quinta-feira, março 24, 2011

Projeto Alfabetizando e Letrando com a Páscoa por Jair J Pereira

Professores, segue o link abaixo do Projeto: Alfabetizando e Letrando com a Páscoa desenvolvido pelas professoras: Andréia Terezinha Shimith Assunção, Angela Maria Araújo Ottoni, Carmem Helena da Silva, Maria Celene da Silva Assunção.
Este projeto atende à metodologia implantada pelo Programa de Formação Continuada, Pró-Letramento na área de Alfabetização e Linguagem ofertado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura no ano de 2011.
Para acessar ao projeto, basta clicar no link abaixo:
http://www.megaupload.com/?d=1RBQO0DV
Professores, aproveitem para analisar, adaptar e aplicar.

Pró-Letramento: alfabetização e linguagem por Jair J Pereira

Nos dias 15/02/2011 e 22/02/2011, das 18 horas às 22 horas, na Faculdade Municipal de Palhoça, aconteceram o 1º e o 2º encontro do Programa Pró-Letramento com os professores da rede municipal. Participaram 30 cursistas no primeiro e 25 no segundo encontro. Os conteúdos debatidos foram os seguintes: métodos sintéticos e analíticos; as contribuições de Emília Ferreiro para a alfabetização e os equívocos em relação a esse pensamento; a importância de Vigotski e de Bakhtin para a alfabetização; letramento e suas intersecções com a alfabetização.
No dia 15/02/2011, num primeiro momento, apresentamos aos cursistas o plano de trabalho, destacando que um dos principais objetivos do Pró-Letramento é proporcionar o estudo de teorias, relacionando-as à prática pedagógica. Assim, iniciamos a leitura e a discussão do texto complementar 1, que trata de conceitos importantes ao processo de alfabetização. Alguns temas, entre estes o letramento, suscitaram questionamentos e posicionamentos por parte dos cursistas, pois para muitos não há diferença entre alfabetização e letramento. As contribuições de Emília Ferreiro também despertaram o debate entre os
Num segundo momento, iniciamos a apresentação dos slides: um breve registro sobre bases teórico-metológicas do ensino e da aprendizagem da modalidade escrita da língua. A apresentação desse material foi de suma importância para esclarecer conceitos abordados durante a leitura do primeiro texto, especialmente, questões referentes aos métodos sintéticos e analíticos. A forma como foi construída os slides facilitou o entendimento e a discussão. Nesse momento, observamos expectativas e inquietações dos professores quanto ao processo de alfabetização.
Na sequência, propusemos a leitura da unidade 1, do fascículo 1 que mostra de forma bastante objetiva conceitos relacionados à alfabetização: língua, alfabetização, letramento, ensino da língua escrita. Sem dúvida, a leitura dessa primeira unidade permitiu aos cursistas um entendimento mais amplo de temas que permeiam expectativas e inquietações dos professores quanto ao universo da alfabetização. Muitos professores se posicionaram, afirmando que essa discussão acerca da teoria é salutar, pois a prática pedagógica necessita de amparo teórico. Outro registro importante de um dos cursistas refere-se ao fato de o professor trabalhar muito e refletir pouco acerca de sua prática. O excesso de trabalho foi apontado como uma das causas para esse distanciamento do professor dos estudos.
Ao final do encontro, constatamos que os professores perceberam a importância das reflexões acerca da alfabetização. Acreditamos que estamos num processo de mudanças na educação, e que os professores estão dispostos a projetar novas possibilidades.
Prosseguindo as atividades, no dia 22/02/2011, dividimos os cursistas em duplas para a construção da síntese do texto complementar 1. Essa atividade durou cerca de duas horas e, na sequência, iniciamos a apresentação dos resumos. Todos os cursistas presentes apresentaram seus trabalhos. As discussões pautaram-se, especialmente, acerca das relações da alfabetização com o letramento. Ao final das apresentações, muitos cursistas concluíram que a prática pedagógica mais produtiva é aquela que contempla, de forma articulada: a alfabetização e o letramento.
Sem dúvida, esse momento de discussão e questionamentos é importante para despertar o professor para mudanças. Parece que os primeiros resultados do programa Pró Letramento já estão aparecendo, pois o envolvimento e o entusiasmo são evidentes. A avaliação dessa atividade é positiva, uma vez que todos os cursistas leram o material disponibilizado e, assim, sentiram-se confiantes para contribuir nos debates.
Feita essa discussão, encaminhamos a apresentação da atividade a distância na qual cada cursista avaliou a sua prática alfabetizadora. Inclusive lançamos uma questão para direcionar a atividade: de que forma o conhecimento teórico pode ajudar a ressignificar a sua prática? Todos os cursistas presentes participaram dessa atividade que foi concluída em forma de seminário. Ao final recolhemos as sínteses reflexivas para nossa avaliação. Para finalizar, nesses primeiros encontros, observamos que a metodologia de trabalho proposta pelo Pró-Letramento é inovadora no sentido de promover a articulação entre a teoria e a ação pedagógica do professor e, isso, sem dúvida, permite a integração e a participação crítica dos cursistas.
A seguir fotos dos encontros: