sexta-feira, junho 03, 2011

Aplicação de Sequência Didática por Jair Pereira

No dia 02/06/2011, no período vespertino, tivemos a oportunidade de acompanhar a aplicação da sequência didática "A exploração dos recursos naturais de Palhoça", pela professora Luana Helena de Souza que leciona com a 4ª série, no Grupo Escolar Professora Inês Marta da Silva. Esse trabalho de acompanhamento das sequências didáticas integra a sistemática de capacitação desenvolvida no ano de 2011 e visa ao fortalecimento da formação do professor em serviço. Na verdade, a ideia fundamental é experimentar, por meio da metodologia da sequência didática, as discussões de cunho teórico desencadeadas na formação presencial.

A sequência didática, aqui explicitada, seguiu as orientações da disciplina de Língua Portuguesa, do Setor de Capacitação, que solicitou aos professores dos anos iniciais, a elaboração de uma sequência didática que contemplasse um gênero textual, aqui o poema "Paraíso" de João Paulo Paes.


Durante o período de observação, cerca de duas horas, percebemos algumas situações que merecem destaque:

1. A disposição dos alunos em círculo facilitou o desenvolvimento das atividades, pois a professora teve mais espaço para circular e atender individualmente as crianças. Esse contato próximo criar vínculos e fortalece as relações de confiança, tão fundamentais, na sala de aula, especialmente nos anos iniciais.



2. A mediação da professora conduziu a um trabalho de troca e participação intensa de todos os alunos. Percebemos uma preocupação constante por parte da professora em despertar a participação do grupo.



3. O número reduzido de alunos, 11 apenas, sem dúvida, facilita a interação professor/aluno.

4. A escolha, pela professora, do poema "Paraíso" possibilitou uma discussão importante sobre a degradação ambiental. Ao final do poema, a professora promoveu uma reflexão bastante significativa, com as seguintes questões: o que você faria se a rua fosse sua; se a mata fosse sua; se o rio fosse seu; se o mundo fosse seu. As opiniões das crianças deram origem ao cartaz.


5. A ideia de utilizar o gênero texual "poema" para tratar de um assunto tão sério como é a questão ambiental mostra a capacidade de a professora articular diferentes informações acerca de um mesmo tema.

6. A produção de um cartaz que apresenta os problemas ambientais do município, para expor no mural ecológico, é outro momento significativo da sequência didática. Atividades como esta incentivam a produção do aluno, pois o professor não é mais o único interlocutor. Toda a escola se constitui interlocutora.


A avaliação dessa sequência didática é bastante positiva, uma vez que corrobora com o trabalho desenvolvido pelo Setor de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação. Também reafirmamos o comprometimento e a capacidade pedagógica da professora Luana no desenvolvimento de suas atividades docentes. São momentos como estes que nos mostram como ainda é possível transformar a sala de aula em um espaço profícuo de aprendizado. Além disso, verificamos, in loco, como a organização da aula, via sequência didática, torna o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e, por consequência, mais interativo.