sexta-feira, junho 03, 2011

Visita à aula de Luana Helena de Souza por Karina Zolia Jacomelli Alves

Luana Helena de Souza, professora da 4ª série do ensino fundamental do Grupo Escolar Professora Inês Marta da Silva, me recebeu no dia 02 de junho de 2011 para assistir uma das etapas de sua sequência didática. A aplicação desta sequência didática é uma das condições, colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.

Com o tema “A interpretação e a resolução de problemas matemáticos através de um novo olhar sobre as diferenças”, Luana propôs um trabalho com leitura e interpretação de textos, resolução de problemas matemáticos, adição, subtração e multiplicação. O ponto de partida foi a leitura, feita pelos alunos, dos livros da coleção “Ciranda das Diferenças” de Márcia Honora. Para a professora, isto servirá de estímulo ao grupo no momento da resolução, uma vez que os problemas usam os personagens das histórias e, assim, os alunos poderão se identificar com eles.

No dia da visita estava sendo desenvolvida a quarta aula da sequência didática. A professora dispôs os alunos em duplas e lhes deu uma lista de dez problemas matemáticos. O tempo dado para a resolução foi muito bem aproveitado, os alunos discutiram as tarefas entre si e receberam apoio da professora. A discussão referente as estratégias utilizadas, bem como sua solução, ficou para o dia seguinte.

Algumas observações merecem ser destacadas:

- A professora Luana introduziu a aula retomando acontecimentos anteriores, expôs o que queria que acontecesse nesta aula, e finalizou com suas observações. Além disso, elogiou seus alunos e os incentivou à leitura, dizendo que é por causa dela que a matemática está ficando mais fácil.
- Cada vez que a professora recebia uma pergunta, ela respondia por meio de outras perguntas. Ou seja, o aluno tentava sanar sua dificuldade pensando em outras questões referentes ao mesmo assunto.
- A tabela da tabuada, construída pelo aluno junto com a professora, pode ser utilizada na resolução dos problemas matemáticos. Luana permite que cada aluno decida se quer ou não usar essa tabela. Ao mesmo tempo, incentiva-os a não depender dela, com diversos argumentos. Um deles seria o fato de que ninguém vai sair de casa com uma tabela de tabuada no bolso, caso seja necessário usá-la.Luana se mostrou uma professora paciente, carinhosa, dedicada e organizada.

Parabéns pelo seu trabalho e pela sua ideia: usar a leitura de livros cujos assuntos são indispensáveis no mundo de hoje e, ainda, conseguir utilizá-los nos enunciados dos problemas matemáticos.

Obs: posteriormente, a sequência didática da professora Luana será postada neste blog.




Coleção Ciranda das Diferenças

A coleção Ciranda das Diferenças nos convida a um novo olhar sobre as diferenças, despertando a reflexão de todos. Em 10 livros e 10 CDs Interativos (Rom/Áudio/Vídeo) serão trabalhados os seguintes temas: Deficiência física, Cegueira, Síndrome de Down, Baixa visão, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Nanismo, Deficiência auditiva, Surdez e a língua sinais. Descrição por livros:

