sexta-feira, novembro 13, 2009

Matemática – Sequência didática para a 3ª série do ensino fundamental por Professora Rosemere Maria Espíndola

Escola Básica Prof Neri Brasiliano Martins
Praia de Fora

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma prática que permite reconhecer problemas e selecionar informações, tomar decisões para resolvê-los.
Resolver um problema não se resume em compreender o que foi proposto e em dar respostas prontas. E sim desafiá-los, testar seus conhecimentos, comparar diferentes caminhos para obter a solução.
Esta sequência didática propõe uma leitura divertida com fácil interpretação, utilizando a matemática como disciplina para resolver problemas de diversas maneiras através da leitura.

OBJETIVOS GERAIS

Estimular a leitura e promover atividades divertidas.
Entender diferentes procedimentos para resolver problemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Resolver situações-problemas que envolvam as quatro operações, medidas de tempo, comprimento, massa e contagem.
Realizar problemas matemáticos através da leitura.
Valorizar a leitura como fonte de informação, expansão da linguagem oral e produção de texto.

ÁREAS: Português e Matemática

CONTEÚDOS: leitura e escrita; pontuação; quatro operações; medidas de tempo, comprimento e massa; contagem; interpretação de problemas.

SÉRIE: 3ª
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: livro – Os problemas da família Gorgonzola, lápis, borracha, régua, caderno, ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas.

DESENVOLVIMENTO

1ª etapa:
Iniciar a atividade apresentando o livro para os alunos. Os alunos se agruparão de cinco em cinco e cada grupo receberá um xeróx do livro. Os alunos discutirão as situações apresentadas nos episódios, falarão sobre as características dos personagens e analisarão as ilustrações. A professora interpretará cada problema dos dilemas da Família Gorgonzola com os alunos.

2ª etapa:
Depois, os alunos agrupados resolverão os problemas nos cadernos. À disposição dos alunos ficarão materiais de contagem como ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas. Eles irão perceber que há vários jeitos de chegar a um resultado correto.

3ª etapa:
Nesta etapa os grupos apresentarão no quadro as estratégias de cálculo utilizadas por eles para resolverem os problemas apresentados no livro. Com a participação de todos anotarei todas as respostas e diferentes maneiras de resolvê-los e solicitar que os alunos anotem no caderno. Pode ser resolvido de diferentes maneiras através de desenhos, cálculos, etc.
Será resolvido no quadro até o problema número 8 da página 17 do livro. Quando o grupo errar terão a oportunidade de entender o motivo do erro e fazer a correção. Pois é importante que os alunos tenham a liberdade e confiança para levantar hipóteses, responder e refletir sobre o resultado encontrado.

4ª etapa:
Continuar e finalizar a resolução dos problemas do livro pelos grupos. Produto final, todos os problemas resolvidos de diversas maneiras com os mesmos resultados.

AVALIAÇÃO

Observar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo das atividades sugeridas.
Avaliar como cada grupo elaborou estratégias de cálculo e resolveu os problemas.
Considerar na leitura a pontuação, entonação, dicção e interpretação como parte importante do processo na aprendizagem de resolução de problemas.
Levar em conta os objetivos previstos, a participação dos alunos em grupos e interesse.

BIBLIOGRAFIA: Funari, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. Desafios Matemáticos. Editora Global.
Pode ser encontrado no site (acessado em 13.11.2009) - http://www.maristas.org.br/colegios/assuncao/pags/site_colegio/espaco/2007_3serie/livro/index.htm
FOTOS: