quarta-feira, agosto 19, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

A unidade centra a problemática do nascimento e da morte relacionada com a atividade das seguradoras. Inicialmente faz alguns questionamentos sobre essa fonte de lucros das seguradoras, com relação a mortalidade daqueles que pagam seguro, e que a seguradora faz um projeção do valor esperado tendo em vista um padrão de mortalidade dos segurados. Também centra como ferramenta de solução de problemas a modelagem matemática, que estabelece uma relação numérica cíclica com o padrão de mortalidade, e desta forma formula os cálculos do valor esperado pela seguradora.
A atividade proposta não está relacionada com a questão de seguros. Mas aplicou a relação das variáveis de x com y numa equação.

b) Resultados observados em sala de aula

As primeiras atividades, 1 e 2, foram bem entendidas. Houve participação, e os alunos acompanharam a elaboração da expressão algébrica na forma de uma equação com as duas variáveis x e y.
A maior dificuldade era o de relacionar as duas variáveis, também de relacionar as duas variáveis num gráfico dos eixos x e y.
A importância da atividade para a aprendizagem foi a de relacionar as duas variáveis numa equação, e um entendimento mais apurado do crescimento na elaboração do gráfico, pois se calcula os valores numéricos de y em função de x, e também já introduz a idéia de função de primeiro grau.

Observação de fatos ocorridos na aula: Principalmente com relação a questão da elaboração do gráfico que estuda a relação de todos os x e y, pois uma vez traçado o gráfico percebe-se a direção da equação, mesmo que os valores omitidos entre os pontos não seja calculados.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Apresentação: A transposição didática da atividade 16, unidade 8, exercícios 1, 2, 3, 4 e 5, e será aplicada na turma de 7a série do EJA.
Projeto: modelagem matemática e valor esperado.

Objetivo: Introduzir noções de função linear: relacionar duas variáveis e elaborar gráfico.

Duração: 1a aula: situação-problema:
2a aula: atividade proposta em sala de aula

Estratégias: aula dialogada, uso de quadro e giz e xérox de texto.
Conteúdo: (Aula 3: Números relativos : apostila AAA2, pp 52 -55)

1a Aula:
Apresentação da situação-problema: Estudo da relação do seguro de vida paga pelos segurados e o valor esperado pela seguradora, através da leitura dinâmica do texto Integrando a matemática no mundo real, p.165 da apostila TP2.
Fazer as atividade 1, 2 e 3 da página 197 da apostila TP2, que relaciona duas variáveis x e y.

Uma turma da 6a série foi para a biblioteca e cada aluno pegou 3 livros. Encontre uma equação que relacione o número de alunos com o número de livros.
Um parque de diversões cobra 5 reais na entrada mais 1 real por brinquedo que você usar. Encontre uma equação que relacione o número de brinquedos que você usar com o gasto que terá.
Você brincou com seu colega menor de medir o tamanho de suas passadas. Vocês viram que cada passada sua equivale a três passadas dele. Encontre uma equação que relacione o número de passadas de seu colega com o número corresponde de passadas suas.

2a Aula: (ATIVIDADE EM SALA DE AULA)

Estudar noções de função linear através da solução da atividade 4 e 5 da página 199 da apostila TP2, que relaciona as variáveis x e y na elaboração do gráfico.

Encontre duas equações: uma que relacione o gasto de cada criança com o número de vezes que ela usou a barraca da pescaria na festa da igreja, e outra que faça a mesma coisa para a festa da escola.
Coloque em um plano cartesiano os dados de suas tabelas. No eixo horizontal, coloque o número de vezes que você poderá pescar, e no eixo vertical, o gasto correspondente. Faça um gráfico para a festa da igreja e outro para a festa da escola.


ANEXOS:




13º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 13º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 14/07/2009.



A unidade 13 do TP4 ou sessão coletiva 7 desenvolve na educação matemática um trabalho que contribui na formação do cidadão/consumidor crítico, participativo e autônomo. Essa unidade que trabalha o tempo todo, a tomada de decisões, contou com a participação de todos os cinco cursistas.
O encontro foi, principalmente, um estudo da unidade 13. Durante as informações apresentadas foram solicitadas atividades da própria unidade além de outras sugeridas por colegas na segunda formação. Todas as tarefas foram bem desenvolvidas e aceitas pelos cursistas, mas três delas chamaram maior atenção: a das expressões numéricas onde cada uma delas retrata uma forma diferente de se ver e conceber uma figura, a do jogo “Batalha entre submarinos” adaptado da Batalha naval e a do Marketing de um produto. Vejamos o resultado desta última:

Atividade: Marketing de produto
a)Escolha um produto e faça o seu marketing comercial.
Não esqueça: Marca, Características,
Público-alvo, Condições de pagamento
b)Faça a apresentação do seu produto aos seus colegas!

Trio: Mariza, Ottoniel e Sandra

Vídeo que mostra a apresentação do produto pelo trio:
Dupla: Aloísio e Cícero


Vídeo que mostra a apresentação do produto pela dupla:


Além disso, os professores receberam informações sobre minha segunda semana de formação e orientação sobre as futuras tarefas a serem realizadas no programa. Dentre essas tarefas, conversamos sobre o projeto que é o trabalho final do curso. Os professores se mostraram muito dispostos e felizes pelo curso estar acontecendo, marcaram, inclusive, horários para desenvolverem tarefas. Foi mais um encontro muito proveitoso. Valeu colegas!

ANEXOS:

1. Apresentação da unidade 13 do TP4 - http://www.megaupload.com/?d=EV4H2ZZX

2. Mensagem "A história da águia" - http://www.youtube.com/watch?v=czmwMyIYt_s

(Após clicar no links 1 acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")