terça-feira, abril 05, 2011

Matemática 5ª à 8ª série - 1° encontro de 2011 por Karina Z Jacomelli A

A comissão organizadora da Olimpíada Regional de Matemática (ORM) por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidou professores de Matemática das escolas de todo o Estado de Santa Catarina para participar do VI Encontro de Professores da Olimpíada Regional de Matemática. Esse encontro aconteceu durante todo o dia 02/04 e foram discutidos os assuntos gerais referentes à olimpíada com a apresentação de uma palestra e com uma oficina de resolução de problemas olímpicos.

Os professores das escolas municipais de Palhoça aceitaram o convite e participaram desse dia como sendo o primeiro encontro de 10 horas do curso a ser oferecido em 2011 pela Secretaria Municipal de Educação.

A parte da manhã começou com a apresentação e esclarecimento de dúvidas referente a ORM com o professor José Luiz Rosas Pinho (Pinho), que motivou a participação da mesma por todos os alunos das escolas do estado. Segundo o professor, é importante deixar que pelo menos aconteça a primeira fase, pois em qualquer escola pode ter um aluno esperando por esta oportunidade para se descobrir como um talento ou como um admirador da Matemática.

Na sequência, a professora Carmem Suzane Comitre Gimenez discutiu o termo “Problema Olímpico”, considerado como um problema não convencional. Uma definição muito adequada colocou o problema olímpico como sendo aqueles problemas desafiadores que exigem criatividade e imaginação. Juntamente com essa definição, a exposição dos diferentes tipos de problemas olímpicos nos reforçou que olimpíadas como essa trabalham a metodologia “Resolução de problemas” contemplada em nossa Proposta Curricular e, consequentemente, em nossos planejamentos de aula.

A manhã terminou com os professores Pinho e Nereu Estanislau Burin (Nereu) discutindo estratégias de resolução de problemas olímpicos geométricos e de sequências numéricas para os níveis 1 e 2 da ORM.

O encontro foi oferecido pela ORM, mas como foi solicitado antecipadamente por mim, o coordenador professor Lício Hernanes Bezerra (Lício) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) iniciou a parte da tarde falando da OBMEP. Essa solicitação se deu porque os alunos das escolas municipais serão inscritos nesta olimpíada deste ano como nos anos passados.

O professor Lício ressaltou que o maior objetivo da OBMEP é mobiliar a todos para que façam e pensem matemática. Ao contrário da ORM que busca talentos para a área, a OBMEP busca divulgar e ampliar a matemática para que esta área atinja a todos, ela não visa competição, mas sim participação. Segundo o professor, é notável que crianças que gostam e tem mais facilidade com a matemática contagiam os que não gostam, fazendo-os gostar um pouco mais.
A OBMEP, assim como pretende a Proposta Pedagógica do município de Palhoça, estimula o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas motivantes, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, e que permitem o uso da criatividade e da perspicácia. Esse objetivo em comum reforça ainda mais a necessidade de permitir que a OBMEP entre em nossas escolas, mais especificamente em nossas aulas de matemática.

Após um tempo dado aos participantes para que resolvam alguns problemas olímpicos, os professores Pinho e Nereu encerraram a tarde socializando estratégias de resolução para os mesmos.Agradeço a valiosa participação dos professores municipais, que não negaram estar trabalhando num sábado. É assim com professores como vocês que conseguiremos avançar cada vez mais. Obrigada mais uma vez!


Da direita para esquerda: KARINA ZOLIA JACOMELLI ALVES, INGELORE SIEVENT ALVES, FRANCIELY SAMISTRARO, MARIZA CAMPOS GAVILAN, REGINA DE OLIVEIRA MELO, MARINA MACHADO RIBEIRO GONZAGA, MARIA REGINA SOARES STOCK, DYAN CARLO PAMPLONA, ELIEL VEIGA DA SILVA, MARIA REGINA NUNES LAMIM.


(Estava no curso, mas não no momento da foto: RODRIGO LUIS DOS SANTOS)