quarta-feira, outubro 21, 2009

Atividade desenvolvida para o Programa GESTAR II - Língua Portuguesa por Cristiane Rodrigues

Estudo da composição “Fantasia” de Chico Buarque.


Duração: 06 aulas.


Objetivo: Mostrar que a arte tem influência e pode influenciar na história da sociedade.

Primeiro passo: Passar informações sobre a ditadura militar de 1964 e o papel das artes neste processo.

Segundo passo: Ler em voz alta aos alunos a composição e fazer questionamentos para que percebam a relação entre a música e a situação política da época.

Terceiro passo: Elaborar um trabalho em grupo sobre a situação da época fazendo uma relação com situação atual.

Este trabalho foi proposto para os alunos da 7 ° serie da escola Morretes II e para os alunos da EJA da 8 ° serie, mas ainda não foi concluído devido aos feriados no calendário escolar.

Relatório das atividades - GESTAR II - Língua Portuguesa por Anderson Jair Gourlart

Da frase ao sentido integral do texto

É comum os alunos entenderem por frase, todo discurso que se inicia com letra maiúscula e termina com ponto final. A grande questão é: uma seqüência de frases é suficiente para a construção do que conhecemos por texto?
A partir de tal questão, comecei a trabalhar com a 7ª série da EJA o conceito de frase como um encadeamento de ideias com sentido completo. Posso ter uma única seqüência de palavras e entendê-la por texto, a partir do momento em que tal seqüência produzir significado num contexto específico. Tomemos como exemplo a palavra “Socorro”! Tal estrutura só pode ser reconhecida como frase num contexto em que um sujeito se encontra em apuros. Cabe a quem escreve situar o leitor diante de toda situação textual, desde os personagens ao enredo propriamente dito.
Discutimos o gênero “bilhete” durante duas aulas. Os interlocutores eram duas adolescentes que estudavam numa mesma classe e possuíam muitas características em comum. Os alunos participaram e se identificaram muito com a linguagem utilizada. Exploramos o uso das “gírias” e as condições de produção de tal texto, o que permitiu com que os alunos conseguissem interpretar o contexto de modo coeso e coerente.

Projeto Diário para Conto por Gilberto da Silva - GESTAR II - Língua Portuguesa

Relato Projeto Intertextualidade

Turmas 8ª séries I e II

Objetivo: Desenvolver no aluno o interesse pela criação literária e a função de cada gênero literário e a posterior produção de um conto/crônica.baseado em seus relatos diários do cotidiano de cada um.

Procedimentos:

1º Passo: Apresentei à turma a tarefa a ser desenvolvida.

O.b.s Alguns alunos rejeitaram a idéia por considerar “coisa de menina” o ato de escrever diários.Depois de sanado o preconceito partimos para a confecção dos cadernos. Alguns alunos preferiram comprar os cadernos para esse fim.

2º Passo: Determinei um prazo para a coleta de dados; produção dos diários, de onde surgiriam as bases para a produção do conto/crônica.

3º Passo: Hoje seria o dia para a escolha dos temas e leitura de alguns contos que separei para os alunos, mas eles ganharam um passeio à feira da ciência que acontece no centro de Florianópolis.

...Depois de várias aulas perdidas; feriados, conselho de classe, etc...

4º Passo: mostrar à turma o filme escritores da liberdade na próxima Segunda-feira dia 19, se não houver mais contratempos.

5] Passo: Iniciar a produção dos textos em sala de aula.

Relatório das atividades realizadas dos cadernos AAA4 e AAA5 - GESTAR II - Língua Portuguesa por Maria Joelma Dias

Durante o último bimestre, realizei com alunos da EJA, das turmas de 6ª a 8ª séries, várias atividades retiradas dos cadernos do Gestar. As atividades escolhidas focavam sempre a construção e interpretação de textos, a partir de imagens ou palavras, de ordenação de imagens ou ordenação de frases para formar um texto coerente, e ainda, da relação entre título-texto e do completar o texto sem perder a coerência e coesão do mesmo.

Pude perceber que a grande maioria dos alunos, compreendeu e desenvolveu as atividades como foram propostas, e que os mesmo alunos não respondiam a outras atividades anteriormente apresentadas; mesmo alunos que estavam longe da escola há muito tempo, acompanham e produzem ótimos textos, como os demais.

Segue abaixo a lista das atividades realizadas.

Atividade

Página.

AAA




Imagens do dia-a-dia: Circuito fechado

16

4

Brincando de quebra cabeça

64-65

4

Causos coletivos – A providência divina

78 – 79-80

4

Mão da leitura

81

4

Construindo histórias

25

5

Provérbios de A a Z

27

5

Coerência em textos não verbais – A bruxinha

42-43

5

Lendo tirinhas - Magali

45

5

O sentido do texto

49

5

A unidade das imagens

50-51

5

Organizando idéias

52-53

5

O enlace de idéias

71-72

5

Para organizar informações – uma história sem pé nem cabeça

75

5

Uma história em quadrinho - Garfield

76

5

Para construir sentido – receita embaralhada

77

5

Nem todas as atividades foram desenvolvidas com todas as turmas, mas todas as turmas respondem muito bem a este tipo de atividade.