quinta-feira, outubro 08, 2009

Relatório do décimo nono encontro - GESTAR II - Língua Portuguesa

No dia 02 de outubro deu-se início a décima nona oficina presencial do programa GESTA-II, na disciplina de Língua Portuguesa, contamos com a presença de 07 cursistas sob a instrução da formação e a coordenadora do curso.

Os trabalhos realizados foram relacionados ao estudo das unidades 7/8 referentes ao TP2. Todas as questões foram colocadas em debate e discutidas pelos cursistas. Muitas sugestões de outras atividades além daquelas propostas pelos cadernos do Gestar II foram encaminhadas também.

Ao final planejamos a seção Avançando na Prática. Selecionamos também algumas atividades dos AAAs para serem aplicadas em sala de aula. Além disso, retomamos a discussão acerca do Projeto, abordando a fundamentação teórica. Muitos cursistas já iniciaram, inclusive, a aplicação das atividades do Projeto. Combinamos que o filme “Escritores da Liberdade” será distribuído no próximo encontro aos professores.

Relatório do décimo oitavo encontro - GESTAR II - Língua Portuguesa

O décimo oitavo encontro do Programa de Formação Continuada GESTAR II, na disciplina de Língua Portuguesa aconteceu no dia 25/09. Participaram 09 cursistas, mais a coordenadora pedagógica.
Iniciamos o nosso encontro com os relatos das atividades da seção Avançando na Prática aplicada pelos professores durante a semana. Mais uma vez os relatos são positivos e refletem as expectativas do Programa Gestar II.
A seguir, dispomos os cursistas em grupos para que pudessem discutir com mais profundidade as unidades 05 e 06 do TP2, pois o ensino da gramática precisa ser debatido para que possamos avançar no ensino da Língua Portuguesa.
Podemos dizer que essa discussão acerca da gramática normativa, especialmente, é pertinente e deve ser tema constante em outras discussões.
Após o intervalo, voltamos a discutir algumas questões referentes ao nosso Projeto de conclusão. Várias ideias surgiram e ficou definido que o objetivo principal será o de produzir um conto. Evidentemente, aconteceram muitas sugestões de atividades, principalmente, para se trabalhar o gênero diário que é o alicerce do Projeto em questão. Uma dica importante e aceita é o filme “Escritores da Liberdade” que contempla a escrita do gênero diário. Outro filme indicado é: “Narradores de Javé” que aborda questões importantes do poder da escrita.

Relatório do décimo sétimo encontro - GESTAR II - Língua Portuguesa





Aconteceu, no dia 18/09, o décimo sétimo encontro do Programa de Formação Continuada GESTAR II, na disciplina de Língua Portuguesa. Participaram 08 cursistas.



Iniciamos com os relatos das atividades que os professores aplicaram com suas turmas com o suporte teórico do Programa Gestar II. Os resultados, segundo os cursistas, estão surpreendendo positivamente.



Posteriormente, dividimos a Unidade 5:Gramática: seus vários sentidos em três seções: a gramática interna e o ensino produtivo; a gramática descritiva e o ensino reflexivo; a gramática normativa e o ensino prescritivo.Cada grupo ficou responsável pelo estudo e apresentação de uma seção.



Esta unidade sobre gramática foi muito oportuna para entendermos que sempre utilizamos a gramática e que todos os falantes de uma língua fazem uso dela mesmo inconscientemente, pois internalizamos o conhecimento gramatical desde nossas primeiras falas, mas muitas vezes nos reportamos ao uso gramatical apenas quando fazemos uso da gramática normativa.



Um aspecto que chamou a atenção do grupo refere-se ao ensino sistemático da gramática normativa que não garante ao aluno uma condição de escrita e nem de leitura. Por isso se faz necessário rever esta prática com o objetivo de trabalhar a produção de textos, o aprimoramento de leitura, bem como o desenvolvimento da oralidade.


No entanto não se pode abolir totalmente a gramática normativa do ensino da Língua Portuguesa, pelo contrário, é preciso estabelecer um certo equilíbrio quanto ao estudo da gramática. A escola precisa abordar questões gramaticais que deem suporte para o aluno desenvolver as habilidades propostas para o ensino de Língua Portuguesa: a escrita, a leitura, a fala e a escuta.