sexta-feira, setembro 03, 2010

Matemática 5ª à 8ª série - Oficina sobre Jogos Matemáticos

No dia 02/09/10, no auditório da prefeitura, aconteceu uma oficina cujo tema foi “JOGOS MATEMÁTICOS”. Esse tema foi proposto por ser uma excelente alternativa de atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos, permitindo uma interação entre professor, aluno e saber matemático e possibilitando a busca de significações dos conceitos a serem construídos. Além de dar oportunidades ao professor de desenvolver nos alunos a capacidade de atuarem como sujeitos na construção de seus conhecimentos.
É importante destacarmos que o uso de jogos como recurso didático exige um planejamento bem estruturado que vem de encontro com a proposta denominada Sequência Didática e está de acordo com o trabalho defendido na rede municipal para a disciplina de matemática, a resolução de problemas.
Assim, o encontro começou com essa conversa sobre o uso de jogos na sala de aula enquanto recurso didático juntamente com considerações a serem feitas sobre o jogo em si. Ou seja, falamos sobre
- Alguns fatores importantes a ser considerado antes da elaboração do jogo como o tempo, a influência da idade, a competição, a cooperação e o espaço;
- Os diferentes tipos de jogos – estratégicos, geométricos e de treinamento;
- Os benefícios do jogo em sala de aula.
Na sequência foram apresentados os 15 jogos que foram organizados por sequência didática, dentre estes 15 os que iríamos jogar na tarde em questão e 12 jogos que não foram organizados por mim para deixar o professor adaptá-los como quiser.
Enfim, a tarde foi dedicada aos professores como jogadores. Ou seja, os professores se colocaram na posição de jogadores e discutiram a possibilidade de cada jogo ser levado para a sala de aula. Caso fosse, foram discutidas quais adaptações poderiam ser feitas, quais conteúdos poderiam ser explorados, entre outros.
Nesse encontro participaram nove professores (Regina, Maria Regina, Franciely, Grazieli, Jerusa, Eliel, Cícero, Sandra e Jece) e a todos deixo meus agradecimentos. Vocês se dedicaram com alegria, sabedoria e, principalmente, com a possibilidade de levar o que aprenderam para nossas escolas.
Foto 1: Jogo do Mico

Foto 2: Jogo da Tabuada
Foto 3: Jogo da Corrida de Carros

Foto 4: Jogo do Quadrado

Foto 5: Jogo Pontinhos