terça-feira, setembro 06, 2011

Matemática – Sequência didática para a 8ª série do ensino fundamental por Rodrigo Luís dos Santos

Escola Básica Professora Adriana Weingartner
Professor: Rodrigo Luís dos Santos
Área: Matemática

Tema: Resolução de problemas voltados para Geometria

Introdução
O tema resolução de problemas voltado para a Geometria foi escolhido pelo professor, por possibilitar aos educandos o desenvolvimento de sua habilidade de criação com resultados significativos; diferentemente dos exercícios que envolvem apenas a aplicação de conceitos teóricos. Além de permitir que os alunos desenvolvam diversas habilidades, como interpretação, observação, raciocínio lógico, dentre outras. O ensino de Matemática torna-se muito mais interessante à medida que se utiliza de problemas com situações do cotidiano, valorizando não apenas as aplicações teóricas mais também o pensamento lógico. As questões- problema propostas nesta seqüência didática foram retirados de livros pertinentes ao tema, apostilas e provas anteriores da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Objetivos
- Reconhecer por meio de situações- problema, os conceitos de área e figuras planas;
- Realizar cálculos de área e perímetro de figuras planas.

Série: 8ª do ensino fundamental.
Conteúdos: Área e perímetros de figuras planas.
Tempo estimado: Duas aulas de 45 minutos.
Material de apoio: Folhas impressas com os problemas que serão resolvidos pelos alunos.

Desenvolvimento:
· A turma será dividida em 5 grupos de 5 alunos.
· Cada grupo receberá uma folha com cinco questões que deverão ser respondidas por todos;
· O professor sorteará uma questão para cada grupo que deverá escolher um representante para apresentar a resolução para os demais.
· Na apresentação, tanto o professor quanto os demais participantes poderão sugerir novas possibilidades de resolução para os problemas.

Avaliação: Envolvimento e participação em todas as atividades propostas; Cumprimento das tarefas indicadas.

Referências: Provas da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) dos anos 2009 e 2010.


RESULTADOS

Avaliação feita pelos alunos


“As atividades usadas pelo professor Rodrigo, foram boas e bem planejadas, eu diria até estimulante; gerando espaço para perguntas, opiniões e diferentes pontos de vista. O professor Rodrigo, mesmo um tanto inibido ajudou os alunos e se “soltou” com o tempo. A professora Karina, no começo, apenas observou, “rodou” pela sala e logo em seguida “colocou a mão na massa”, preparando uma 3º opinião e ajudando a solucionar as dúvidas”. (W. R.)
“Ter a presença da professora Karina, numa atividade em grupo, fez com que nos interessarmos mais, pois queríamos causar uma boa impressão. Na minha opinião deveríamos fazer isso mais vezes, pois nos estimula a querer aprender coisas novas e mostrar que somos capazes que mostrar o que nos é pedido”. (M. S. S)

Avaliação feita pelo professor Rodrigo Luís

“Avalio como positiva a atividade realizada. Os objetivos foram cumpridos e tudo saiu de acordo com o planejado. Concordo com a professora Karina quando esta destaca a dificuldade de argumentação apresentada pelos alunos. Na maioria dos casos eles conseguem resolver os problemas, mas não sabem explicar como chegaram a tal resultado. Outra dificuldade demonstrada está na interpretação de textos. Tal limitação foi percebida também por colegas de outras disciplinas e discutida em reuniões pedagógicas. No caso específico da metodologia de resolução de problemas é preciso desenvolver a habilidade de interpretação e argumentação; objetivo que tem sido buscado de modo interdisciplinar em nossa Escola. A distribuição dos alunos em grupo fomentou o trabalho em equipe e possibilitou a participação efetiva de todos. A presença da professora Karina não causou qualquer estranhamento e a sua integração com a turma foi perfeita.”


Anexo: Lista de problemas - http://www.megaupload.com/?d=U90CI676