quinta-feira, abril 12, 2012

Matemática _ 3º encontro do Pró-letramento por Karina Zolia Jacomelli Alves

Operações com números naturais foi o tema do terceiro encontro (11/04/12) do curso pró-letramento. Dentre todas as solicitações, tivemos: a leitura de dois textos e três tarefas envolvendo o estudo de imagens, ambos presentes no fascículo 2, e uma tarefa extra com a utilização do quadro de valores.

Os destaques dos textos “Algoritmos” e “O algoritmo da adição” (páginas 7 e 8, fascículo 2) foram:

1) A definição de algoritmo: “...um dispositivo prático, elaborado para facilitar a execução de uma certa tarefa...”

2) A recomendação em iniciar o algoritmo da adição com reservas: “...consideramos que no processo de construção do algoritmo da adição, é recomendável que os primeiros exemplos já envolvam adições com “reservas”...”.

3) A necessidade de trabalhar o cálculo mental para os fatos básicos: “...em adições como “5+2=” ou “8+7=”... é mais adequada a resolução por meio do cálculo mental...”

4) O processo de memorização desses fatos básicos por meio de materiais concretos: “...iniciando o processo de memorização com o auxílio de materiais de contagem...”

Os destaques das tarefas:

5) Nas tarefas 2 e 3, a necessidade de incentivar nossos alunos a registrarem suas ações. Mais especificamente, o fato de que nossos alunos não podem ficar trabalhando apenas no concreto em toda sua escolaridade. Vai chegar um momento que será preciso abstrair, será preciso realizar cálculos utilizando apenas papel e caneta, por exemplo.

6) Na tarefa 4, o estudo de erros e acertos cometidos por alunos.

7) Na tarefa extra, abaixo, a dificuldade de colocar no papel ações realizadas no quadro de valores, pois foge do tradicional: é muito difícil desconstruir algo já enraizado, tirar um vício (professores).

Tarefa extra: Resolva no quadro de valores as seguintes operações: 25 + 19 e 35 – 19. Em seguida, registre cada passo realizado no caderno.

Foi um encontro proveitoso, mais uma vez! Parabéns a todos.

Aos interessados, solicite pelo email kzjacomellia@hotmail.com o material do MEC contendo os fascículos de 1 a 8. A seguir, sites que tratam o sistema de numeração em diferentes bases (acessados no dia 12/04/12):

(2) Sistema de numeração não decimais: http://www.matematicamuitofacil.com/naodecimais.html