quarta-feira, outubro 21, 2009

Relatório das atividades - GESTAR II - Língua Portuguesa por Anderson Jair Gourlart

Da frase ao sentido integral do texto

É comum os alunos entenderem por frase, todo discurso que se inicia com letra maiúscula e termina com ponto final. A grande questão é: uma seqüência de frases é suficiente para a construção do que conhecemos por texto?
A partir de tal questão, comecei a trabalhar com a 7ª série da EJA o conceito de frase como um encadeamento de ideias com sentido completo. Posso ter uma única seqüência de palavras e entendê-la por texto, a partir do momento em que tal seqüência produzir significado num contexto específico. Tomemos como exemplo a palavra “Socorro”! Tal estrutura só pode ser reconhecida como frase num contexto em que um sujeito se encontra em apuros. Cabe a quem escreve situar o leitor diante de toda situação textual, desde os personagens ao enredo propriamente dito.
Discutimos o gênero “bilhete” durante duas aulas. Os interlocutores eram duas adolescentes que estudavam numa mesma classe e possuíam muitas características em comum. Os alunos participaram e se identificaram muito com a linguagem utilizada. Exploramos o uso das “gírias” e as condições de produção de tal texto, o que permitiu com que os alunos conseguissem interpretar o contexto de modo coeso e coerente.