terça-feira, abril 19, 2011

Relato de aplicação de atividades do Pró-Letramento por Jair Pereira

O presente relato trata da aplicação do instrumento de avaliação diagnóstica das páginas 36 e 37 do anexo 2 do fascículo 2 do livro do Pró-Letramento. Essas atividades foram aplicadas com uma turma de 1º ano, na Escola Isabel Botelho de Paulo.

Procedemos de maneira a não induzir as respeostas das crianças, por isso apenas as orientamos. Inicialmente, entregamos as atividades e fizemos a leitura dos itens às crianças. Também orientamos para que realizassem as atividades individualmente, para que pudéssemos avaliar o conhecimento de cada criança.

A seguir apresentamos o que aconteceu durante a aplicação de cada atividade:

Atividade 1: uma semana antes reforçamos com atividades, que deixavam claro a diferença entre números e letras; mostramos a pontuação do texto e sua importância na hora da leitura.

Atividade 2: as crianças não tiveram dificuldade para responder.

Atividade 3: interessante observar que a dúvida está entre o que é figura e desenho, pois questionaram a figura do cavalo e o desenho da placa; já nas palavras não apresentaram dificuldades para identificá-las.

Atividade 4: foi muito gratificante perceber que eles conseguem identificar bem as letras de outros códigos, apenas alguns alunos não conseguiram, pois estavam desatentos e , além disso, encontram-se em uma etapa de escrita que ainda não dominam por completo os códigos da escrita.

Atividade 5: observaram rapidamente a ausência da letra Q e agora como faz? Professora!

Atividade 6: sem dificuldades. Foi muito interessante observar que a maioria dos alunos identifica os sons e consegue escrever; apenas quetro alunos ainda estão se apropriando das letras e seus sons.

Nós acreditamos que esse material é positivo, pois nos auxilia analisar de forma simples e clara o aprendizado das crianças. Percebemos também que se você não prepara as crianças, elas revelam dificuldades para executar qualquer atividade.

Professoras: Nathalie Catarina S. Cruz e Sueli Zamora Sonoki