quarta-feira, abril 13, 2011

Pró Letramento - Matemática - 9º encontro por Karina Z Jacomelli A

Professores alegres, ativos e com muita vontade de aprender. Foi assim que aconteceu o 9° encontro do curso Pró Letramento em Matemática nesse dia 12/04/2011, cujo tema era “Espaço e Forma”.
Para começar os professores relataram como costumam trabalhar localização e orientação com seus alunos. Normalmente são assuntos trabalhados na disciplina de geografia, principalmente com construção de maquetes. O uso de barbante foi colocado como possível de se trabalhar a escala, basta considerar qualquer tamanho inicial e realizar dobras referente a escala a ser considerada. Além disso, no cotidiano da escola, são considerados termos como esquerda, direita, em frente ao formar filas ou se organizar em sala para determinada atividade.
Aproveitando os sólidos geométricos construídos na semana anterior, a tarefa seguinte foi a construção de um espaço de convivência com possíveis casas, igreja, escolas, automóveis, demarcação de ruas, calçadas, jardins, entre outros (as duas primeiras fotos mostram parte do resultado obtido). Ambas as equipes tentaram reproduzir um espaço real do seu meio e, interessante, ambos escolheram a praça de Palhoça sendo que cada uma equipe representou um dos seus lados.
Vale ressaltar que durante a construção da maquete discussões variadas ocorreram – como a praça era há alguns anos antes e como está hoje, que influências essas mudanças trouxeram, calçadas e outras situações provocadas pela falta de planejamento. Essa discussão enriqueceu a tarefa fazendo-a interdisciplinar, uma vez que os assuntos foram identificados como geografia, história, artes, entre outros.
Com a maquete pronta todos brincaram da seguinte forma: em dupla, um dos professores selecionava um ponto de partida e um de chegada, e o outro professor traçava um possível trajeto para se deslocar de um ponto a outro. Observou-se que o trajeto dependia das condições para deslocamento, ou seja, se a pessoa estava de carro, se esta era cadeirante, etc. Ainda, para utilizar palavras como direita e esquerda era preciso observar a posição de quem estava escutando já que se ambas estiverem de frente uma para outra, a esquerda de uma não é de outra.
Dando continuidade, todos os professores contornaram a base dos prédios deixando na folha a vista de cima da praça montada (terceira e quarta foto). Com isso, socializamos conhecimentos sobre figuras geométricas planas e sólidos geométricos. Algumas concepções foram reformuladas como a pirâmide precisa ter base triangular e o bloco retangular não ser um prisma.
O último assunto tratado no encontro foi a escala. Isso aconteceu por meio da redução da planta com a vista de cima da maquete numa escala de 1:2 e na ampliação de um desenho dado (quinta e sexta fotos). No que se refere a redução da planta da maquete, observou-se inicialmente a não preocupação com a forma dos prédios (circular, retangular, etc), com os ângulos e distâncias entre os mesmos. Esse fato foi colocado ao grupo e todos puderam confirmar, na ampliação da figura, que fatos como esse modificam a proporcionalidade entre as representações.
Com a redução da planta da maquete em mãos, outra brincadeira. Agora um dos professores com a sua folha falava o ponto de partida e um trajeto qualquer, e o colega deveria acertar qual foi o ponto de chegada. A maior dificuldade relatada foi referente a fala esquerda e direita.
Obrigada a todos os envolvidos, em especial ao professor Valério (última foto), que vem contribuindo em todos os encontros com assuntos administrativos, registro em fotos e falas de incentivo.
Fotos: