do processo na aprendizagem de resolução de problemas.
Levar em conta os objetivos previstos, a participação dos alunos em grupos e interesse.
BIBLIOGRAFIA: Funari, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. Desafios Matemáticos. Editora Global.
Pode ser encontrado no site (acessado em 13.11.2009) - http://www.maristas.org.br/colegios/assuncao/pags/site_colegio/espaco/2007_3serie/livro/index.htm
FOTOS:
