No dia 21/10/2013 realizamos o último encontro de formação continuada na
área de Matemática cujo tema foi: A fração, a resolução de problemas e a
avaliação.
Para tratarmos da resolução de problemas utilizamos dois artigos como
referência:
- A resolução de problemas no ensino de frações de Adriana Strassacappa.
Esta escolha se deu por vários motivos e dois deles merecem destaque: o
primeiro foi por ser o artigo o produto de um trabalho realizado na formação
continuada de uma professora de escola pública. O segundo motivo foi a escolha
da concepção de resolução de problemas que considera o problema o ponto de
partida para o “fazer matemática”.
- Resolução de problemas nas aulas de Matemática de Mauro Carlos
Romanatto. O principal motivo para esta escolha é a tentativa de mostrar que a
metodologia através da resolução de problemas pode ser trabalhada sem grandes
rupturas no trabalho docente dos professores que ensinam Matemática.
Uma dinâmica que visava à correção de uma avaliação iniciou a conversa
sobre o tema avaliação. O objetivo deste momento era a discussão acerca do
processo de avaliação ser um trabalho de investigação dos processos de
pensamento do aluno. O que possui um forte grau de interpretação por parte do
professor.
Finalizamos
o encontro com um lanche e retomando as tarefas à distância.