Durante o último bimestre, realizei com alunos da EJA, das turmas de 6ª a 8ª séries, várias atividades retiradas dos cadernos do Gestar. As atividades escolhidas focavam sempre a construção e interpretação de textos, a partir de imagens ou palavras, de ordenação de imagens ou ordenação de frases para formar um texto coerente, e ainda, da relação entre título-texto e do completar o texto sem perder a coerência e coesão do mesmo.
Pude perceber que a grande maioria dos alunos, compreendeu e desenvolveu as atividades como foram propostas, e que os mesmo alunos não respondiam a outras atividades anteriormente apresentadas; mesmo alunos que estavam longe da escola há muito tempo, acompanham e produzem ótimos textos, como os demais.
Segue abaixo a lista das atividades realizadas.
Atividade | Página. | AAA |
| | |
Imagens do dia-a-dia: Circuito fechado | 16 | 4 |
Brincando de quebra cabeça | 64-65 | 4 |
Causos coletivos – A providência divina | 78 – 79-80 | 4 |
Mão da leitura | 81 | 4 |
Construindo histórias | 25 | 5 |
Provérbios de A a Z | 27 | 5 |
Coerência em textos não verbais – A bruxinha | 42-43 | 5 |
Lendo tirinhas - Magali | 45 | 5 |
O sentido do texto | 49 | 5 |
A unidade das imagens | 50-51 | 5 |
Organizando idéias | 52-53 | 5 |
O enlace de idéias | 71-72 | 5 |
Para organizar informações – uma história sem pé nem cabeça | 75 | 5 |
Uma história em quadrinho - Garfield | 76 | 5 |
Para construir sentido – receita embaralhada | 77 | 5 |
Nem todas as atividades foram desenvolvidas com todas as turmas, mas todas as turmas respondem muito bem a este tipo de atividade.