- Uma Tartaruga a Mil por Hora: conta a história de uma tartaruga diferente, que ao invés de fazer tudo devagar como as outras, fazia tudo muito rápido, parecendo que tinha rodinhas nos pés. Como resolver toda esta agitação?
- O Canto de Bento: conta a historia de um maestro bem-te-vi que tinha o sonho de ter um filho que continuasse seu trabalho na jabuticabeira. As coisas vão ter que ser adaptadas quando descobrem que Bento, o filho do maestro, não sabia cantar como os outros pássaros.
- A Familia Sol, Lá, Si: é um livro que conta a história de uma familia de elefantes roqueiros, porém um de seus integrantes, Nando, nasce com uma deficiência. Será que arrumarão um jeito de incluir o elefantinho nesta banda?
- Dognaldo e sua Nova Situação: conta a história de um cachorro que sofre um acidente e fica numa cadeira de rodas. Como será que ele e sua familia vão lidar com essa nova situção?
- A escola da Tia Maristela: conta a história de uma escola para ensinar golfinhos a participarem de espetáculos aquáticos. Certo dia, recebe uma nova aluna que não aprendia como os outros. Será que Sofia iria desistir de seus sonhos?
- Uma Amiga Diferente: conta a história de um zangão filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre neste contato uma amizade para toda a vida.
- O Charme de Tuca: nos conta a história de um coelho que descobre que a razão de suas notas baixas era devido ao seu problema visual. Será que depois de solucionado esse problema suas notas irão melhorar?
- O Problema da Centopéia Zilá: conta a história de uma centopéia que tinha uma de suas perninhas mais curta que as outras. Quando resolve diminuir a diferença entre suas pernas recebe uma grande surpresa da vida.
- Nem todas as Girafas são iguais: trata da história de uma girafa que não tinha a mesma altura que as outras, mas mesmo assim, tinha o sonho de ser uma jogadora de basquete. Será que ela vai arrumar uma forma de participar do tão esperado campeonato da escola?
- Uma Formiga Especial: conta a história de Danilo, uma formiga que nasce cega. Danilo tinha muita vontade de ajudar no sustento do formigueiro, mas como será que ele e sua família vão conseguir enfrentar essa dificuldade?


(Fonte: http://loja.tray.com.br/loja/produto-122427-1563-colecao_ciranda_das_diferencas acessado no dia 03/06/11)

Aplicação de Sequência Didática por Jair Pereira

No dia 02/06/2011, no período vespertino, tivemos a oportunidade de acompanhar a aplicação da sequência didática "A exploração dos recursos naturais de Palhoça", pela professora Luana Helena de Souza que leciona com a 4ª série, no Grupo Escolar Professora Inês Marta da Silva. Esse trabalho de acompanhamento das sequências didáticas integra a sistemática de capacitação desenvolvida no ano de 2011 e visa ao fortalecimento da formação do professor em serviço. Na verdade, a ideia fundamental é experimentar, por meio da metodologia da sequência didática, as discussões de cunho teórico desencadeadas na formação presencial.

A sequência didática, aqui explicitada, seguiu as orientações da disciplina de Língua Portuguesa, do Setor de Capacitação, que solicitou aos professores dos anos iniciais, a elaboração de uma sequência didática que contemplasse um gênero textual, aqui o poema "Paraíso" de João Paulo Paes.


Durante o período de observação, cerca de duas horas, percebemos algumas situações que merecem destaque:

1. A disposição dos alunos em círculo facilitou o desenvolvimento das atividades, pois a professora teve mais espaço para circular e atender individualmente as crianças. Esse contato próximo criar vínculos e fortalece as relações de confiança, tão fundamentais, na sala de aula, especialmente nos anos iniciais.



2. A mediação da professora conduziu a um trabalho de troca e participação intensa de todos os alunos. Percebemos uma preocupação constante por parte da professora em despertar a participação do grupo.



3. O número reduzido de alunos, 11 apenas, sem dúvida, facilita a interação professor/aluno.

4. A escolha, pela professora, do poema "Paraíso" possibilitou uma discussão importante sobre a degradação ambiental. Ao final do poema, a professora promoveu uma reflexão bastante significativa, com as seguintes questões: o que você faria se a rua fosse sua; se a mata fosse sua; se o rio fosse seu; se o mundo fosse seu. As opiniões das crianças deram origem ao cartaz.


5. A ideia de utilizar o gênero texual "poema" para tratar de um assunto tão sério como é a questão ambiental mostra a capacidade de a professora articular diferentes informações acerca de um mesmo tema.

6. A produção de um cartaz que apresenta os problemas ambientais do município, para expor no mural ecológico, é outro momento significativo da sequência didática. Atividades como esta incentivam a produção do aluno, pois o professor não é mais o único interlocutor. Toda a escola se constitui interlocutora.


A avaliação dessa sequência didática é bastante positiva, uma vez que corrobora com o trabalho desenvolvido pelo Setor de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação. Também reafirmamos o comprometimento e a capacidade pedagógica da professora Luana no desenvolvimento de suas atividades docentes. São momentos como estes que nos mostram como ainda é possível transformar a sala de aula em um espaço profícuo de aprendizado. Além disso, verificamos, in loco, como a organização da aula, via sequência didática, torna o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e, por consequência, mais interativo.