sexta-feira, outubro 25, 2013

Matemática - 4° encontro de formação continuada - professores de 6° ao 9° anos

           
No dia 21/10/2013 realizamos o último encontro de formação continuada na área de Matemática cujo tema foi: A fração, a resolução de problemas e a avaliação.

Para tratarmos da resolução de problemas utilizamos dois artigos como referência:

- A resolução de problemas no ensino de frações de Adriana Strassacappa. Esta escolha se deu por vários motivos e dois deles merecem destaque: o primeiro foi por ser o artigo o produto de um trabalho realizado na formação continuada de uma professora de escola pública. O segundo motivo foi a escolha da concepção de resolução de problemas que considera o problema o ponto de partida para o “fazer matemática”.

- Resolução de problemas nas aulas de Matemática de Mauro Carlos Romanatto. O principal motivo para esta escolha é a tentativa de mostrar que a metodologia através da resolução de problemas pode ser trabalhada sem grandes rupturas no trabalho docente dos professores que ensinam Matemática.      
            
Uma dinâmica que visava à correção de uma avaliação iniciou a conversa sobre o tema avaliação. O objetivo deste momento era a discussão acerca do processo de avaliação ser um trabalho de investigação dos processos de pensamento do aluno. O que possui um forte grau de interpretação por parte do professor.
            Finalizamos o encontro com um lanche e retomando as tarefas à distância.